gestão de processos corporativos

O que fazer para inovar na gestão de processos corporativos?

Como implementar automação de testes de software

Mark Zuckerberg, em uma das suas citações, disse que “as pessoas pensam que a inovação é apenas ter uma boa ideia”. Mas, segundo ele, trata-se de ter muitas ideias e mover-se rapidamente “para tentar coisas diferentes”. O fundador do Facebook não poderia estar mais correto em sua colocação. Afinal, para que a inovação ocorra, de fato, é preciso que haja uma gestão de processos corporativos eficaz. Mas e quando é preciso inovar até mesmo nessas fases de produção?

É isso que ensinaremos no artigo de hoje. Por meio de algumas dicas práticas, você verá como executar processos de forma a torná-los inovadores, eficientes e focados em resultados. Continue a leitura e confira!

Compartilhe os objetivos com a equipe

Um dos maiores erros que uma empresa comete ao estabelecer um objetivo que envolva várias áreas no processo é restringir o conhecimento a poucas pessoas. Isso quer dizer que, se apenas os gestores sabem quais são as metas da companhia, as chances de se encontrar soluções criativas são bem menores.

Por esse motivo, depois que a organização definir quais são seus propósitos, é importante repassá-los aos colaboradores. Quando conhece bem o que precisa fazer, a equipe costuma tornar-se mais motivada, o que, consequentemente, leva a uma maior capacidade de aprendizado e, por conseguinte, à habilidade de inovação.

Trabalhe com a inovação constantemente

A inovação em processos não deve ser algo pontual. Isso quer dizer que a empresa e os gestores precisam trabalhar a disciplina, transformando os processos em algo de valor para a organização.

Essa ação pode ser tomada em diferentes frentes — entre elas, destaca-se a prática de inovação espontânea. Esse processo nada mais é do que a junção de propostas dos colaboradores, que devem ser trazidas à corporação de maneira constante.

Ou seja: no ambiente interno, é introduzida uma rotina em que os trabalhadores possam expressar suas ideias e dar suas sugestões de melhorias. O gestor precisará fazer um acompanhamento de perto, a fim de analisar a solução em um amplo espectro, fazendo com que as boas ideias ligadas aos processos sejam desenvolvidas de maneira eficaz.

Aposte na inovação disruptiva

inovação disruptiva é de grande valia para os processos internos de uma companhia. Para se ter uma ideia do quão importante ela é, o primeiro passo é entender sobre o contexto no qual está inserida.

O termo é atribuído a quando a organização cria uma tecnologia mais barata e eficaz do que as dos concorrentes. A ideia é atingir primeiro o público que não era atendido até dominar todo o mercado.

Quando falamos de processos, esse é um ponto especialmente importante, pois é com a ajuda da inovação disruptiva que a execução de uma tarefa torna-se menos complexa e é otimizada.

O objetivo não é só encontrar novas maneiras de executar o trabalho, mas também aprimorá-lo, para que a empresa atinja um nível de excelência superior. Trata-se de uma forma de dinamizar a produção da companhia e, ao mesmo tempo, estimular os colaboradores a trabalharem de maneira diferente.

Estimule a comunicação entre setores

Um dos melhores caminhos para transformar a gestão de processos em um processo inovador é estimulando a comunicação entre diversos setores da empresa. Como todas as áreas da organização são interligadas de alguma maneira, é necessário manter canais de comunicação eficazes e que estimulem as trocas entre os colaboradores.

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Mesmo que um funcionário não trabalhe na área de marketing, por exemplo, ele poderá oferecer insights que ajudem a otimizar os processos executados por esse setor. Isso ocorre devido à sua experiência em vendas.

O interessante é apostar em um sistema que facilite essas trocas e ajude os colaboradores a visualizar o andamento do trabalho por eles executado.

Invista em um software integrado

O trabalho da gestão de processos inclui a identificação das necessidades da organização, mas também a geração de ideias, a troca, o filtro das melhores, a escolha e, por fim, o desenvolvimento delas. São várias as etapas, como é possível ver.

Isso faz com que as atividades precisem ser organizadas, para que a execução funcione da maneira mais eficaz e assertiva. Sendo assim, é fundamental investir em um software integrado.

Por meio dele, será possível identificar a maneira como as tarefas são realizadas. Além disso, será estabelecido um sistema no qual todos os envolvidos em um projeto tenham uma visão completa sobre o processo.

Aliás, a adoção do software integrado ajudará na identificação de inconformidades, aspectos que podem ser melhoradores e recursos que precisarão ser alocados. Consequentemente, isso estimulará o estabelecimento de novas ideias.

Incentive a busca por conhecimento

O surgimento e a execução de boas ideias dependem de um fator muito importante: o conhecimento. Um colaborador que sempre se atualiza e sabe executar o seu trabalho com eficácia tem muito mais chances de oferecer bons resultados para a organização em termos de ideias.

Por essa razão, é importante que os gestores estimulem sempre a busca por conhecimento. Para tanto, é interessante que a empresa ofereça treinamentos mais alinhados às necessidades dos trabalhadores e, também, da organização.

Além disso, é necessário que, durante esses momentos, equipes multidisciplinares convivam e atuem em conjunto na resolução de cases, desafios e outras tarefas.

Trabalhe com o ciclo de vida da inovação

Após implementar a ideia, é importante que ela seja monitorada e avaliada de perto, para que se torne uma prática constante dentro da organização. Mas, se os resultados esperados dentro dos processos não forem atingidos, é fundamental que novas estratégias sejam entregues, a fim de otimizá-los.

Logo, é necessário que os gestores estabeleçam indicadores que ajudem a identificar padrões, bem como tendências de insights que mais se encaixem nas demandas organizacionais.

Como mostramos lá no início desse artigo, o mais importante não é a inovação, mas sim a maneira como ela é praticada. Ou seja: para que os processos sejam, de fato, reestruturados e envolvam os colaboradores, é crucial tornar as novidades presentes em todos eles. Isso ajuda a empresa a ter mais chances de resultados positivos.

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