5 dúvidas mais comuns nos times Scrum

5 dúvidas mais comuns nos times Scrum

Como implementar automação de testes de software

Ao conversar com profissionais de desenvolvimento de software e de times Scrum, tanto em sala de aula, quanto nos momentos de consultoria ou até nos momentos de cafezinho ou mesas de bar, é comum a discussão sobre o mundo agilista e suas práticas.

Durante essas discussões é comum observar várias dúvidas que são colocadas por esses profissionais e várias explicações sobre elas.

Então, escrevemos esse artigo enfatizando as 5 dúvidas mais comum sobre o time de Scrum durante as discussões e explicando cada um deles.

Confira a seguir as 5 dúvidas mais comum sobre o time Scrum:

1 – O time que utiliza Scrum é auto gerenciável?

Acredito que esta é a dúvida mais comum que ouço sobre o SCRUM.

Na verdade, segundo o Scrum Guide da Scrum.ORG, os times scrum não são auto gerenciados e sim auto organizados. Veja abaixo o que está escrito no Scrum Guide da Scrum ORG:

“O time scrum é composto pelo product owner, o time de desenvolvimento e o scrum master. Times scrum são auto-organizáveis e multifuncionais”

Mas o que quer dizer “auto-organizável”?

Quer dizer que o time SCRUM tem liberdade para decidir como resolver um determinado problema que está sob sua responsabilidade. Por exemplo, o time de desenvolvimento tem a liberdade para se organizar e decidir como transformarão o backlog da sprint em um incremento. Podemos dizer também que são “auto-dirigidos”, ou seja, tem a liberdade de decidir a forma de agir e podem tomar suas decisões locais, aumentando assim o empowerment.

Ken Schwaber e Jeff Sutherland escreveram em seu livro “Software in 30 days: How Agile Managers Bead the Odds, Delight theirs Customers, And Leave Competitors in the Dust”:

“The team itself decides hot to meet management´s demanding goals …. Self-organization is evident when the team exhibits three conditions: autonomy, self-transcendence, and cross-fertilization. Autonomy is there because management is limited to provide guidance, money and support …. In a way, management acts like a venture capitalist; they open their purses and kept their mouths shut…”

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Ou seja, auto organização não é auto gerenciamento. Auto organização é quando o time decide COMO se organizar para entregar os desafios que são colocados a ele e isto não quer dizer auto gerenciamento. Isto por que o time não se gerencia, eles não podem dar a si mesmo um aumento, dar a si mesmo um bônus, estabelecer quais são as metas a serem atingidas  e determinar/prover aspectos financeiros para a manutenção do time.

2 – O Scrum Master é um gerente?

As pessoas confundem muito quando falam que o Scrum Master não é um gerente. Acredito que é porque ao ouvir a palavra “gerente” logo vem à cabeça o “gerente de projetos”. De fato, o Scrum Master não tem em seu papel as atribuições de um gerente de projetos, contudo, dentro da estrutura organizacional da empresa na qual o time scrum está inserido, é importante que o gerente de projetos tenha uma posição de gerente, pois desta forma ele terá poder suficiente para conseguir defender e ajudar o time a entregar um bom incremento ao final de cada Sprint.

Imaginem se o Scrum Master fosse um estagiário dentro da empresa e o Product Owner fosse um diretor dentro da empresa e fosse identificado que o PO não está entregando um bom product backlog para as sprints plannings. Qual é a chance do estagiário conseguir convencer o PO sobre a importância de se ter um bom product backlog e treiná-lo para isto? Dentro de algumas empresas que trabalhei o estagiário conseguir apenas falar com o diretor já seria algo muito complicado, imaginem o estagiário treinar um diretor.

Por isso dizemos que é importante sim que o Scrum Master tenha a posição de gerente dentro da estrutura hierárquica da empresa.

3 – Daily meeting deve ser feita em pé?

Na verdade, o Scrum é um framework ágil que determina cinco eventos: Sprint, Sprint Planning, Sprint Daily, Sprint Retrospective e Sprint Review.

Na Sprint Daily o Scrum Guide diz que ela deve ser um timebox de 15 minutos e deve ser feita sempre no mesmo lugar, com as mesmas pessoas e no mesmo horário, mas não diz nada relacionado a realizar a reunião com os participantes de pé.

Por outro lado, não há nada que diga o contrário, ou seja, se esta é uma técnica que o Scrum Master encontrou junto com o Time de Desenvolvimento de fazer com que as reuniões consigam durar os 15 minutos previstos então ela pode (e deve) ser utilizada sem problemas, uma vez que não fere os princípios Scrum de transparência, inspeção e adaptação.

4 – O Scrum Master precisa participar do Daily Scrum e dirigir esta reunião?

Como discutimos no item 1, o time é auto organizado e decide como, quando, onde e de que forma a Daily Scrum deve acontecer. Uma vez que esta é uma reunião não de status mas sim de inspect/adpat na qual o principal objetivo é que o time de desenvolvimento scrum se sincronize e crie um plano para as próximas 24 horas.

Portanto, como é uma reunião do time de desenvolvimento scrum, o Scrum Master não deve necessariamente estar lá.

5 – Se o time estiver atrasado na Sprint o Scrum Master deve intervir imediatamente?

O Scrum Master não é o “porco” da Sprint, por isso, ele não deve intervir imediatamente. Contudo, ao perceber que as estimativas estão ficando sempre muito longe da realidade, é função do Scrum Master entender como o time está fazendo as estimativas e treiná-los para que as estimativas fiquem cada vez melhores.

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista