reduzir os custos em desenvolvimento de software

7 dicas para reduzir os custos em desenvolvimento de software

Como implementar automação de testes de software

A tecnologia da informação é um segmento estratégico para as empresas serem mais competitivas e entregarem melhores serviços aos clientes. Por isso, é essencial pensar em ações voltadas para reduzir os custos em desenvolvimento de software.

À medida que são entregues produtos com menos gasto de tempo e dinheiro, maiores são as possibilidades de uma companhia alcançar o crescimento sustentável, caso satisfaça as necessidades do público-alvo. Isso mostra que a estratégia, a agilidade e o uso racional dos recursos devem ser prioridades na rotina de gestores e funcionários.

Neste post, abordaremos sete iniciativas cruciais para diminuir as despesas no desenvolvimento de soluções voltadas para a otimização das atividades e garantia da satisfação dos consumidores. Confira!

1. Redesenhe processos

A melhoria contínua deixou de ser um luxo e se tornou uma obrigação para as corporações, por conta do alto nível de competitividade do mercado. O redesenho dos processos é uma excelente alternativa para enfrentar a concorrência em condições de igualdade.

Nesse sentido, o primeiro passo para executá-lo é avaliar os processos atuais com um foco direcionado na identificação de gargalos que prejudiquem a produtividade da equipe.

Para reduzir os custos em desenvolvimento de software, é necessário analisar as etapas envolvidas na criação de um sistema ou de um aplicativo, considerando fatores como tempo e integração entre os membros da equipe.

As reuniões entre os desenvolvedores e os líderes são formas de colher sugestões interessantes para aperfeiçoar os processos. A boa comunicação tem um papel muito importante para tornar as iniciativas mais ágeis e enxutas, pois contribui para mostrar o que deve ser feito com clareza e transparência.

2. Crie metas

A partir do momento em que os processos são redesenhados, uma empresa pode estabelecer parâmetros de desempenho voltados para diminuir os gastos na elaboração de novas soluções de TI. Esse trabalho deve envolver a equipe para que haja um maior comprometimento com as metas.

É imprescindível estipular indicadores que sejam alcançáveis pelos funcionários. Do contrário, a medida não surtirá o efeito esperado. Se a performance do grupo estiver dentro do que foi planejado, pode ser avaliada a possibilidade de exigir resultados mais expressivos.

O ideal é acompanhar a equipe de perto, para que a melhoria dos serviços e a redução de gastos sejam feitas de forma plena.

3. Adote novas tendências tecnológicas

Muitas empresas têm permitido que os desenvolvedores trabalhem com os dispositivos pessoais no ambiente de trabalho. Essa prática consiste no Bring Your Own Device (BYOD) e contribui bastante para diminuir despesas com a aquisição de equipamentos. Para essa ação ser bem realizada, é preciso estabelecer uma política de segurança da informação que deve ser obedecida pelos colaboradores.

No entanto, é válido ressaltar que o uso dos equipamentos pessoais na rotina profissional deve ser feito com extrema responsabilidade e bom senso.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Outra tendência voltada para a redução de custos em desenvolvimento de softwares é a computação em nuvem. Isso porque ela permite executar testes e serviços em qualquer dispositivo com acesso à internet. Assim, viabiliza a realização das atividades com mais rapidez e eficiência.

4. Descentralize as decisões

Os líderes devem estar presentes no dia a dia de uma equipe de desenvolvedores. Por outro lado, o excesso de autoridade pode engessar o rendimento dos funcionários. Se um desenvolvedor tiver que esperar duas horas para ser autorizado a implementar uma nova funcionalidade em uma ferramenta, terá o rendimento prejudicado.

Por isso, é válido adotar iniciativas para descentralizar as decisões, como colocar profissionais experientes e iniciantes em uma mesma equipe. Com essa prática, o gestor pode delegar algumas ações que tornarão o trabalho mais ágil e eficiente. No cenário atual, as organizações devem evitar a burocracia ao máximo, para que o desempenho possa alcançar um elevado padrão de qualidade.

5. Procure otimizar a infraestrutura de TI

Se uma companhia pretende reduzir os custos em desenvolvimento de software, precisa aperfeiçoar a infraestrutura de tecnologia da informação. Uma equipe de desenvolvedores não pode ter as atividades paralisadas por causa de problemas na rede interna e nos servidores.

As empresas devem investir em recursos de TI de ponta ou contratarem fornecedores que sejam responsáveis pelo alto nível de disponibilidade dos dados. Os profissionais devem ter acesso às ferramentas de trabalho de forma ininterrupta. Isso favorece a produtividade e a diminuição de tempo e de custos na criação de sistemas e aplicativos.

Em uma conjuntura de competitividade extrema, as organizações não podem ter os serviços dos desenvolvedores parados por causa de problemas na infraestrutura de TI. Essa situação mostra falta de planejamento, o que é prejudicial para qualquer negócio.

6. Aposte em treinamentos

Capacitar a equipe não pode ser visto como um gasto, mas sim como um investimento. Com profissionais devidamente treinados e qualificados, uma empresa tem mais chances de oferecer serviços de qualidade ao público-alvo e estará menos sujeita a erros na execução das atividades.

Ao elaborar um programa de capacitação continuada junto com os colaboradores, a companhia criará um ambiente mais favorável para a troca de ideias e de propostas que podem reduzir os custos em desenvolvimento de software.

Se uma empresa deseja acompanhar as tendências do mercado e cortar despesas, deve priorizar a qualificação dos desenvolvedores e incentivá-los a buscar o autodesenvolvimento. Afinal, a acomodação é um dos erros mais graves cometidos no mundo corporativo, pois impede o foco na melhoria contínua.

7. Avalie a terceirização de alguns serviços

Mesmo com uma equipe bem treinada, é recomendado ter atenção para não sobrecarregar os colaboradores. A inclusão de várias atividades na rotina de trabalho pode gerar um grande desgaste físico e emocional, o que afeta negativamente a produtividade. Por isso, a terceirização de alguns serviços é uma ação que pode gerar bons resultados.

Por exemplo, um sistema apresentou uma falha que está impedindo a conclusão de uma tarefa. Nesse caso, é interessante pensar na possibilidade de delegar a outra empresa a manutenção dos softwares. Dessa maneira, a equipe terá um foco mais estratégico no desenvolvimento de soluções voltadas para agregar valor aos stakeholders.

Com grande experiência no mercado de TI, a Monitora Soluções Tecnológicas pode ajudar a sua companhia a adotar as melhores práticas para reduzir os custos em desenvolvimento de softwares. Afinal, as organizações precisam otimizar recursos para obter uma performance acima da média.

Por isso, é válido analisar se vale a pena optar pelo outsourcing de software ou desenvolver internamente uma solução. Com certeza, o planejamento é indispensável para o sucesso e aquisição de novos clientes!

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista