5 motivos para participar de comunidades open source

5 motivos para participar de comunidades open source

Como implementar automação de testes de software

Opensanca é uma comunidade da região de São Carlos, no interior de São Paulo, que promove o desenvolvimento open source. Open source é um movimento que se assimila aos ideais filosóficos do Software Livre, como distribuição livre, acesso ao código-fonte e permissão para criação de trabalhos derivados, contudo é menos restrito e aceito no mercado.

Essas comunidades promovem eventos de meet-up, para conhecimento dos próprios integrantes, assim como eventos de desenvolvimento e palestras sobre novas tecnologias. Em parceria com o Opensanca, apoiamos dois workshops, sendo um de Django, um framework web em Python, ministrado pelo Luiz Menezes, e Node.js, uma tecnologia para interpretação de JavaScript em server side, ministrado pelo Thiago Poiani.

23

A Monitora aproximou-se do Opensanca, apoiando a realização de eventos, devido aos benefícios que as comunidades open source trazem ao mercado regional.

Confira alguns benefícios dessa parceira para as atividades open source:

1- Conhecimento das atividades computacionais da região

Dentre os integrantes dessas comunidades, encontramos profissionais liberais, desenvolvedores de empresas do Brasil, analistas do exterior e parte da comunidade acadêmica, cada um com sua especialidade. Com essa abrangência, é possível determinar quais são as empresas na região e quais são as principais tecnologias que elas usam.

2- Networking com profissionais altamente capacitados

Como dito anteriormente, as comunidades open source acolhem uma grande quantidade de profissionais excelentes. O contato com esses profissionais facilita a absorção de novas tecnologias e até mesmo possibilita a contratação de novos colaboradores.

3- Abertura ao uso de tecnologias inovadoras

Cada membro de uma comunidade open source possui um conhecimento específico de tecnologia, sendo praticamente um evangelista nela. Caso uma empresa precise iniciar um projeto que use de tecnologias mais recentes, é muito provável que a comunidade possua um membro que já tenha interesse e conhecimento nela.

4- Melhores práticas de desenvolvimento de software

Participando dessa comunidade, a distância entre empresas e integrantes é diminuída, o que agrega conhecimento sobre novos modelos de desenvolvimento de software, tanto para a comunidade open source quanto para o mercado regional. A troca de experiência permite que os dois cresçam em parceria.

5- Atrair a atenção de outras empresas e novos colaboradores

Disponibilizar recursos para essas comunidades faz com que patrocinadores sejam destacados de outras empresas da região, podendo ser um alvo de admiração entre os novos estudantes.

Sobre a comunidade open source, Opensanca

É um grupo de meetup de São Carlos com foco em opensource, que oferece vários workshops gratuitos aos finais de semana e palestras durante a semana.

O Opensanca já abordou alguns workshops envolvendo Node, Django, Python, Angular, Meteor, TDD entre outros e palestras sobre Agile, Docker, Sistemas Distribuídos.

Caso queiram comparecer um dia e saber mais sobre tecnologias abertas, fazer networking ou achar alguma vaga interessante para seu perfil, essa é a proposta do Meetup! O Opensanca ocorre tanto em São Carlos como em Araraquara e caso tenha interesse em participar, fica o convite!

Para participar dos workshops, basta se inscrever no nosso Meetup.

Caso queira ver mais informações diárias sobre Artigos, Vagas (Carreira) entre outros, temos um grupo aqui no Facebook > https://www.facebook.com/groups/398166953717267/

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista