testes de qualidade

Como realizar testes de qualidade em sistemas de finanças

Como implementar automação de testes de software

Um processo de testes bem definido faz toda a diferença para entregar resultados dentro do prazo do projeto. A fase de testes geralmente é a última nas empresas de tecnologia e algumas vezes possui o desafio de ser bastante otimizado. Parte essencial deste processo é o levantamento dos requisitos. Se eles estiverem bem detalhados, seguindo as melhores práticas, podemos alcançar a tão esperada produção do software com qualidade. Veja como realizar testes de qualidade em sistemas de finanças.

A qualidade está presente em diversas frentes dentro de uma empresa de tecnologia: entregas conforme o esperado, respeitando os prazos, atendendo às necessidades e expectativas, atingindo os requisitos de usabilidade, otimizando processos e evitando erros no processo e tendo um plano de contingência para problemas inesperados.

Para um departamento de testes, a qualidade  vai muito além de apenas evitar que erros ocorram, estando diretamente ligada em garantir que o desenvolvimento vá de encontro às necessidades do cliente, introduzindo métricas para medir o nível de aceite em questões distintas do software.

Manter a qualidade dos software de finanças é primordial para os negócios, sendo um requisito obrigatório, pois envolve o financeiro de uma empresa onde muitas das ações tomadas são baseadas em dados que o software gera.

Dominar as regras do negócio é um item de suma importância para fazer com que o teste seja preciso e eficaz. Soma-se a necessidade de ter o conhecimento do ambiente real em que o usuário vivencia todos os dias, contar com pessoas qualificadas e experientes no time, como temos na Monitora e saber em detalhes todas as tarefas realizadas para assim poder executar os testes no sistema com precisão.

Os requisitos também são partes fundamentais para que os desenhos das regras fiquem claros na construção do software e, por conseguinte, na execução dos casos de testes. Testar um sistema de finanças demanda um cuidado maior por se tratar de transações que irão afetar diretamente o fluxo de caixa de uma empresa. Certificar-se que os valores inseridos no banco de dados estão corretos é algo crucial para o negócio, além de verificações de cálculos em relatórios para garantir o correto resultado exibido que muitas vezes são utilizados para tomadas de decisões importantes no cliente.

Integrar outros sistemas financeiros é algo que deve ser feito corretamente para garantir a saúde do negócio como um todo. O repasse das informações deve ser validado minuciosamente: qualquer validação – mesmo que pequena – deve ser tratada com um alto nível de importância. O retorno dessas informações também deve ser conduzido com cuidado, pois elas muitas vezes serão utilizadas para compor grandes relatórios e exibir todo o fluxo de caixa de uma empresa. Os testes utilizados para validar a integração podem ser efetuados diretamente no sistema ou através dos webservices que irão enviar e receber os dados.

E, finalmente, as pessoas envolvidas no time devem estar em constante sincronismo, com os mesmos objetivos para fazer com que as fases do processo evoluam. É por isso que na Monitora os colaboradores de QA trabalham de mãos dadas com os responsáveis pelo desenvolvimento do software. A troca de conhecimentos é essencial para que todos estejam no mesmo nível de conhecimento. O entrosamento do time dentro do processo irá garantir a eficiência e eficácia das entregas, a comunicação deve ser clara e objetiva para que todos compreendam e trabalhem juntos para o mesmo objetivo. Um ambiente harmonioso e confortável demonstra altos ganhos para a equipe toda, além de proporcionar um maior rendimento das pessoas em seus trabalhos.

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista