ERP: os desafios do planejamento de recursos empresariais

ERP: os desafios do planejamento de recursos empresariais

Como implementar automação de testes de software

Sistema de planejamento de recursos empresariais, ou simplesmente ERP (Enterprise resource planning), é um sistema usado em empresas de diversos portes cujo intuito é integrar um conjunto de aplicações para coletar, gerenciar e interpretar dados das mais diversas atividades empresariais.

Gestão de recursos humanos, planejamento de compras, vendas e gestão de inventário, planejamento da produção, gestão financeira, gestão do relacionamento com o cliente, entre muitas outras áreas.

O conhecido CRM (Customer relationship management), são os módulos que compõem um sistema ERP. E neste artigo, falaremos dos 5 principais desafios encontrados para a elaboração de um sistema ERP.

Os desafios para a criação de um ERP

  • Conhecimento das regras de negócio

Um sistema ERP conta com diversas funcionalidades por exemplo: planejamento, controle de produção e estratégias empresariais.

Logo, para que este sistema atue com qualidade em cada um desses pontos, torna-se necessário uma expertise específica.

O seu negócio tem uma equipe preparada e que conhece as regras de negócio para o seu ERP a ser desenvolvido seja eficiente?

  • Complexidade

Um sistema ERP, como dito anteriormente, é amplo e abrange as mais diversas áreas da empresa. Desta forma, sua complexidade aumenta a cada nova atividade desenvolvida.

Por isso é essencial que a sua empresa tenha um time especialista para desenvolver o ERP, seja esse time interno ou terceirizado.

  • Idiomas

Para esse tipo de sistema é necessário o desenvolvimento ao menos na língua inglesa,  visto que uma empresa pode ter filiais em outros países e o inglês é o idioma mais usado no ambiente internacional das fábricas de software.

Então, além de contar com um time de especialistas, é imprescindível ter a garantia que todos os envolvidos no desenvolvimento do ERP tenham o conhecimento necessário.

  • Diversidade de área de atuação

Além de complexo, um sistema ERP necessita de experiência em diversas áreas do conhecimento.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Dentro do próprio projeto, o trabalho é multifacetado e conta com o apoio de desenvolvedores, testadores, infraestrutura, design, engenharia de software e gestão de projetos.

A sua empresa está preparada para essa grande diversidade de profissionais para desenvolver o seu ERP? Um caminho a ser seguido é contar com a ajuda de uma consultoria.

  • Qualificação de time de desenvolvimento

Um projeto de alta complexidade como um sistema enterprise, necessita de recursos humanos poderosos em seu núcleo de desenvolvedores e testadores.

Afinal, como já mencionado anteriormente, é preciso contar com um time de especialistas, para garantir que o seu sistema ERP tenha todas as funcionalidades rodando perfeitamente.

Como a Monitora pode ajudar o seu ERP

A Monitora é uma empresa de outsourcing de software, totalmente brasileira, mas com experiência internacional.

Com a Monitora, você conta com consultores especializados em cada área para o desenvolvimento de cada atividade. Assim você tem a garantia de que seu ERP será desenvolvido de acordo com as regras do seu negócio.

E por contar com equipes maduras, desde o planejamento, passando pelo desenvolvimento, testes de qualidade e design, a equipe que acompanhar toda a criação do seu ERP, de ponta a ponta.

Como a Monitora conta com o programa Monitora University, sendo que uma das linhas de aprendizado e capacitação é o curso de inglês in company, nossos colaboradores estão preparados para atender todo o seu projeto ERP e desenvolvê-lo em inglês, afinal, também temos experiência com empresas estrangeiras.

A Monitora tem um plano de treinamento nas mais diversas áreas, assim, nossos profissionais estão sempre qualificados para atuar nas áreas que forem necessárias.

A Monitora oferece aos seus colaboradores diversos cursos e workshops dentro do seu programa de treinamento da universidade corporativa, além da troca positiva, networking e conhecimento transversal oferecidos no desenvolvimento de um software ERP.

Para saber mais sobre como a Monitora pode desenvolver o seu sistema ERP, conheça a nossa página e fale com nossos especialistas.

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista