Jim Burns: uma história de sucesso como CFO

Tornar-se um profissional bem-sucedido e reconhecido pelo mercado não é algo que acontece da noite para o dia. É preciso se preparar bastante, ter muita dedicação, construir um bom networking, manter uma conduta profissional adequada e buscar aprender e melhorar cada dia mais.

As pessoas que já trilharam boa parte desse caminho servem de inspiração para quem ainda está tentando se destacar em meio a tantos concorrentes. Pensando nisso, vamos contar para você um pouco da história de Jim Burns, que atualmente é Diretor Executivo Financeiro (CFO, do inglês Chief Financial Officer) da Accela, empresa líder no desenvolvimento de soluções que ajudam agências governamentais a se tornarem mais eficientes e transparentes, especialmente no contato com os cidadãos.

Confira no post de hoje como foi a trajetória de Jim Burns até agora e o que ele enfrentou para chegar onde está:

Início promissor

Em 1986, Burns se formou em Contabilidade na Universidade de Santa Clara, na Califórnia, Estados Unidos, localizada na região do Vale do Silício, polo de empresas de alta tecnologia. Pouco depois da sua formatura, ele começou a trabalhar na Hewlett-Packard (HP), empresa que oferece soluções e produtos de TI no mundo todo.

Jim Burns dedicou mais de duas décadas de sua carreira à HP, em que, com sua dedicação profissional, foi subindo um degrau de cada vez. Alguns anos mais tarde, em 1997, ele já assumia uma função importante, a de gerente-geral da cadeia de suprimentos e da divisão de computação móvel. Permaneceu no cargo durante cinco anos, quando, em 2002, passou a comandar a gestão do setor de operações e serviços da companhia.

Em 2005, chegou a outra gerência geral: a de serviços e acessórios de computador, na qual ficou por dois anos. Conheça algumas das conquistas de Burns nesses primeiros anos na HP:

  • aumento anual da receita da área de serviços e acessórios em mais de três vezes;
  • lançamento de uma nova plataforma da HP;
  • redução de mais de 30% nas reclamações de clientes em um ano por meio da análise da raiz dos problemas e da criação de programas de melhoria contínua;
  • diminuição de mais de 50% do tempo do ciclo dos pedidos de venda;
  • lançamento de todos os produtos dos setores de suprimentos e computação sempre antes do tempo previsto em cronograma;
  • formação de alianças estratégicas com fornecedores para garantir sempre os melhores preços e suprimentos.

Evolução profissional

Com muitos resultados positivos, Jim Burns continuou crescendo na HP e, em janeiro de 2007, chegou ao posto de vice-presidente do setor de Relações com Investidores. Ele era responsável pela intermediação entre a empresa e seus acionistas, além dos grandes investidores. Em três anos e oito meses com Burns no cargo, o programa da HP para o setor foi reconhecido como número um pelo Institutional Investor.

Os próximos passos ainda na HP foram os cargos de CFO e COO (Chief Operating Officer), profissional encarregado das operações diárias da empresa, bem como da produção de relatórios para o Chefe Executivo. Jim Burns permaneceu um ano e quatro meses em cada uma das funções e realizou, entre outras, as seguintes atividades:

  • gerenciamento de uma equipe de mais de três mil pessoas, responsável ​​por estratégias, contratos, aquisições, modelo operacional geral etc.;
  • restauração da excelência operacional;
  • criação de um plano de crescimento do lucro em três anos;
  • liderança financeira de uma divisão de negócio com valor de U$ 60 bilhões, a maior no setor de tecnologia.

A nova fase

Após cerca de 20 anos, Jim Burns deixou a HP e passou dez meses oferecendo consultoria na sua área de atuação para a Universidade de Santa Clara, onde havia se formado. Logo depois, assumiu o cargo de vice-presidente executivo e CFO na Silver Spring Networks (SSNI).

A SSNI é uma companhia líder em soluções nos segmentos de cidades inteligentes e “Internet das coisas” (IoT, do inglês Internet of Things), que consiste basicamente em conectar dispositivos eletrônicos do nosso dia a dia à rede mundial de computadores.

De setembro de 2013 a junho de 2016, Jim Burns teve a responsabilidade de supervisionar diversos setores da empresa, como finanças, relações com investidores, iniciativas estratégicas, desenvolvimento corporativo, produção e tecnologia da informação.

Finalmente, em junho de 2016, Burns foi anunciado como o novo CFO da Accela, posto que ocupa até hoje e no qual tem a liderança no controle das finanças da empresa, no relacionamento com investidores e no comando de esforços para o desenvolvimento estratégico do negócio.

Os desafios encontrados pelo caminho

Apesar de hoje ocupar um cargo tão estratégico como o de Diretor Executivo Financeiro, Jim Burns ficou afastado por nove anos dessa função. Esse foi o período no qual ele atuou na HP na gerência geral de diversos setores, como a cadeia de suprimentos, computação, operações, serviços, entre outros.

Para ele, foi desafiador e muito importante obter um amplo nível de conhecimento na área de negócios, bem como uma larga experiência operacional. Esse percurso profissional foi o que deu a Burns uma perspectiva diferente sobre a organização e mostrou como o CFO deve cuidar não apenas dos números, mas também garantir a melhoria contínua do negócio como um todo.

Dicas de ouro para o sucesso

Ao analisar sua carreira, o executivo Jim Burns também destaca a importância de encontrar alguns mentores. Na opinião dele, essas pessoas, além de orientar, devem apresentar ao novo profissional oportunidades de trabalho que ele nunca tenha buscado antes. Burns ainda acredita que o trabalho não se resume ao desempenho nas funções atribuídas a um determinado cargo, mas sim deixá-lo melhor quando sair.

A trajetória desse grande executivo é mesmo uma história de sucesso, não é verdade? E, por isso, um grande exemplo que serve de inspiração para profissionais que têm o desafio diário de gerenciar diversos setores de uma empresa, de otimizar e modernizar processos, de aumentar a eficiência da equipe, entre tantas outras responsabilidades.

Se você gostou do nosso post sobre o caminho de sucesso de Jim Burns como CFO, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e conte também para os seus amigos essa história inspiradora

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista