Descubra o que uma equipe de automação de testes de software faz!

Como implementar automação de testes de software

A equipe de automação de testes é responsável pela criação e manutenção dos testes automatizados na Monitora. Estes testes são de vital importância para os nossos clientes, pois garantem a confiabilidade, presteza, eficácia e eficiência nos softwares desenvolvidos.

Uma das primeiras equipes criadas na Monitora foi a equipe de Quality Assurance, conhecida como QA. O time atua com uma equipe de ponta, profissionais gabaritados e foco em efetuar a melhor entrega para nossos clientes. A Monitora entende que esta atividade pode ser automatizada para diminuir os custos para o cliente. Portanto, pesquisamos intensamente para encontrar a melhor forma de entregá-la.

Hoje utilizamos ferramentas que nos ajudam na hora de colocar a mão na massa, como o Apache JMeter, Rest-assured, Postman e SoapUI.

Observamos evolução e progresso na automação de testes ao longo do tempo:

gráfico

Utilizamos as seguintes ferramentas na automação de testes:

1

JMeter – Utilizamos o JMeter para testes de carga e stress. Atualmente o usamos apesar em ocasiões pontuais.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

2

SoapUI – Utilizado para validação dos Web Services baseados em SOAP. Esta ferramenta possibilita que criemos testes automatizados integrando serviços, testes de carga, testes de segurança, criação de Mock para simulação de serviços ainda não disponíveis, entre outros recursos.

3

REST-assured – É uma Java DSL (Domain Specific Languages) que foi criada para testar serviços REST. Hoje utilizamos ela junto ao JUnit e conseguimos garantir de maneira eficiente a integração e disponibilidade dos serviços testados na Monitora. Por meio do código, validamos a integração dos Web Services com o banco de dados e também com o Redis.

4

POSTMAN – Uma extensão para o navegador Google Chrome que possibilita a validação de Web Services maneira rápida e eficiente. Apesar de ser uma extensão, o POSTMAN se mostra eficaz nas funções que oferece. Também utilizado em ocasiões pontuais.

Gostou de como trabalhamos na automação de testes aqui na Monitora? Aproveite para compartilhar conosco a sua experiência com automação de testes, comente!

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista