servicos-terceirizados-em-ti-saiba-como-escolher-o-seu.jpeg

Serviços terceirizados em TI: saiba como escolher o seu

Por várias décadas, a principal força motriz da terceirização de TI foi a redução de custos. No entanto, o ambiente de negócios altamente competitivo de hoje enfrenta novos desafios, aumentando dramaticamente a expectativa dos serviços terceirizados.

Agora não é mais suficiente proporcionar apenas melhores rentabilidades, operações mais simplificadas e excelência em desempenho. As empresas buscam também por um parceiro estratégico com conhecimentos e experiências relevantes para complementar o negócio, fortalecer os pontos fortes e reduzir ou eliminar suas fraquezas.

Uma forte parceria nesse sentido é de vital importância para alcançar o sucesso empresarial, mas os resultados positivos possíveis com a terceirização  tornam-se inalcançáveis se as empresas não conseguirem encontrar o fornecedor certo.

Escolher uma empresa de outsourcing de TI é uma tarefa desafiadora, especialmente com várias opções de escolha. Contudo, caso considere os fatores que listaremos neste artigo, você poderá tomar uma decisão certeira.

Confira!

Estude as reais necessidades da empresa

Antes de fazer contato com qualquer empresa que ofereça serviços de TI terceirizados, o ideal é que você avalie as necessidades reais do seu negócio. Crie uma lista de serviços que você precisa e outros que podem ser descartados. Assim você saberá quais fornecedores poderão atender melhor às necessidades do seu negócio.

Pesquise os fornecedores de soluções

Agora que você já sabe, com precisão, do que precisa na sua empresa, é hora de pesquisar os fornecedores de TI disponíveis no mercado. É bom lembrar que nem toda empresa de terceirização de TI fornecerá o mesmo pacote de serviços.

Alguns focam mais nos serviços de hospedagem na nuvem e outros no suporte técnico, por exemplo. O ideal é avaliar qual empresa se adapta melhor ao seu negócio, considerando os serviços oferecidos, o suporte técnico e, claro, preços justos.

Busque referências junto aos clientes

Encontrou o parceiro certo? Bem, agora é hora de verificar as referências. Não tenha medo de pesquisar a fundo. Isso será importante para fazer uma escolha certa e estabelecer uma relação de confiança. Para isso, use o Google, visite o site da empresa, leia comentários em blogs e fóruns e solicite aos clientes antigos e atuais uma opinião sincera.

Pesquise também nas redes sociais. Serviços como o LinkedIn são ferramentas inestimáveis para solicitar informações de uma ampla rede sobre potenciais parceiros de negócios.

Ateste as experiências comprovadas

Solicite que a empresa de terceirização de TI lhe dê acesso a alguns “cases” (casos de sucesso). Isso ajudará você a descobrir mais sobre o perfil da empresa, a qualidade e o formato dos serviços oferecidos, os prazos atendidos, etc. Boas referências aliadas a vários casos de sucesso já representa meio caminho andado para uma escolha certa.

Considere as métricas utilizadas

Ao entrar em contato com a empresa de terceirização de TI, aproveite a oportunidade para perguntar sobre as métricas utilizadas. Ou seja, descubra como ela planeja medir o sucesso da parceria com a sua empresa.

Para isso, o fornecedor de TI deve ter metas e objetivos específicos. Uma boa empresa de TI já terá um plano de responsabilidades e estratégias padrões para iniciar a parceria. Essas estratégias devem ir se adequando às necessidades do negócio com o passar do tempo, mas as métricas dirão se a parceria está gerando bons resultados ou não.

Analise os objetivos do fornecedor

Existe uma maneira totalmente nova de avaliar os serviços de terceirização de TI. Na superfície, deve haver sempre um bom equilíbrio entre qualidade e preço que garanta serviços acessíveis e qualitativos.

Mais embaixo, você deve descobrir a prontidão do fornecedor para trabalhar em estreita colaboração com você em seus objetivos comerciais estratégicos. Essa é uma dimensão totalmente nova e indispensável para a terceirização uma dimensão de parceria.

Por isso, é importante analisar se os objetivos do fornecedor se alinham com os da sua empresa. Se isso acontecer, o resultado poderá ser uma parceria duradoura e provedora de muito sucesso para ambos.

Teste amostras de serviços

Muitas empresas de terceirização de TI têm o hábito de oferecer amostras grátis dos seus serviços por tempo determinado, com a finalidade de facilitar o teste por parte dos clientes. Isso ajuda na tomada de decisão final.

Essas amostras são, basicamente, um acesso autorizado por 15, 30 ou 45 dias, por exemplo, à plataforma de serviços. Lá você pode conhecer as ferramentas e recursos da empresa e testá-las, inclusive.

É importante testar os serviços antes para descobrir o nível de qualidade e de capacidade técnica que eles oferecem. Dessa forma, você saberá se o parceiro será capaz de atender às suas expectativas.

Caso o fornecedor que você deseja não disponibilize essa amostra, solicite-a diretamente. É bem possível que ele concederá a você uma autorização para o acesso, mesmo que limitado. Se por algum motivo o fornecedor negar essa possibilidade, desconfie.

Avalie a comunicação

Uma comunicação eficaz e clara é a espinha dorsal de uma parceria de trabalho bem-sucedida. Isso torna essencial a avaliação dos processos e canais de comunicação utilizados pela empresa de terceirização de TI. Além disso, não se esqueça de avaliar as habilidades linguísticas dos profissionais, evitando barreiras na comunicação mais tarde.

Como você pode ver, existem muitos fatores que influenciam na escolha final de uma empresa para gerenciar o seu suporte de TI. É importante manter essas coisas em mente ao revisar diferentes fornecedores.

Não tenha medo de recusar as empresas que não atendem a todos os critérios citados acima. Lembre-se: os serviços de TI terceirizados podem afetar fortemente a eficiência do seu negócio, de modo que escolher o provedor certo é essencial.

Embora as empresas selecionadas sejam inevitavelmente diferentes, dependendo das suas necessidades de terceirização, certifique-se de escolher uma com a qual você possa estabelecer uma parceria forte.

Não procure apenas relacionamentos simples entre fornecedores e clientes. A decisão de terceirizar amplia o potencial de sucesso do negócio. Seu parceiro de terceirização deve funcionar como uma extensão da sua equipe de trabalho e os profissionais devem sentir o mesmo orgulho que você sente ao ver os resultados positivos da empresa.

Por fim, após fechar o acordo de parceria com a empresa de terceirização de TI, exija um contrato SLA (Service Level Agreement), pois ele servirá como base de consulta para garantir que todos os níveis de serviços contratados sejam entregues em conformidade.

Gostou dessas dicas? Assine a nossa Newsletter agora mesmo e receba vários outros artigos como este diretamente na sua caixa de entrada!

Avalie este post!

Comentários

comentários

Juliano da Monitora
Produtor de Conteúdo na Monitora