5g no Brasil

5G no Brasil: saiba tudo sobre a tecnologia que promete revolucionar o país

Como implementar automação de testes de software

Não, o 5G não é só mais um número na frente de uma letra para dar um nome simples e fácil de lembrar para a internet. A nova geração de conexão começa a chegar no Brasil em 2022 e promete quebrar barreiras e revolucionar diversos setores do país. Do agronegócio à educação, passando pelos games, fintechs, saúde e, é claro, as videoconferências – até mesmo as que são realizadas pelo WhatsApp -, ao que tudo indica, com o 5G no Brasil, a internet como a gente conhece nunca mais será a mesma.

Para os cidadãos comuns, os impactos são tantos que, só de nome – assim, 5G -, é difícil entender o tanto de mudança que está por vir. Porém, para as empresas, o momento é ideal para traçar planos, recalcular a rota e repensar as melhores formas de explorar essa tecnologia que ainda é embrionária, mas tão promissora para o futuro.

Entenda, a seguir, como o 5G vai funcionar no Brasil, quais são as diferenças em comparação com as tecnologias que existem atualmente no país e quais revoluções serão possíveis em um futuro nem tão distante assim.

5G no Brasil: o que é e como vai funcionar?

De forma resumida, o 5G é a evolução do 4G: uma nova geração de internet, mais rápida, com melhor potência e maior estabilidade. E não se engane: não é mais uma propaganda de operadora para te fazer trocar de plano.

Em termos práticos, o 5G promete uma conexão até 100 vezes mais rápida que o 4G. Para que você entenda melhor, vamos tomar como exemplo um vídeo em tamanho BlueRay, que tem 25GB. Com o 4G – e considerando uma boa conexão – o download levaria cerca de 36 minutos. Com o 5G, esse tempo é reduzido para 21 segundos.

E os downloads mais rápidos são, de fato, só o começo da revolução. Com maior capacidade e menor latência, o 5G no Brasil promete abrir espaço para carros autônomos que se comunicam com cidades inteligentes, drones que realizam entregas, cirurgias remotas, fábricas com processos cada vez mais precisos e automatizados e muito mais.

Isso porque a grande diferença do 5G para as tecnologias antecessoras são as ondas curtas. Além da capacidade para levar mais dados e de maneira mais eficiente. Com ele, é possível que as informações deixem de ser processadas no chip do smartphone e passem para a nuvem.

Essa nova geração de internet já está em funcionamento em outros países, como China, Estados Unidos e Filipinas. No Brasil, três operadoras (Claro, TIM e Vivo) venceram o leilão realizado pela Anatel e devem começar a se movimentar para implementar o 5G no Brasil. A estimativa é de que demore de 2 a 5 anos para chegar às maiores cidades.

O principal motivo é a necessidade de instalação de um maior número de antenas e fibra ótica, já que uma das características do 5G são as ondas mais curtas.

Vantagens do 5G

  • Mais velocidade

A altíssima velocidade é, sem dúvida, uma das principais vantagens do 5G. No dia a dia, isso deve se refletir em downloads mais rápidos e menor tempo de resposta em sites, por exemplo.

Já para as empresas, mais velocidade é, sem dúvidas, sinônimo de revolução. No setor de saúde, por exemplo, o 5G pode potencializar a telemedicina e viabilizar a realização de cirurgias remotas, que exigem extrema precisão e qualquer segundo faz toda a diferença.

Na educação, o 5G deve fazer o ensino a distância ganhar capilaridade e, ao que tudo indica, as aulas online nunca mais serão as mesmas.

  • Mais estabilidade

Sabe quando você clica em um site e leva um tempo para acessar a página ou o produto desejado? Ou quando você clica em um vídeo dos Stories do Instagram e a bolinha fica rodando, rodando até abrir? Com o 5G no Brasil, isso deve ficar no passado.

A baixa latência – ou tempo de resposta reduzido – é outra vantagem da tecnologia. Para se ter uma ideia, no 4G a taxa de latência varia entre 50 e 80 milisegundos. Já no 5G não deve ultrapassar 10 segundos.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Nas cidades, essa maior estabilidade deve se refletir no início da era dos carros autônomos, que trocam informações entre si e ‘dialogam’ com semáforos inteligentes. Ela permitirá que veículos consigam ‘prever’ quando outros se aproximam ou quando um semáforo vai fechar e frear a tempo, por exemplo.

  • Conexão massiva

Se você já brincou pedindo para um amigo ou familiar sair da internet para melhorar a resposta da conexão, saiba que com o 5G no Brasil essa ‘piadinha’ terá fim. Isso porque outra grande vantagem da nova geração de conexão é a possibilidade de acesso massivo de dispositivos à rede.

E é massiva mesmo: cerca de 1 milhão de aparelhos conectados por quilômetro quadrado, número dez vezes superior ao que alcançamos atualmente com o 4G.

Como o 5G no Brasil vai impulsionar a inovação?

Por conta de todos esses atributos, o 5G no Brasil promete ser uma tecnologia disruptiva e transformadora. Para as empresas de diversos setores, representa grandes possibilidades de inovação.

Confira, a seguir, alguns possíveis caminhos.

Saúde

Apesar de ter sido impulsionada pela pandemia, a telemedicina ainda caminha a passos lentos no Brasil. Um dos motivos é a falta de suporte para conexão, que inviabiliza parte de procedimentos remotos mais arriscados.

A chegada do 5G no Brasil deve diminuir a latência da conexão, aumentar a velocidade e a estabilidade e promover grandes transformações na área de saúde, que podem ir da transferência de arquivos médicos a cirurgias remotas.

Agronegócio

Muitas tecnologias já são utilizadas diariamente no campo, como o controle de pragas por meio de drone e o rastreamento de cargas controlado por blockchain.

Com o 5G no Brasil, as possibilidades serão ainda mais amplas, já que a nova tecnologia deve potencializar as soluções já existentes e abrir espaço para o surgimento de novas. Bons exemplos são veículos agrícolas autônomos, como ceifadeiras, tratores e colheitadeiras, que poderão funcionar sem necessidade de presença humana.

Finanças

Outra área marcada por intensas transformações desde o início da pandemia foi a financeira. Com a chegada do 5G no Brasil, isso deve ser potencializado.

A nova tecnologia deve acelerar ainda mais transações financeiras, trazer inovações para processos de onboarding e também acentuar a capacidade de bancos e fintechs de atuar no combate à fraude, consultando múltiplas bases em tempo real.

Indústria

Você já assistiu a filmes futurísticos em que as máquinas realizam diversos processos dentro de fábricas com pouca ou quase nenhuma intervenção humana? Essa deve ser a tendência com a chegada do 5G no Brasil.

Com mais velocidade, melhor estabilidade e menor latência, o 5G deve permitir que empilhadeiras consigam fazer a organização de um depósito de forma completamente autônoma, por exemplo,

Hoje isso até é possível e funciona em algumas fábricas, como a da Coca-Cola Andina, localizada no Rio de Janeiro. A diferença é que com o 5G mais indústrias poderão adotar o modelo, que elimina a necessidade de montar uma robusta infraestrutura de cabos.

Quer sair na frente, explorar as possibilidades da tecnologia 5G e se tornar referência na era da transformação digital? Clique aqui e saiba como a Monitora pode te ajudar a se beneficiar de todas as vantagens do 5G no seu negócio.

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista