como-reduzir-custos-com-a-sua-infraestrutura-de-ti.jpeg

Como reduzir custos com a sua infraestrutura de TI?

Infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) é hoje um item indispensável para empresas de todos os portes. Trata-se de um investimento importante, mas que tem custo alto e, por isso, onera muito a organização. Isso preocupa os gestores pois fica cada vez mais caro garantir uma operação ágil, estável e eficiente.

É importante, portanto, que eles trabalhem para otimizar e reduzir custos com a infraestrutura de TI. Ou seja, eles devem encontrar formas de aumentar a eficiência, a competitividade e a qualidade, enquanto otimizam gastos para manter a saúde financeira da empresa e dar a ela condições de crescer.

A Pesquisa Anual do Uso de TI, feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), aponta que, mesmo em meio à crise, os investimentos em TI têm se mantido estáveis. Isso é a confirmação de que ela é extremamente necessária para que a empresa funcione.

Neste post, vamos falar sobre as formas de reduzir custos com a sua infraestrutura de TI e otimizar investimentos apostando nos recursos certos. Vem com a gente!

Eficiência com os recursos certos

Com a importância que a tecnologia tem nos negócios hoje, fica claro que frear investimentos em infraestrutura de TI não é a melhor opção. É preciso reduzir custos apostando nas medidas certas e na inovação. Confira, a seguir, algumas das opções para fazer isso.

Avalie os sistemas

O primeiro passo é fazer uma análise dos sistemas de TI usados na empresa para avaliar o seu grau de eficiência e utilização — os que demandarem mais recursos e tiverem baixo rendimento, devem ser eliminados. Isso ajuda a reduzir os custos operacionais e a tornar o sistema mais completo, atualizado e integrado.

As demandas da companhia devem ser priorizadas nesse processo. É essencial que haja um estudo prévio e um planejamento para garantir que a migração torne o serviço mais adequado — e isso requer que essa análise seja feita de forma orientada por especialistas.

Invista em computação em nuvem

Uma pesquisa da Sage X3 indica que a cloud computing pode reduzir mais de 25% dos custos das empresas. E isso enquanto aumenta a eficiência: a otimização de processos permite que a companhia se dedique ao negócio e possa aplicar esforços e capital em crescimento.

Por todas as suas características, o investimento em nuvem é claramente mais vantajoso do que montar um data center físico. Além disso, comprar equipamentos é sempre um risco: em um futuro próximo, com os constantes avanços, existem chances de que eles deixem de atender às necessidades da organização.

Opte por soluções ‘como serviço’

Dentro da computação em nuvem, as opções ‘como serviço’ (as a service) eliminam a necessidade de ter uma equipe própria para cuidar da manutenção e da atualização de sistemas. Além disso, não é preciso perder tempo selecionando fornecedores, implementando e testando o sistema — o que pode paralisar os trabalhos.

Automatize os processos

Tarefas repetitivas podem ser automatizadas para economizar tempo e reduzir custos. A automação dos processos aumenta a eficiência, a qualidade e a confiabilidade ao eliminar erros humanos e permitir rastrear os passos executados para diagnosticar falhas com maior precisão.

Faça monitoramento

Usar indicadores é uma estratégia simples e eficaz para avaliar com precisão as rotinas de gestão, bem como identificar gargalos, rastrear vulnerabilidades e eliminar desperdícios que podem contribuir negativamente para o bom funcionamento da infraestrutura de TI da companhia.

O monitoramento ajuda, ainda, a atuar preventivamente para evitar riscos com a segurança da informação. É importante que as soluções automatizem os backups, verifiquem o tráfego de dados, evitem ataques aos sistemas e avaliem o uso dos recursos de infraestrutura.

É importante lembrar que, quanto mais produtiva e inovadora for a equipe, mais fácil será reduzir custos com a infraestrutura de TI e melhorar os resultados da companhia.

O que você achou deste conteúdo? Nós o convidamos para compartilhá-lo em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a ele.

Como reduzir custos com a sua infraestrutura de TI?
Avaliação média.

Comentários

comentários

Juliano da Monitora
Produtor de Conteúdo na Monitora