veja-como-um-software-personalizado-o-ajuda-na-analise-e-demonstracao-de-resultados.jpeg

Veja como um software personalizado o ajuda na análise e demonstração de resultados

Os sistemas prontos hoje ofertados no mercado podem oferecer uma solução genérica que nem sempre vai atender ao que sua empresa busca. Diante disso, um software personalizado pode ser uma ótima alternativa pela busca da eficiência que não pode ser entregue por uma ferramenta comum.

Afinal, um sistema desenvolvido exclusivamente com base nos atributos e demandas de seu negócio poderá apresentar dados personalizados para auxiliar na análise e demonstração dos resultados. Neste artigo, vamos te mostrar por que um software único trará eficiência e confiabilidade para a tomada de decisões diárias ocorridas em sua companhia. Boa leitura!

Como um software personalizado contribui na análise de dados?

Quais são as tendências de consumo de seu cliente? Qual é o seu custo de operação hoje? Qual é a quantidade de novos contatos feitos neste mês? A informação é uma arma importante para traçar estratégias para a empresa e aumentar sua produtividade.

E para chegar a ela, montanhas de dados devem ser analisadas e interpretadas. Veja 5 pontos em que um software personalizado poderá te auxiliar em relação às análises de dados:

Relatórios

A criação de relatórios simples e voltados para o seu negócio só pode ser obtida por meio do desenvolvimento de um sistema próprio. Usar ferramentas prontas não será uma boa alternativa, visto que seus relatórios serão apresentados de forma comum na tentativa de se adequar ao maior número de empresas e nichos de mercado.

Histórico de cliente

Com o uso de uma ferramenta própria, você poderá criar métricas para a gravação e acompanhamento de um histórico de clientes. Essa informação será valiosa para a tomada de decisões acerca do fornecimento de produtos e serviços. Ao obter essa informação, suas ações de marketing digital poderão ser muito mais direcionadas, tendo maior impacto sobre suas vendas.

Uso de Big Data

Com sistemas prontos, você não poderá ter acesso ao banco de dados. Ainda que sua empresa seja a proprietária dos dados inseridos no software, o acesso só poderá ser realizado via sistema. Ao desenvolver um programa personalizado, seu negócio poderá criar um Big Data de uso comum a todos os sistemas que são utilizados por você, aumentando sua produtividade e comunicação entre as áreas da empresa que serão interligadas pelo acesso às informações.

A Nike (empresa americana de produtos esportivos) aumentou suas vendas em 70% desde que começou a inserir dados coletados sobre seus consumidores em Big Data para posterior análise.

Métricas de performance

A partir da criação de um sistema desenvolvido unicamente para a sua empresa, poderão ser inseridas métricas de performance já utilizadas por você. Nesse sentido, os KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores criados para avaliação de resultados. 

No caso de uma ferramenta pronta, seu negócio deverá se adaptar ao que o sistema oferece. Com um software próprio, por outro lado, ele se adaptará às suas demandas. Inclusive, alguns sistemas prontos podem nem mesmo apresentar o controle de indicadores de eficiência.

Monitoramento em tempo real

Estar atento a qualquer mudança em tempo real é um atributo essencial para qualquer tomada de decisão. Mudanças no mercado podem interferir diretamente em seus negócios e estar pronto é a diferença entre lucro e prejuízo. Desenvolver um software que entregue essa análise precisa em tempo real aumentará a eficiência na resposta a qualquer alteração que possa desestabilizar sua empresa.

Como ele ajuda na demonstração de resultados?

Realizar a verificação dos resultados é parte da estratégia de crescimento de qualquer empresa. Afinal, como apurar se todas as metas traçadas estão realmente se concretizando? Quando opta por soluções genéricas, o gestor ficar engessado quanto aos resultados apresentados.

Como dito, um sistema pronto é construído de forma a atender ao máximo possível de categorias de empresas. Dessa maneira, é impossível que uma ferramenta como essa possa responder às suas expectativas ao utilizar um sistema para buscar as demonstrações dos resultados do seu negócio.

Ao contratar uma empresa de outsourcing para desenvolver seu próprio software, todos os seus requisitos serão levantados e considerados na construção do sistema. Seus demonstrativos de resultado apresentarão todas as informações que são demandadas por seu empreendimento e seu acompanhamento será mais eficiente.

Quais são as vantagens de um software personalizado?

Agora que você já verificou como um software personalizado pode lhe auxiliar com a análise de dados e demonstração de resultados, confira 5 aspectos em que sua empresa é beneficiada na escolha de uma plataforma própria.

1. Integração

Uma solução oferecida no mercado pode não atender a todas as áreas de sua empresa. Com o desenvolvimento de um sistema exclusivo, vários módulos que atendam cada área podem ser construídos. Assim, toda a empresa pode se beneficiar do sistema para aumentar sua produtividade.

2. Retrabalho

A adoção de uma solução desenvolvida para a sua empresa diminuirá o retrabalho. Com o uso de métricas próprias, o sistema poderá estar preparado para tratar de erros recorrentes de sua equipe, impedindo que informações inconsistentes sejam inseridas no sistema. Tal tratamento ainda facilitará o trabalho da equipe do financeiro, dificultando perdas com prejuízos decorrentes de erros.

3. Alterações

Outro ponto a ser destacado é que qualquer alteração necessária por mudança no modelo de negócios pode ser realizada facilmente. Essa realidade não ocorre em uma solução pronta, que não estará disponível para qualquer atualização ou adequação ao seu negócio. Optar por desenvolver seu próprio sistema te dará flexibilidade para qualquer evolução ou adição de funcionalidades.

4. Custos

Com todas as integrações possíveis por meio de um sistema personalizado, a redução de custos aparecerá rapidamente. Em especial, essa redução será fruto da eficiência entregue pela ferramenta, permitindo que seu negócio foque o relacionamento com os clientes e a implantação de novas tecnologias para o aumento da competitividade.

A AES Sul (hoje RGE Sul) — empresa de distribuição de energia que atende 118 municípios do RS —apresentou uma redução de custos de 30% em despesas operacionais ao investir em uma solução própria para gestão de suas ordens de serviço. A companhia passou a processar cerca de 10 mil ordens de serviço por mês.

5. Gestão de pessoas

A realização de tarefas simples e repetitivas pode minar a motivação da equipe. Por intermédio da automação de diversas atividades, seus colaboradores terão mais tempo para se dedicar às necessidades da empresa que exigem prioridade. Com maior atenção às tarefas estratégicas de seu negócio, a gestão da empresa ficará mais produtiva e você contará com funcionários mais motivados.

Embora o valor de investimento em uma opção personalizada possa assustar o gestor em um primeiro momento, basta visualizar as vantagens que essa categoria de sistema pode trazer para o empreendimento para termos ideia de que se trata de um ótimo investimento.

O impacto positivo na tomada de decisão ofertada por um software personalizado trará um grande retorno para o seu negócio. Um passo importante para qualquer solução que você tenha escolhido para a sua empresa é a realização de testes.

Gostou deste conteúdo? Temos uma surpresa para você! Baixe o nosso e-book Teste de Software e encontre informações exclusivas para realizar os testes com a sua ferramenta sem a necessidade de um usuário final. 

 

Avalie este post!

Comentários

comentários

Juliano da Monitora
Produtor de Conteúdo na Monitora