6-razoes-para-voce-adotar-um-erp-em-sua-empresa.jpeg

6 razões para você adotar um ERP em sua empresa!

Diariamente, um negócio conta com diferentes processos ocorrendo simultaneamente nos mais diversos setores. O uso de ERP na empresa, o chamado sistema de planejamento de recursos empresariais, torna possível melhorar a gestão, pois contém aplicações que coletam, gerenciam e interpretam os dados para a tomada de decisões.

Esses softwares são capazes de unificar os dados coletados e fornecer a visão geral dos processos dentro do empreendimento, auxiliando a melhora da performance dos setores como um todo.

Pensa em adotar um sistema desses na sua empresa e quer conhecer algumas vantagens em utilizá-lo? Neste artigo abordaremos 6 razões para implementar um ERP!

1. Padronização dos processos

Adotar um sistema de planejamento de recursos empresariais permite que todos os departamentos da empresa sejam padronizados, facilitando a visualização da situação geral do negócio e, consequentemente, tornando a gestão mais eficiente.

2. Automatização de controles

Existem muitos processos a serem controlados em um empreendimento, sejam administrativos, financeiros, de marketing, operacionais, TI entre tantos outros. O controle manual dos processos aumenta a possibilidade de erros e complica a interação entre as diferentes áreas.

Contar com o controle automático das atividades aumenta a confiança dos dados, a agilidade da aquisição das informações e a possibilidade de utilizá-las em outros setores em que sejam relevantes.

3. Integração entre áreas

Apesar de diferentes, normalmente as áreas de uma empresa costumam completar-se e precisam estar integradas para que as atividades do negócio sejam realizadas da maneira mais otimizada possível.

Ao automatizar os controles, a empresa consegue levantar todas as variáveis relevantes e realizar o cruzamento de dados, selecionando aqueles que são mais interessantes para a melhoria da performance em cada setor.

Imagine que um software para indicar um produto para os clientes a partir de compras passadas e interesses foi desenvolvido pela equipe de TI. Entender se as taxas de conversão foram aumentadas e se o objetivo foi alcançado é importante para saber se é preciso aprimorar os processos e como fazê-lo.

4. Atualização em tempo real

Implementar um sistema ERP possibilita o acesso das informações em tempo real, graças à automação do controle. A viabilidade de observar qualquer alteração imediatamente auxilia a tomada de decisões e o desenvolvimento de estratégias para contornar situações não desejadas de forma mais precisa.

5. Informação acessível

Com todas as informações unificadas em um único sistema, a informação desejada pode ser obtida mais facilmente, contribuindo para a otimização das atividades internas.

O ERP funciona com um banco de dados, com informações que podem ser lidas em paralelo sem que isso prejudique a acessibilidade.

O acesso simultâneo e a centralização dos dados garante à empresa otimização do tempo e maior produtividade.

6. Redução de erros

Um ERP reduz a possibilidade de erros ao identificar pontos vulneráveis a partir de informações precisas dos vários setores que constituem a empresa. Ao entender as fraquezas e conseguir visualizar a situação como um todo, o gestor pode tomar a melhor decisão e elaborar processos que contribuam para o bom desempenho.

O uso de ERP na empresa torna possível coletar todos os dados, cruzá-los e integrar os setores com as informações importantes obtidas. Dessa forma, não é necessário utilizar vários sistemas que poderiam entregar informação redundante e dificultar o processo de gestão.

Conhecer as razões para implementar um sistema ERP na sua empresa ajudou na sua decisão? Assine nossa newsletter e não perca nossas atualizações!

Avalie este post!

Comentários

comentários

Juliano da Monitora
Produtor de Conteúdo na Monitora