parcerias para desenvolvimento de software

Aprenda a fazer parcerias para desenvolvimento de software

A sua equipe interna está muito atarefada, mas você não pode ter a largura de banda para desenvolver o software personalizado que sua empresa precisa para ser competitiva. Os prazos apertados ou perdidos e os recursos internos sobrecarregados são sinais cruciais de que você precisa trabalhar com parcerias para desenvolvimento de software.

A empresa de desenvolvimento de software se integra rapidamente e funciona de forma eficiente com sua equipe sem interromper suas operações do dia a dia. Ela é capaz de coletar informações em seu nome, comunicar sua visão ao time e gerenciar todo o processo de desenvolvimento para que sua equipe interna possa se concentrar em outras áreas críticas do seu negócio.

Se você optar por se associar a parcerias para desenvolvimento de software, você precisará da orientação certa para garantir o sucesso de seus projetos. Saiba como decidir quando é necessário trabalhar com um parceiro externo e como se juntar com ele para criar um software verdadeiramente inovador.

Compreenda os objetivos do seu projeto

Antes que você e seu parceiro comecem a trabalhar em sua solução de software personalizado, você deve estabelecer os objetivos do projeto, seja para produzir um novo produto, criar um novo serviço ou gerenciar sistemas internos. Seu projeto pode incluir uma série de objetivos que são fundamentais para seu sucesso.

Determinar os objetivos é o papel do seu gerente de projeto. Ele deve entregar um produto que inclua funções e recursos especificados na fase de planejamento de objetivos do projeto.

O sucesso do compartilhamento é essencial para uma relação de trabalho produtiva com sua empresa de desenvolvimento de software. Forneça ao seu parceiro uma lista de critérios que você considere necessários para o sucesso do seu projeto. No entanto, você também deve considerar os critérios de sucesso do seu parceiro. A colaboração é facilitada quando ambas as partes contribuem para o sucesso do outro.

Tenha um projeto de sucesso

Os excelentes produtos de software são o resultado de um projeto bem executado com base em excelentes condições. Os requisitos de alta qualidade resultam de uma comunicação efetiva e colaboração entre desenvolvedores e clientes, ou seja, uma parceria. Muitas vezes, desenvolvimento e clientes tornam-se adversários.

Os gerentes que substituem os requisitos fornecidos pelo usuário para se adequarem a sua própria agenda também podem gerar atrito. Ninguém se beneficia nessas situações. Um esforço colaborativo pode funcionar somente quando todas as partes envolvidas sabem o que precisam para serem bem-sucedidas, quando entendem e respeitam que seus colaboradores precisam ter sucesso.

À medida que as pressões do projeto aumentam, é fácil esquecer que todas as partes interessadas compartilham um objetivo comum: construir um produto de software bem-sucedido que forneça valor comercial e recompensas adequados a todas as partes interessadas.

Elabore um método de produção

A melhoria do processo é necessária para que suas parcerias para desenvolvimento de software se adaptem às necessidades de mudança da sua empresa e se alinhem com o fluxo de trabalho. A metodologia ágil de desenvolvimento de software, baseada na colaboração entre equipes auto-organizadas e multifuncionais, prioriza a melhoria do processo. A qualidade da sua solução de software finalizada é diretamente afetada pelos processos usados ​​durante o desenvolvimento.

Ao melhorar os processos subjacentes, você é capaz de desenvolver um produto de software de qualidade superior. Depois de ter escolhido um parceiro especializado em desenvolvimento de software personalizado, é importante afrouxar seu controle do projeto e permitir que o seu fornecedor faça o que ele faz de melhor.

Lembre-se de ouvir o seu parceiro e desafiá-lo sobre quais processos de desenvolvimento e funções de software são os mais adequados às suas necessidades. Seu primeiro projeto será uma experiência de aprendizado. Portanto, concentre-se em melhorar a comunicação entre equipes. Cada compromisso deve se basear no sucesso do último. Com confiança e colaboração, sua parceria de software produz as soluções inovadoras que sua empresa precisa.

Saiba a lógica do software

Para definir o escopo do seu projeto, primeiro você deve identificar os seguintes componentes do mesmo:

  • objetivos;
  • subfases;
  • tarefas;
  • recursos;
  • despesas;
  • cronograma.

Em seguida, você deve estabelecer as limitações do seu projeto e definir os parâmetros. Especifique quais detalhes serão e quais não serão incluídos em seu projeto para que as principais partes interessadas, a gerência sênior e sua equipe externa, obtenham uma visão clara do que o produto ou serviço acabado deveria ter.

A parte lógica também é de suma importância, pois, dependendo da funcionalidade do software, determinada linguagem de programação será mais adequada do que outras. Por exemplo, um software que tenha entre suas funcionalidades cadastro de pessoas e/ou produtos deve ser implementado com linguagens orientadas a objetos.

Procure um parceiro de desenvolvimento confiável

Reúna informações sobre o possível parceiro: habilidade e conhecimento dos membros da equipe; portfólio trabalhado nas últimas tecnologias em domínio similar ao seu; projetos de gerenciamento de experiência da empresa no nicho/domínio específico; habilidade da empresa em decodificar seus requisitos em solução; eficácia da comunicação; adesão aos prazos e outros.

Procure por parcerias que proporcionem acesso direto a desenvolvedores que possam se comunicar bem com você. Parcerias para desenvolvimento de software com equipes experimentadas em metodologias ágeis ou híbridas são sempre as melhores escolhas. Tenha uma oportunidade casual de conhecer os outros e colecione informações sólidas no decorrer de sua interação, o que pode mostrar claramente sua eficiência em trabalhos anteriores.

Conheça a flexibilidade da empresa para avançar com diferentes ambientes, observando a base de clientes e o histórico de relacionamento com cliente. Verifique os depoimentos e comentários de clientes ou conecte-se com alguns deles por meio de canais de redes sociais para conhecer sua opinião sobre a empresa. Converse com pessoas reais por fóruns, discussões e outros assuntos em linha.

Verifique as mídias sociais para conhecer as opiniões, bem como as experiências diretas ou indiretas da empresa. Em alguns casos, fazer isso deixa você confundido com as respostas esmagadoras de diferentes pessoas. No entanto, levante uma média de prós e contras e decida quais os contras você pode ignorar para melhor avaliar os serviços da empresa que se alinham com seus requisitos.

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Juliano da Monitora
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