Os principais desafios de TI na participação de projetos internacionais

Os principais desafios de TI na participação de projetos internacionais

Como implementar automação de testes de software

Fazer parte de projetos internacionais é um grande desafio. Se em um projeto com pessoas falando o mesmo idioma às vezes não é tão fácil, em um grupo com barreiras linguísticas os obstáculos podem ser ainda maiores.

Desafios de comunicação, personalidade de cada um e domínio total de uma mesma língua, fazem parte do cenário de projetos internacionais. Por isso, o objetivo desse artigo é apresentar os 5 maiores desafios encontrados pelos profissionais de TI em projetos de outros países.

Os 4 desafios encontrados em projetos internacionais

Idioma

O primeiro e maior desafio claramente é a barreira do idioma, pois a maior dificuldade encontrada ao se trabalhar com equipes de outros países é não compreender o que os outros estão falando. Atualmente, a língua mais utilizada para a comunicação entre equipes é o inglês, contudo os diferentes sotaques, as gírias, os erros de ortografia, fazem com que a comunicação seja mais complicada do que se imagina.

A necessidade de fazer com que os profissionais de TI saibam se comunicar cada vez mais em inglês, fez com que a Monitora implantasse o English Day. Uma medida que tem como objetivo ajudar os colaboradores a quebrar a barreira de comunicação em inglês com os clientes.

Além disso, é fornecida aulas gratuitas dentro da Monitora University para trabalhar o idioma.

Diferença cultural

Seja pessoalmente ou remotamente, trabalhar com pessoas é um desafio. Diferentes personalidades e pontos de vista podem afetar e causar problemas no andamento de um projeto tanto nacional quanto internacional. É possível encontrar diferentes tipos de comportamentos entre diferentes culturas, tais como: cordialidade (ou a falta dela!), crenças, princípios e costumes.

Para algumas culturas é normal atrasar um pouquinho o horário das reuniões ou no prazo de entrega de um trabalho, enquanto para outras, tal comportamento é inaceitável e é visto como uma grande falta de respeito e educação.

Porém fique atento: estereotipar jamais! Não julgue o livro pela capa e esteja aberto às pessoas diferentes de você, pois pode aprender muito convivendo com pessoas de outras origens.

Fuso horário

A questão da diferença de horários entre países é outro impasse que afeta o rendimento e a harmonia de um time internacional. Por exemplo, imagine como pode ser difícil agendar uma série de reuniões remotas para equipes do Brasil, juntamente com equipes da costa oeste dos EUA (5 cinco horas a menos que nós) e do Paquistão (8 horas a mais).

Como nos outros casos, é imprescindível que haja um consenso, ou seja, às vezes você terá que “madrugar” para participar de uma reunião, almoçar em horários foras do normal e às vezes precisará ficar até mais tarde no escritório resolvendo problemas. A melhor forma de agradar a todos será fazer um rodízio entre os diversos participantes.

Viagens

Viagens a trabalho, seja para visitar o cliente, para reuniões ou conferências, são comuns quando se trabalha com projetos internacionais. Como o próprio nome já diz, a viagem é a trabalho, portanto esteja ciente de quem nem sempre será possível dar aquela “escapadinha” para passear.

Fatores como desgaste físico após longas horas de viagem, adaptação ao clima e alimentação do local irão afetar seu desempenho durante os dias, semanas ou meses que passará fora. Pesquisar antes sobre a cultura do país que irá visitar é sempre essencial!

Agora conheça as vantagens de atuar em projetos internacionais:

  • Rápido crescimento profissional: a troca de experiências, técnicas e conhecimentos é bem interessante e traz benefícios como melhorar a criatividade e facilidade para solucionar problemas.
  • Crescimento pessoal: o contato com pessoas de equipes de outros países faz com que a pessoa conheça diferentes personalidades e costumes, fazendo com que tenha cada vez mais “jogo de cintura” para lidar com diversos tipos de pessoas.
  • Experiência: quando alguém participa de um projeto internacional, acaba por ter uma vivência com outras culturas tanto no ambiente de negócios quanto no ambiente social.
  • Valorização do currículo: cada vez mais as empresas buscam colaboradores que possuam experiência com projetos internacionais.
  • Melhor habilidade de comunicação: ao lidar com a barreira linguística, a pessoa aperfeiçoa a capacidade de expressão e facilidade de adaptar às mudanças.

A Monitora tem proporcionado a oportunidade de vivenciar projetos internacionais e multiculturais por meio de subsídios de estudo e treinamentos na Monitora University.+

Conheça mais sobre as oportunidades de trabalho na Monitora em nossa página de vagas.

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista