qual-a-importancia-da-integracao-de-setores-na-gestao-empresarial.jpeg

Qual a importância da integração de setores na gestão empresarial?

Cada vez mais as corporações percebem que, quando os setores não se comunicam, os prejuízos começam a aparecer. Pouco diálogo, retrabalho, responsabilização do outro sem assumir a própria parte e falta de cooperação são alguns efeitos de uma política muito departamentalizada nas empresas.

Promover a integração de setores é um investimento desafiador. O retorno vem na forma de engajamento, boas relações de trabalho, inovação e crescimento para o time e a organização como um todo.

Quer conhecer mais sobre essa forma de gestão e saber como implementá-la em seu negócio? Confira nosso post e entenda!

Qual a importância de desenvolver uma gestão empresarial integrada?

A gestão empresarial é um conjunto de processos para administrar a corporação. Ela envolve a atuação das diversas áreas que compõem o empreendimento, para manejar as atividades do negócio, buscando alcançar seus objetivos.

No passado, era comum cada departamento ser visto de forma isolada dos outros. Segundo um modelo cartesiano aplicado às empresas, cada departamento se preocupava apenas com as suas responsabilidades de acordo com uma visão “vertical” e hierarquizada da instituição, deixando de lado um pensamento sistêmico e processual e assumindo uma posição 100% funcional na empresa. Contudo, se os setores não dialogam, eles podem realizar ações contraproducentes, perder sinergia, não agregar valor no processo que atende o cliente final e perder a chance de aprender uns com os outros.

Os profissionais podem ficar resistentes a uma cultura de diálogo entre as várias áreas, pois lidar com pessoas não é uma tarefa simples. Mas são essas diversidades que permitem o enriquecimento do trabalho, a formação de estratégias mais construtivas e propostas mais integradas.

Qual a importância de um objetivo comum na integração de setores da empresa?

Ter um objetivo comum é o primeiro passo para estabelecer a integração de setores. Afinal, se cada área é tão diferente, é preciso que haja algum elemento que unifique as ações dos profissionais.

A meta em comum faz esse papel. Ela possibilita que todos possam caminhar na mesma direção, o que fortalece a sinergia nos times.

A TAM, uma empresa de serviços aéreos — que após a fusão com a chilena LAN originou a LATAM — destaca-se no investimento em intersetorialidade. Em 2015, a revista Exame apresentou a nova sede administrativa construída pela companhia em São Paulo, desenhada em torno de uma estratégia para fortalecer a interação entre os departamentos.

O edifício conta com 11 andares onde quase nenhum funcionário tem mesa fixa. Além disso, os diretores ficam em mesas em meio aberto, sem paredes em torno. Há diversos tipos de salas, como as de vidro transparentes para assuntos sigilosos e as mesas de reunião abertas.

Os profissionais circulam pelo ambiente de acordo com a demanda. O edifício reúne os departamentos de RH, gestão financeira, TI e compras. A mudança na lógica de espaço possibilita que a corporação transforme as interações dos colaboradores, permitindo o diálogo entre as várias áreas do empreendimento.

Que estratégias utilizar para promover uma gestão integrada e cooperativa?

Depois de conhecer os benefícios da integração de departamentos na empresa, é importante saber como colocar essa forma de gestão na prática. Confira nossas dicas a seguir e saiba como implementar essa estratégia de gerenciamento!

Seja cuidadoso na socialização dos profissionais novos

Quando um colaborador entra na empresa, a integração dele à equipe e ao trabalho é muito importante. Esse processo envolve não só a aprendizagem do funcionamento da organização e das atividades, mas também o conhecimento dos novos colegas.

Porém, não basta mostrar apenas aqueles com quem o recém-chegado vai dividir a sala e o trabalho. É importante apresentar toda a organização e, se possível, colocar orientadores de diferentes departamentos para apoiar os novatos.

Dessa forma, desde o ingresso do profissional no empreendimento, você já estimula a comunicação dele com outros setores. Isso incentiva o novo membro a se adaptar e fortalecer a cultura de integração na corporação.

Promova confraternizações

As confraternizações são ótimas para integrar a equipe. São momentos de descontração, em que os membros do time podem se conhecer melhor e conversar sobre temas diferentes do trabalho. O ser humano precisa desses momentos, pois isso proporciona relaxamento, socialização e interações saudáveis.

Com esses encontros, é possível descobrir afinidades e despertar a colaboração. Isso contribui para melhorar as relações e facilitar a interação nos momentos de trabalho. Desenvolver projetos, discutir problemas e procurar soluções fica mais fácil se os colaboradores se conhecem e têm contatos positivos também fora do ambiente corporativo.

Desenvolva processos intersetoriais

É importante manter uma visão sistêmica da empresa na qual a importância é dada em como os processos empresariais conseguem melhor atender o cliente final por meio da interação interdepartamental e integração de setores.

Na Vistajet, uma importante empresa no setor de aviação privada e uma das clientes da Monitora, a integração entre setores, apoiada pela tecnologia da informação, pode ser vista em vários processos que vão desde a venda e reserva de vôos via app no celular, passando pela automação dos processos de tripulação que impactam o cliente final até os processos financeiros, que integrados aos processos de reserva e venda de voo, garantem que a empresa fature da forma correta e integrada com a contabilidade e outros departamentos.

Além dos processos empresariais integrados, o desenvolvimento de projetos envolvendo colaboradores de diferentes setores permite que um trabalho muito construtivo seja desenvolvido realizando também a integração entre setores. Assim, eles vão ter a chance de interagir com pessoas diferentes, o que promove amadurecimento e aprendizagem.

Além disso, profissionais com especialidades variadas têm experiência em áreas distintas. Dessa forma, cada um pode contribuir com um conhecimento diferente. Isso permite o desenvolvimento de um trabalho mais rico e interdisciplinar, que atende às amplas necessidades da organização.

Aposte em ferramentas de comunicação

Quando sua empresa possui recursos de comunicação efetivos, ela consegue transmitir melhor a informação, o que facilita a aproximação e otimiza os processos. Afinal, quando o colaborador é bem informado, ele também é mais engajado e capaz de desenvolver boas estratégias de atuação.

Investir em ferramentas tecnológicas é fundamental para fortalecer o vínculo entre os setores. Pode ser uma rede social corporativa, software ou alguma estratégia para que os trabalhadores de áreas diferentes possam interagir mais uns com os outros.

A automação dos processos por meio de ferramentas de TI também se mostra como uma ótima forma de potencializar a integração entre setores. A Monitora Soluções Tecnológicas desenvolveu um projeto interessante em uma das principais empresas de aviação de carreira chilena (antes brasileira) cuja uma das unidades de negócio no setor de manutenção de aeronaves fica localizada em São Carlos-SP no qual conseguiu otimizar em até 15% o tempo do mecânico de aeronaves (ou seja, agora o mecânico faz o mesmo trabalho gastando 15% de tempo a menos) simplesmente com a inserção de um app que integra um processo que passava por dois setores diferentes da empresa.

Utilize indicadores compostos

Os indicadores de desempenho (também chamados de KPIs, ou key performance indicators) compostos envolvem vários tipos de medições para apontar como andam os resultados da empresa. Se é importante integrar o trabalho, por que não fazer uma avaliação de desempenho multissetorial?

Ao apostar em KPIs que envolvem variáveis de múltiplos departamentos, você consegue construir uma análise mais ampla. Com isso, é possível ter uma visão mais global do empreendimento e trabalhar em uma perspectiva na qual todos se engajam, responsabilizando-se e procurando soluções.

A integração de setores na gestão da corporação é uma excelente estratégia para otimizar o trabalho e promover ações mais positivas. A medida também contribui para melhorar o clima organizacional, engajando as equipes e aumentando o comprometimento de todos.

Para fortalecer o contato e a interação entre os departamentos na companhia, você pode adotar várias estratégias, como construir projetos englobando diversas áreas, investir nos recursos de comunicação, apostar em KPIs compostos e promover confraternizações.

Gostou de entender a importância da integração de setores e aprender como implementá-la na gestão da sua empresa? Aproveite e compartilhe esse post nas redes sociais para ajudar outras pessoas!

Avalie este post!

Comentários

comentários

Marcos Chiodi
Engenheiro de Computação e mestre em engenharia de software pela UFSCar, Chiodi também possui especialização em Administração de Empresas MBA pela USP/Fundace e especialização em EAD pela Uniseb. Além disto também possui diversas certificações nas áreas de gerenciamento de projetos (SCRUM e PMP), TI (ITIL, JAVA) e línguas (ECCP).