melhor experiência para os clientes

Como a Monitora proporciona a melhor experiência para os clientes

Como implementar automação de testes de software

Para proporcionar uma melhor experiência para os clientes, desenvolvemos o eCrew, aplicativo desenvolvido pela Monitora que possibilita que a tripulação de um vôo acesse e realize várias ações de bordo a partir de apenas um dispositivo Android. Cada membro da tripulação tem uma credencial para acessar o aplicativo e assim usufruir de funcionalidades como:  listagem de vôos, selecionar um vôo e ver detalhes sobre o mesmo, ver a lista de passageiros de um vôo, escanear e adicionar um passageiro, confirmar presença ou ausência, remover passageiros da listagem, enviar e receber mensagens de movimento, enviar mensagens de movimento mesmo sem internet através de SMS.

O eCrew abrange diversas funcionalidades de outros projetos que estão em produção atualmente. A solução proposta é unificar diversas frentes desenvolvidas para Blackberry, incluindo e estendendo suas funcionalidades com toda a qualidade e inovação que a plataforma Android oferece. Além disso, a arquitetura do projeto tem a capacidade de permitir personalização visuais e integração com sistemas externos, assim como aprimoramento das funcionalidades que operam nos dias atuais.

Escaneamento de Passaporte

Outra funcionalidade do eCrew que o diferencia é o escaneamento automático e inteligente de passaporte, a aplicação inclui um scanner OCR (​Optical Character Recognition) ​ que consegue extrair informações básicas como nome e número de passaporte e de documentos com uma ​ ​MRZ ​(Machine­readable zone). Essa funcionalidade foi concebida através de uma parceria com a  empresa russa Smartengines, especialista na área. A junção do OCR e da MRZ é capaz de substituir o GRABBA, utilizada em dispositivos blackberry.

Dessa forma o processo de embarque é otimizado, por exemplo o check in, quando um dispositivo móvel com NFC é aproximado do passaporte já pré-registrado no sistema, os dados são extraídos, permitindo inclusive o escaneamento da foto. Durante o processo de escaneamento a aplicação verifica várias regras para garantir a coerência dos dados e flexibilidade dos serviços. Podendo acessar uma base global de dados e liberando ou não o embarque de determinado passageiro, tornando a viagem mais segura. A aplicação permite também reescanear um passaporte quando necessário e mesmo substituir os dados caso o passageiro tenha trocado de documento.

Várias validações são feitas para que não haja conflito de informações entre os dados disponíveis no servidor e os dados sendo escaneados, não permitindo por exemplo substituir os dados de um passaporte existente pelos dados de outro passaporte pertencente a outra pessoa.

Mensagens de movimento

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Com o foco em proporcionar a melhor experiência ao cliente o app permite o acompanhamento dos eventos do vôo através de mensagens de movimento, permitindo tanto listar as mensagens já existentes quanto criar novas.

A aplicação tentará atualizar sua lista de mensagens de movimento sempre que o usuário acessar a listagem e houver conexão com a internet. Nesta listagem estão disponíveis informações como tipo de mensagem de movimento, data e horário do evento e uma nota caso o criador da mensagem tenha adicionado mais alguma informação.

Para o envio de mensagens de movimento estão incluídas algumas facilidades para garantir o registro dos eventos em todos os momentos do vôo. Quando o usuário cria uma mensagem de movimento, por exemplo avisando que os passageiros começaram a embarcar, a primeira opção é o envio imediato da mensagem através da internet para os servidores. Em caso de indisponibilidade de conexão com a internet a aplicação tentará enviar a mensagem por SMS para ser processada pelos operadores do vôo. E em último caso, não havendo conexão com a internet e nem sinal de rede móvel, a aplicação irá guardar a mensagem por um tempo para que seja enviada caso algum dos métodos se torne disponível.

Trabalhos Futuros

Os módulos Escaneamento de Passaporte e ​Mensagens de Movimento foram desenvolvidos com sucesso, entretanto isso é apenas o começo. Os próximos módulos que ainda estão por vir: Flight Briefing, Feedback Flight, Stocking Account, Catering and Passenger Preferences, entre outros.
​A implementação do ​Flight Briefing trará às mãos do usuário todas as informações relevantes sobre o vôo. Além das informações que já estão disponíveis, como listagem de vôos, passageiros, tripulação e mensagens de movimento. Já o ​Catering disponibilizará uma lista com os itens alimentícios preparados para os passageiros, serviços agendados durante o vôo e nos aeroportos, entre outras informações. O módulo de ​Feedback está relacionado ao retorno dado pela tripulação atribuído aos serviços que envolve o voô tais como qualidade do cardápio, qualidade do vôo, falhas, etc.

Motivação para utilizar Android

O app abrange vários projetos originalmente projetados para operar com BlackBerry. A mudança de tecnologia deve­-se a plataforma ser muito popular com uma base de usuários enorme, assim o passageiro tem o acesso facilitado ao app, a interface do usuário é totalmente personalizável e isso oferece benefícios de produtividade e aplicativos mais amigáveis, licença livre, fonte Royalty livre e aberta e não há taxas de licenciamento, uma plataforma ideal para empresas novas para Mobile.

O Android integra­-se com praticamente qualquer aplicativo ou sistema e descentraliza a execução, podendo ser mais colaborativa, gerando oportunidade e aprendizagem ­ dentro e entre equipes. É uma platafaroma mais rápida, mais fácil e mais flexível do que outras plataformas do mercado.

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista