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Veja por que utilizar uma estratégia omnichannel em seus canais de venda

Você já ouviu falar sobre a estratégia omnichannel? Em busca de ações eficientes para aumentar as vendas e gerar maior engajamento do público com a marca, esse conceito tem atraído a atenção dos empreendedores e gestores.

Com cada vez mais recursos disponíveis no meio online é muito importante entender como cada estratégia atua e buscar maneiras de integrá-las, sempre pensando na experiência do usuário. Por isso, no post de hoje vamos mostrar as razões de utilizar esse conceito nos seus canais de vendas e o que ele pode trazer de benefícios ao seu negócio.

Confira!

O que é uma estratégia omnichannel?

O ambiente online é um mundo repleto de oportunidades. Antigamente, antes da enorme expansão da internet, as empresas eram limitadas pela atuação em suas regiões. O público-alvo das campanhas de marketing era reduzido e os valores de investimento eram bem superiores aos de hoje.

Com a internet essas barreiras físicas foram quebradas e as empresas passaram a oferecer vários canais de interação com os seus clientes. O site da empresa é um ambiente que reúne conhecimento e a própria loja virtual faz com que o empreendimento possa vender para todo o país.

Os blogs corporativos são bastante utilizados para manter uma boa nutrição dos leads e buscar autoridade para a marca. As redes sociais também são bem utilizadas, de forma a aproximar a empresa do seu público. Existem, ainda, os aplicativos, que oferecem maior interação com os clientes.

Assim, um número muito grande de canais de venda foi criado e um problema inicial era a divergência entre as experiências de compra. Ou seja, em cada canal a marca apresentava uma identidade diferente. Isso confunde muito o público e afeta a sua satisfação, impactando nas vendas.

Para resolver essa questão surgiu a estratégia omnichannel, que se resume na integração dos canais de venda. Um cliente pode transitar entre os diferentes pontos de interação oferecidos e estes sempre manterão a qualidade da experiência vivenciada.

Em uma loja física, por exemplo, o público pode acessar vídeos interativos que demonstram a utilização dos produtos. Em outro exemplo, um item comprado pela internet pode ser retirado na loja física mais próxima do consumidor.

Qual é a sua importância para a experiência do cliente?

A identidade da marca é um ponto extremamente importante para o sucesso do negócio. Afinal, os consumidores não compram somente um produto, eles compram uma experiência.

A satisfação da experiência de compra, portanto, se deve a todo o processo desde as primeiras buscas por informações daquela solução, passando pela consideração das oportunidades, a comparação entre as ofertas e o fechamento do pedido. Toda essa jornada deve ser trabalhada e otimizada.

Cada nova ferramenta apresentada no mercado traz benefícios para as empresas e para os consumidores, desde que todas elas trabalhem em sintonia. Afinal, uma estratégia sozinha não gerará o sucesso esperado.

Então, a importância da estratégia omnichannel é agregar cada vantagem dos canais de vendas, integrando os recursos e melhorando a experiência do cliente com a marca. Vale sempre lembrar: o foco do trabalho está sempre no cliente.

Quais são as vantagens dessa ação?

Para evidenciar o tamanho da importância que a estratégia omnichannel tem para o seu negócio nós vamos listar os principais benefícios dessa ação. Confira:

Maior facilidade na captação de novos clientes

Integrando os canais de interação com a marca, a captação de novos clientes é facilitada. Não importa qual meio seus consumidores utilizam, eles experimentarão a mesma sensação em todos os ambientes. Também vale mencionar que, ao oferecer mais opções, você consegue atrair um público maior.

Aumento considerável na taxa de conversão

As dúvidas dos clientes são melhor esclarecidas se eles podem ter acesso a vários canais de contato. Imagine que um potencial consumidor da sua marca está em dúvida se um determinado produto o satisfará realmente.

Então, no site da empresa ele encontra o link das redes sociais e lá ele busca depoimentos de clientes que já adquiriram o item. Assim ele pode ter mais clareza da compra e isso aumenta bastante a taxa de conversão.

Maior retorno sobre os investimentos

Como dissemos, uma estratégia isolada não consegue apresentar um resultado satisfatório ao negócio. A presença nas redes sociais, por exemplo, por mais que seja interessante, carece de uma integração com o site ou as plataformas não conseguirão converter o tráfego em vendas.

Portanto, ao integrar suas estratégias, os efeitos serão otimizados, trazendo maior retorno sobre os investimentos.

Maior possibilidade de coletar dados

Outro benefício da estratégia omnichannel é a maior possibilidade em coletar dados dos contatos. Um exemplo disso são as telas interativas presentes nas lojas físicas. Ao preencher um simples formulário, aquele contato se torna um lead da empresa, que poderá ser nutrido com conteúdos relevantes e trabalhado para se tornar um cliente.

Aumento significativo da satisfação do cliente

O foco do trabalho omnichannel está em oferecer ao usuário uma melhor experiência. Qualquer que seja a forma de contato de uma pessoa com a empresa, ela deve ter as suas expectativas atingidas e até superadas.

Essa satisfação gera a fidelização do cliente e possibilita ganhos maiores e mais duradouros ao negócio. Lembre-se que um cliente satisfeito pode se transformar em um promotor, atraindo novos consumidores e aumentando o conhecimento da marca.

Como integrar os canais de vendas?

O primeiro passo para aplicar a estratégia omnichannel é integrar os setores da empresa, criar elos de ligação. Se um cliente deseja comprar um produto pelo site e retirar em uma loja física, por exemplo, o estoque de ambos deve ser atualizado e toda a comunicação deve ser feita de forma eficiente.

Aliás, o sistema de gestão é muito importante, pois ele garante que todo o sistema esteja funcionando corretamente. Lembre-se também de que o público deve conseguir tirar as suas dúvidas em qualquer canal de comunicação seja no site, no chat online, nas redes sociais, por e-mail, por telefone ou na loja física.

A estratégia omnichannel deve atuar em todas as etapas da organização. Dessa forma a integração ajudará em todas as tarefas dos envolvidos e o foco do trabalho será a satisfação dos seus clientes.

Observe como são os seus pontos de vendas hoje, pesquise como é a experiência de compra gerada em cada um deles e como você pode integrá-los, oferecendo sempre a mesma qualidade de atendimento. O resultado será muito interessante e todo o seu esforço será refletido em maiores vendas e geração de promotores da marca.

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Juliano da Monitora
Produtor de Conteúdo na Monitora