por-que-optar-por-outsourcing-de-desenvolvimento-de-software.jpeg

Por que optar por outsourcing de desenvolvimento de software?

As soluções tecnológicas são muito úteis para modernizar os negócios e ajudar na evolução das empresas. Essa possibilidade está cada vez mais acessível, inclusive para as empresas que não possuem grandes equipes de TI ou não contam com funcionários especializados para o tipo de serviço desejado. O outsourcing de desenvolvimento de software é uma opção interessante nesse caso.

Um software que atenda às demandas e necessidades do negócio pode proporcionar benefícios como maior agilidade nos processos da empresa, facilitar o controle deles pelos gestores e otimizar tempo e recursos da organização. Neste artigo, então, você vai entender melhor como funciona o outsourcing e como ele pode beneficiar a sua empresa. Acompanhe!

O que é outsourcing de desenvolvimento de software?

O outsourcing trata-se de uma estratégia utilizada por muitas empresas, que consiste na contratação de mão de obra externa para realizar serviços estratégicos para o negócio, geralmente em áreas que necessitam de especialistas para realizar o serviço da melhor maneira possível.

O desenvolvimento de software é uma atividade que se torna mais viável por meio de outsourcing, já que é um serviço bastante específico e muitas vezes complicado de ser realizado internamente sem afetar a produtividade da equipe de TI.

Como ele funciona?

Uma empresa especializada em outsourcing de desenvolvimento pode oferecer softwares personalizados de acordo com os objetivos e necessidades da empresa contratante. Dessa forma, é possível descobrir e solucionar problemas por meio de aplicações precisas, otimizando o desempenho dos processos e sistemas de organização.

Quais são seus benefícios?

O serviço de outsourcing prestado por empresas especializadas apresenta diversas vantagens para as organizações, principalmente em relação à qualidade dos serviços oferecidos. Veja abaixo alguns dos principais benefícios que ele pode oferecer:

Equipe especializada

Muitas empresas não contam com uma equipe interna de desenvolvedores, pois isso envolve muitos custos de contratação e tempo de capacitação. Um serviço de outsourcing pode poupar tempo para encontrar e selecionar os melhores profissionais, acabando com a necessidade de contratação de novos funcionários.

Com o outsourcing de desenvolvimento de software é possível contar com uma equipe especializada com vasta experiência de mercado e muito conhecimento técnico na área. Assim é possível alcançar uma maior produtividade e qualidade no produto final.

Redução de custos

Contratar profissionais especializados para o desenvolvimento de softwares pode trazer muitos gastos para a empresa, já que há a necessidade de negociação de salários e a geração de encargos trabalhistas. O outsourcing evita essas despesas e também diminui os gastos com a infraestrutura de TI adequada para o desenvolvimento das aplicações.

Optando pelo outsourcing, a empresa já sabe quanto vai custar o serviço e o prazo necessário para finalizá-lo, o que permite uma melhor programação financeira. Outra vantagem é a diminuição da necessidade de retrabalhos devido a erros nos softwares, o que poderia gerar ainda mais gastos para o negócio. Dessa forma, o outsourcing acaba proporcionando um melhor custo-benefício.

Diminuição de riscos

O outsourcing é uma estratégia que diferencia-se da terceirização no modelo que ocorre com a contratação de serviços operacionais. No caso do desenvolvimento de software e demais serviços de TI, ele consiste na criação de uma parceria entre a organização e a empresa desenvolvedora.

Dessa forma, a empresa de outsourcing assume a responsabilidade de cuidar de todos os detalhes do processo de desenvolvimento, o que diminui a ocorrência de problemas e futuros transtornos relacionados ao funcionamento das aplicações desenvolvidas. Com essa parceria, é possível obter suporte e apoio para que a equipe interna possa focar nos assuntos principais da área de atuação do negócio.

Segurança

Muitas empresas evitam o outsourcing por pensar que vão colocar em risco informações estratégicas sobre os processos da empresa ou dificultar o controle das etapas do desenvolvimento pelos gestores internos. Porém, esses problemas podem ser evitados com a colaboração entre o cliente e os prestadores do serviço.

Ao selecionar os melhores fornecedores e fazer uma parceria com uma empresa séria, todo o projeto é desenvolvido após um planejamento bem elaborado e a realização de um contrato bem definido, com a devida documentação de todas as atividades. Além disso, é possível ter acesso a ferramentas para o acompanhamento do desenvolvimento da solução, o que permite um maior controle e avaliação da produção.

Eficiência

Na maioria das vezes, os profissionais do setor de TI interno não podem se dedicar integralmente à criação de softwares. Todos os outros setores da empresa dependem do bom funcionamento dos serviços de TI, exigindo total atenção e suporte da equipe.

Com o outsourcing, os profissionais vão estar focados no desenvolvimento da aplicação durante todo o tempo de trabalho. Dessa forma, o software será criado em menos tempo e com as melhores práticas de programação, obtendo resultados mais precisos, sempre de acordo com as regras de negócio da organização.

Adaptabilidade

O serviço de desenvolvimento de software envolve a implantação e manutenção dos sistemas, ou seja, sempre vai ser possível obter suporte no caso de necessidade de mudanças em função do crescimento da empresa e alterações nos fluxos dos processos.

Além disso, a equipe de desenvolvimento busca a comunicação com os usuários finais dos softwares proporcionando uma melhoria contínua. Assim, sua organização poderá manter os sistemas sempre atualizados de acordo com as regras de negócio à medida que a empresa evolui.

Atualização tecnológica

Uma empresa que presta serviços de outsourcing de desenvolvimento de software deve estar em constante atualização tecnológica, para otimizar a produção e oferecer os melhores resultados para os clientes.

Devido à maior experiência com a área de desenvolvimento, as empresas do ramo já conhecem as melhores tecnologias do mercado atual e estão sempre em busca de novas possibilidades e tendências, investindo em treinamentos e capacitação de seus profissionais. Isso permite desenvolver projetos de alta tecnologia seguindo rigorosos processos de qualidade.

Como você pôde ver, optar pelo outsourcing de desenvolvimento de software pode poupar trabalho interno, facilitar o alcance dos objetivos pretendidos com a implantação dos softwares e auxiliar no processo de melhoria de resultados da empresa por meio da tecnologia.

Você gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então assine a nossa newsletter e fique sempre atualizado sobre o conteúdo do blog. As novidades serão enviadas diretamente em seu e-mail.

Por que optar por outsourcing de desenvolvimento de software?
Avaliação média.

Comentários

comentários

Juliano da Monitora
Produtor de Conteúdo na Monitora