User Experience

Veja aqui o que você pode aprender com o UX (User Experience)

Como implementar automação de testes de software

User Experience (UX) ou Experiência de Usuário, em português, é um termo que se refere ao nível de satisfação geral dos usuários enquanto usam o seu produto ou sistema.

Donald Norman foi o responsável pela a popularização do termo “User Experience” (UX) no início de 1990, quando era Vice-Presidente do Advanced Technology Group da Apple. Ele foi pioneiro ao escrever e falar efetivamente sobre “design” centrado no usuário. Jakob Nielsen também colaborou com o UX quando escreveu em 1995 as famosas 10 heurísticas de usabilidade, que ainda são usadas hoje em dia.

Apesar de ter se popularizado recentemente, o UX vem sendo estudado há bastante tempo.

O UX estuda como as pessoas se sentem quando usam alguma coisa, como e quais são os sentimentos que elas têm ao utilizar um serviço, produto, marca, etc.

Portanto, a ideia é que UX entenda as percepções das pessoas, ao usarem uma determinada coisa, e com isso, tornar a experiência em algo positivo, grandioso, agradável e que alcance as expectativas dos clientes.

Um bom exemplo do uso de UX pode ser visto neste vídeo : What can we learn from shortcuts?

ux

Foto: Chief of Design

Os designers de User Experience são responsáveis por entender os requisitos do usuário, suas reais necessidades, expectativas e reações. Concentram esforços para proporcionar uma boa experiência, segurança nas ações, sentimentos de realização, e promover uma maior proximidade entre o produto e o usuário. Os resultados são uma maior fidelidade, interações e navegação, melhor comunicação, escolha correta de features e feedback à todas as áreas do projeto.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

A UX não deve ser responsabilidade exclusiva da equipe de design, pois o trabalho de todas as áreas geram impacto na experiência dos usuários, portanto UX é muito mais estratégia do que design.

A área de UX possui intersecções com todas as outras áreas, incluindo Arquitetura da Informação, Design Gráfico, Front-end, Back-end e Conteúdo. Desta forma, a visão de um usuário pode proporcionar um feedback melhor para o resto do time quanto a performance, legibilidade, usabilidade, estética, organização e necessidades.

Aqui na Monitora, nossos profissionais utilizam técnicas de UX para a implementação dos nossos sistemas. Um bom exemplo disto é o MedicalBox (www.medicalbox.com.br), que está sendo implementado por meio do entendimento das necessidades dos especialistas das áreas médicas, através de grupos focais e outras técnicas!

Referências:

Foto destacada: http://beantin.se/

http://www.fatdux.com/pt/what/what-is-ux

http://eshiota.com/blog/2011/04/07/user-experience-desenvolvendo-para-usuarios-e-nao-para-maquinas/

UX – User Experience

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista