mobilize-a-expansao-do-seu-negocio-por-meio-da-terceirizacao-de-ti-saiba-como.jpeg

Mobilize a expansão do seu negócio por meio da terceirização de TI. Saiba como!

Uma questão sempre relevante no mercado é saber como aliar terceirização de TI e expansão dos negócios. Essa prática significa deixar as preocupações de alocar recursos para a área de tecnologia nas mãos de uma empresa contratada, que normalmente tem foco nesse ramo.

Existem riscos nessa decisão, assim como em todas as outras no mundo empresarial, então a análise feita não deve deixar brechas para decisões precipitadas. A terceirização de TI pode ser muito bem planejada e executada caso haja um projeto de qualidade por trás disso.

Terceirização para manter o foco no negócio

Diferentemente do que acontecia no passado, quando apenas serviços de manutenção eram terceirizados, departamentos como o de tecnologia também começaram a ter a sua responsabilidade passada para empresas especialistas. Com essa visão, as organizações puderam dedicar parte maior dos seus esforços e da sua receita à atividade-fim do negócio.

Não faltam exemplos de empresas que, após terceirizarem a sua área de TI, aumentaram os seus lucros e expandiram de forma exponencial.

Mercados que vão desde o entretenimento especializado até grandes lojas de varejo tiveram consideráveis aumentos de faturamento a partir do ponto em que decidiram deixar empresas especializadas cuidarem de sua área tecnológica e começaram a investir apenas no seu core.

Mas o que a terceirização pode trazer de maneira prática? Vamos ver algumas das maiores vantagens conquistadas:

Redução de custos

A redução de custos que surge com a terceirização não é enxergada em um primeiro momento. Os custos de contrato, assim como mudanças de estruturação do local de trabalho, são inicialmente uma despesa para a empresa.

Entretanto, quando se visualiza a médio e longo prazo, fica claro como ocorre uma redução de custo aliada à expansão do negócio.

Manter funcionários qualificados para cuidar da TI é custoso para a empresa, ainda mais quando se pensa em todas as obrigações trabalhistas associadas. Quando essa obrigação é repassada para terceiros, há uma ajuda considerável no orçamento institucional.

Foco no core business

Sem se preocupar mais em contratar pessoal para cuidar do funcionamento digital interno, a empresa fica livre para se preocupar com o foco do negócio e traçar metas estratégicas com maior ousadia e precisão.

Ter a capacidade de trabalhar mais no que é ligado à missão e visão da empresa agrega enorme valor ao negócio.

Qualidade do atendimento

Outro ponto em que a diferença é nítida é na qualidade do atendimento prestado. A ampliação das atividades feitas de forma simultânea vem junto do maior cuidado com a auditoria dos processos e da revisão do que está sendo realizado.

Um ponto muito importante a se levar em conta é que tudo deve ser realizado da forma mais transparente possível entre contratante e contratado.

Aumento da produtividade

Como a empresa contratada é especialista no tipo de serviço que exerce, a sua dedicação é total em trazer soluções de forma proativa e mostrar inovação, como o uso de conceitos como Continuous Integration e Continuous Delivery. Isso traz maior disponibilidade e aumento da produtividade nos serviços de tecnologia.

Os riscos e benefícios vão existir na terceirização de TI e expansão do negócio, entretanto empresas e pessoas de sucesso são aquelas que correm esses riscos atuando de forma ponderada.

Enxergando e analisando as vantagens que serão alcançadas ao terceirizar os serviços de TI da empresa, os responsáveis pelo seu crescimento podem atuar com maior eficiência e traçar objetivos e desafios a serem trilhados para o sucesso.

Gostou de saber como a terceirização de TI beneficiará a sua empresa? Então, assine a nossa newsletter para ficar por dentro de tudo sobre esse e muitos outros assuntos do universo da tecnologia.

Avalie este post!

Comentários

comentários

Juliano da Monitora
Produtor de Conteúdo na Monitora