ERP no atendimento ao cliente

7 vantagens do ERP no atendimento ao cliente

Como implementar automação de testes de software

Você tem encontrado dificuldades para aumentar as suas vendas? Para resolver a situação, as empresas têm adotado o ERP no atendimento ao cliente para melhorar o relacionamento com o seu público e, consequentemente, fechar novos negócios. E a tecnologia tem como objetivo facilitar o desenvolvimento de estratégias para construir campanhas efetivas em suas ofertas.

Para isso, é fundamental que você tenha acesso às informações de diferentes setores da companhia. Seja para encontrar problemas de clientes ou para ouvir opiniões, a ferramenta é ideal para resolver as principais objeções dos usuários.

Além disso, a prática permite que você consiga melhorar o atendimento que presta ao público — afinal, de acordo com uma pesquisa feita pela New Voice, 58% das pessoas deixam de comprar com uma empresa depois de ter uma experiência ruim.

Depois de ler o artigo, você saberá como utilizar os dados para aperfeiçoar o atendimento ao seu cliente, mas antes, veja o que a tecnologia pode oferecer para você!

1. Entender o perfil do cliente por meio do uso de ERP

Para que você consiga um número expressivo de vendas, sabemos que é fundamental conhecer o perfil de cliente que desejamos atingir, certo?

Para isso, você deve saber:

  • quantas compras a pessoa fez no mês anterior?
  • quantas unidades foram adquiridas?
  • a pessoa compra com qual frequência?

Responder às questões acima dá ao gestor uma ideia clara para onde ele deve focar os seus objetivos. Além disso, o estudo aprofundado permite encontrar comportamentos em comum dentro de um determinado período. Assim, você passa a prever certas situações para aumentar o número de vendas.

Seja para desenvolver um novo produto, seja para traçar estratégias de vendas, o ERP tem como característica principal centralizar as informações essenciais dentro de uma corporação. Dito isso, é possível verificar desde o histórico de compras realizadas pelas pessoas dentro de um determinado período até as suas sugestões/reclamações na área de atendimento ao cliente.

Ao cruzar os dados, você pode não apenas aperfeiçoar/corrigir os detalhes em versões futuras como pode resolver objeções de forma antecipada, quando for realizar a oferta.

Outro ponto a se destacar é a empatia gerada ao conhecer melhor o seu público. Em um mundo onde as pessoas estão desesperadas para vender, os usuários desenvolveram naturalmente um repelente contra publicidades focadas em vendas.

Ao contar com um ERP, a prática se torna mais humana. Quando traçamos os perfis, podemos desenvolver uma linguagem que seja adequada e mais próxima de seus visitantes.

2. Aumento da eficiência com foco no cliente e nas soluções

Ao contar com uma ferramenta, que seja capaz de consolidar informações de diferentes setores, a empresa passa a ter menos retrabalho em suas operações, normalmente causadas por falhas humanas.

O fluxo contínuo de dados automatizados permite que os colaboradores possam focar em trazer uma melhor experiência para os consumidores.

Além disso, ao centralizar todas as informações pelo ERP, todos os setores da companhia podem se beneficiar na busca de dados, sem a preocupação de encontrar conflitos, normalmente causados quando o processo é feito manualmente.

Por exemplo, caso o setor de marketing precise desenvolver uma campanha específica de um serviço, elas podem consultar as informações vindas da área de relacionamento para pesquisar pelas objeções mais comuns e desenvolver uma estratégia a partir dela.

3. Agilidade no acesso aos dados dos clientes

Você já teve de procurar pelas informações de seus próprios clientes? Seja para resolver uma dúvida sobre um pedido ou realizar a troca de um produto defeituoso, é fundamental que a empresa tenha uma ferramenta capaz de agilizar a busca de todas as informações necessárias para prestar um suporte adequado.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

O problema é que ao contar com documentos ou planilhas, além de correr o risco de encontrar informações desatualizadas, a equipe de suporte tende a demorar mais para atender ao chamado do usuário.

Por outro lado, a ferramenta permite que os colaboradores tenham acesso às informações necessárias a poucos cliques. Reduzindo o estresse passado pelo consumidor.

4. Centraliza informações essenciais sobre os clientes

No início do artigo ressaltamos a importância de conhecer o perfil do cliente, correto? O problema é que apenas cruzar as informações entre diferentes times não é o suficiente para aumentar as vendas. Para isso, setores estratégicos, como a área de marketing, precisam ter acesso rápido aos dados para que eles possam desenvolver campanhas efetivas para atrair os consumidores corretos.

Ao contar com um ERP, a equipe pode consultar informações sem complicações, além de verificar se as campanhas estão adequadas ao estilo do cliente.

5. Diminui margem de erro

Você já recebeu uma reclamação de um cliente, dizendo que o produto é diferente daquilo que foi anunciado? Saiba que a questão pode ocorrer com grande frequência, principalmente quando é preciso utilizar o trabalho manual para descrever um produto.

Por outro lado, o uso de uma ferramenta eficiente de automação diminui o número de reclamações feitas pelos clientes, já que as informações repassadas são sólidas.

6. Reduz os custos

A redução de custos tem sido um assunto muito abordado nos últimos anos. Afinal, para se manter no mercado competitivo, de nada adianta termos um aumento nas vendas se o custo aumenta na mesma proporção. Para isso, é preciso eliminar os processos custosos da corporação ou que trazem pouco retorno financeiro.

O problema é que muitos empresários acreditam que adquirir um software é um custo para a empresa, quando na realidade ela serve como um ótimo investimento, basta ter pleno conhecimento sobre os problemas que você está passando no momento e encontrar o programa correto para solucionar a questão.

No artigo comentamos o quanto o ERP auxilia em diferentes pontos de uma companhia, seja na redução de erros, seja na melhora do atendimento ao cliente.

7. Melhor qualidade no atendimento ao cliente

Outro assunto abordado no mercado é a forma como as empresas têm atendido os seus consumidores. Diferentemente do modelo praticado anos atrás, hoje a comunicação é uma via de mão dupla, ou seja, os próprios usuários podem conversar diretamente com a marca, principalmente pelas redes sociais.

Como citamos, o ERP permite que você tenha mais facilidade de capturar informações relevantes sobre os seus usuários. Além de gostos e compras já feitas, podemos contar com a previsibilidade de objeções já feitas por outros clientes.

Essas informações são de grande importância na hora de se comunicar com a audiência. A rapidez nas respostas e o linguajar adequado e próximo do seu público-alvo traz maior confiança para as pessoas que seguem você.

Não podemos negar o quanto as mudanças têm surgido rapidamente. Diferentemente de alguns anos atrás, hoje são os clientes que contam com o papel principal em uma negociação. Afinal, basta falhar apenas uma única vez para ver ele fechar uma venda com o seu concorrente.

Para contornar a situação, você deve contar com as melhores informações disponíveis em sua base de dados. O problema é que muitas companhias têm um software pouco eficiente para desenvolver a sua estratégia.

Como vimos no artigo, as questões acima podem ser resolvidas ao usar o ERP no atendimento ao cliente. Para ajudar a sua empresa, nós da Monitora contamos com um software ERP não apenas com a qualidade, mas também com a segurança no fluxo de informações.

Deseja aperfeiçoar os processos da sua empresa? Então, entre em contato com a gente!

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista