Veja aqui como o e-learning pode ajudar o seu negócio

Como implementar automação de testes de software

Um grande desafio para uma empresa é passar o conhecimento sobre suas regras de negócio, o uso de tecnologias e ferramentas para os seus novos colaboradores.

A Monitora vem obtendo êxito no tema com o uso de e-learning, uma frente online importante dentro da nossa universidade corporativa, a Monitora University. Portanto, a utilização de uma plataforma pronta, com um ambiente completo, personalizável e intuitivo foi essencial. No caso, a solução adotada foi o eadBox.

Porém, antes da adesão ao e-learning, foram levantadas e discutidas algumas questões, por exemplo: quais seriam as vantagens do uso da plataforma? Como os conteúdos poderiam ser planejados e estruturados de forma a auxiliar e acelerar o aprendizado de novos colaboradores?  Como medir os resultados que seriam obtidos?

Como resposta para as perguntas, algumas vantagens podem ser citadas:

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  • Redução de custos de treinamento

Cada vez que o curso é acessado, o investimento é calculado pela divisão dos custos fixos de produção pelo número de utilizações deste conteúdo.

  • Melhoria na retenção do conhecimento
    • Diversidade de metodologias de ensino (slides, vídeos, webinars)
    • Material disponível online, acessível em qualquer lugar e hora
    • Possibilidade de download do material
  • Aprendizado em ritmo individual
  • Menos interrupções dos membros do time
  • Padronização e consistência

Criação de um processo padronizado, tanto no conteúdo quanto no tempo, bem como uma consistência na entrega destes conteúdos.

Tomada a decisão de usar o e-learning, buscamos estruturar os treinamentos. Basicamente, quatro fases são necessárias: planejar, executar, medir e consolidar.

  1. Planejar constitui a definição da arquitetura, quais serão os cursos, suas segmentações e o formato dos conteúdos.
  2. Na execução são definidos os objetivos de cada curso, como serão os módulos e, em seguida, são produzidas as aulas. Estas são validadas com o líder ou stakeholder, o que resulta em novas melhorias e finalização do conteúdo. Após liberar o material na plataforma online, alunos são cadastrados e os progressos são acompanhados. É importante, ainda, aplicar questionários de feedback, que podem produzir novas melhorias no material e que darão suporte à próxima etapa.
  3. Os resultados são medidos a partir de indicadores:
    1. de engajamento (i.e., o aluno cursou todo o material?);
    2. avaliação de conhecimento;
    3. aproveitamento do curso (i.e., após algumas semanas, como foi o aproveitamento do novo colaborador nas suas atividades?);
    4. de ganhos (e.g., feedback dos líderes).
  4. Por fim, na consolidação, discutem-se os prós e contras dos resultados e indicadores obtidos.

Atualmente, mais da metade de nossos colaboradores já realizou algum treinamento em nossa plataforma online. Em todos os cursos, existem perguntas sobre os conteúdos apresentados para auxiliar na fixação, além de alguns questionários de feedback. Acompanhamos, ainda, os progressos e pontos de dificuldade de cada um. Tudo isso com o intuito de melhorar os materiais e coletar indicadores para medir os resultados, de forma a manter e aumentar a qualidade de nossos serviços e produtos.

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