Design Thinking

Descubra o que é Design Thinking e veja aqui como aplicá-lo

Como implementar automação de testes de software
” Design thinking é uma abordagem centrada na pessoa humana
 relacionada à inovação que traz ferramentas do design para integrar
 as necessidades das pessoas , as possibilidades da tecnologia e os
 requisitos para o sucesso do negócio . “
-Tim Brown , presidente e CEO da IDEO (tradução livre)

O Design Thinking é uma forma de abordagem tomada do campo do design e adaptada às empresas e corporações.

A apropriação desse conceito e sua aplicação no mundo dos negócios tem a ver com inovação. A percepção do designer do mundo e pessoas ao redor é o que gestores buscam como forma de expandir horizontes na hora de criar projetos e executar tarefas, chamando essa aproximação de Design Thinking.

O termo foi popularizado por Tim Brown, CEO da Ideo, empresa norte-americana consultora em design. O empresário busca estabelecer a diferença entre ser um designer e pensar como um. Em sua visão, todos deveriam pensar como designers, ainda que não sejam da área, para conquistar um nível de inovação radical nas empresas e na vida.

Misturar profissionais de diferentes formações e áreas de conhecimento enriquece e facilita o Design Thinking, porque as soluções mais inovadoras surgem da diversidade.

design thinking

Ebook O guia definitivo da transformação digital
Fonte tabela: Serrat, 2010 (tradução livre).

Atualmente, o curso mais procurado de Stanford a “universidade oficial” do Vale do Silício (EUA), não é o de ciências da computação. E sim o curso “designing your life” (ou “desenhando sua vida”). Baseadas no conceito de design thinking, uma metodologia que coloca as pessoas no centro da solução de problemas, as aulas são voltadas para planejar o futuro dos alunos e ensiná-los a resolver questões de forma criativa. No trabalho de conclusão os estudantes formulam três caminhos diferentes para sua vida para os cinco anos seguintes.

Na Monitora, entendemos que o conceito de Design Thinking está relacionado aos conceitos da qualidade e da melhoria contínua, aliados a conceitos de inteligência emocional e gestão centrada em pessoas.

 “Aqui na Monitora temos utilizado conceitos relacionados à Design Thinking em várias oportunidades que vão desde a aplicação na melhoria dos nossos processos de construção de software até a aplicação na descoberta de novas ideias e oportunidades de negócios (inclusive, considerando as ideias que os nossos colaboradores possuem de produtos e serviços inovadores) buscando criar um ambiente fértil no qual essas ideais possam ganhar forma e virar produtos e serviços que venham a agregar valor na vida das pessoas!” afirma Marcos Chiodi, Diretor da Monitora.

Nossos colaboradores tem a oportunidade de juntamente com um consultor desenvolver um plano de trabalho para suas ideias seguindo em um processo para torna-las produto. O programa interno “Implemente sua ideia” permite que projetos, mesmo em fase inicial, sejam potencializados e produzam soluções com uma visão inovadora.

Autoria: Meiriane Lima

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista