Open Innovation ou Inovação Aberta, em termos gerais, representa uma mudança na forma de desenvolver soluções e de fazer negócios dentro de grandes empresas.
E em um mundo globalizado, com concorrências cada vez mais acirradas em diversos setores, utilizar essa estratégia é essencial para a sobrevivência das organizações.
O termo Open Innovation foi criado em 2003 por Henry Chesbrough, economista, professor e diretor executivo do Centro de Inovação Aberta da Universidade de Berkeley e chairman do Centro de Open Innovation Brasil.
A ideia central desta prática é romper com o pensamento tradicional e rígido de que a pesquisa e o desenvolvimento precisam ser mantidos apenas dentro da empresa, e que as novas tecnologias só poderiam ser pensadas e implementadas por quem participa desse dia a dia.
Além disso, o Open Innovation se baseia em conceitos de:
- Compartilhamento de propriedade intelectual;
- Busca conjunta de soluções;
- Incentivo ao potencial criativo fora das quatro paredes de uma empresa;
- Busca de profissionais externos.
Portanto, quando uma empresa utiliza essa estratégia, todos crescem juntos.
Benefícios do Open Innovation
O Open Innovation se espalhou rapidamente e continua sendo uma tendência. Só no Brasil, entre 2016 e 2020, o número de empresas que aderiram ao movimento e se uniram a startups para fazer inovação saltou de 82 para 1635.
O principal benefício é transformar em aliada uma startup que poderia ser sua concorrente ao lançar uma inovação disruptiva ou garantir que ela não trabalhe com quem já faz parte da sua concorrência. Nesse processo, além da parceria, ocorrem trocas de experiências, transferência de tecnologia e compartilhamento de conhecimento.
Ainda, outra vantagem de trabalhar com startups é agregar valor ao produto ou serviço de ambas, gerando maior visibilidade no mercado, maior alcance de público e reconhecimento de marca.
Porém, construir projetos conjuntos com startups é apenas uma das possibilidades de se praticar Open Innovation. Junto a esse esforço conjunto estão também:
- Desafios, chamados de hackathons, para equipes internas ou externas desenvolverem protótipos para sua empresa, e que depois são contratadas para realizar este trabalho;
- Programas de ideias para incentivar negócios que estão começando, transformando-os em parceiros da sua empresa. Podem ser limitados a colaboradores internos ou aberto a todo o networking da empresa (clientes, fornecedores e outros parceiros);
- Criação de incubadoras ou programas de aceleração dentro da própria empresa, incentivando o surgimento de spin-offs criados pelos colaboradores, ajudando-os a crescer e ao mesmo tempo mantendo-os dentro do seu ecossistema.
Envolver, encantar e reter
Estas e outras estratégias têm o poder de envolver profissionais de diferentes áreas, como programadores, desenvolvedores de software, designers, entre outros. Com níveis de qualificação variados, eles podem agregar conhecimento de seus segmentos, oferecer novas visões de negócio e adaptar métodos.
Nesse sentido, a quantidade de ideias e soluções que surge desse tipo de dinâmica pode potencializar oportunidades para as duas partes e resultar em networking e cooperações lucrativas. Além disso, há a possibilidade de você encontrar e reter novos talentos para a sua equipe.
Contar com esses times multidisciplinares externos e com variedade de potencial criativo em estratégias de Open Innovation também é capaz de reduzir seus custos e trazer eficiência. Isso porque a agilidade dos ambientes de startups pode ensinar as grandes corporações a tomar decisões de maneira descomplicada e veloz.
Portanto, incluir os clientes como parte do processo de Open Innovation também confere vantagens à empresa. Essa interação estabelece um novo tipo de relação, aumentando a confiança e o encantamento que o cliente tem em relação ao seu produto ou serviço.
Ainda, possibilita o desenvolvimento de recursos mais assertivos e compatíveis com as dores do cliente e reduz os riscos de rejeição, já que ele próprio estará dando feedbacks de como facilitar a vida dele – e também a sua.
Como implementar a Inovação Aberta
Em 2020, pela primeira vez no Brasil, o número de empresas que procuraram startups para fazer acordos e os efetivaram superou o número de startups que fizeram esse movimento, segundo um panorama da Open Innovation & Startups no Brasil.
Outro dado do estudo é o caráter multissetorial que o Open Innovation atingiu desde Serviços Financeiros, Logística, Energia, até segmentos de Cosméticos, Saúde e Turismo.
Isso significa que as empresas já começaram a prestar atenção nas oportunidades que este movimento pode trazer. O risco para empresas que não promovem inovação e novas formas de pensar suas práticas é alto, pois podem ficar para trás. Se você também quer inovar e promover agilidade, veja estas dicas:
Promova a cultura da inovação no ambiente corporativo
Estabelecer uma cultura de inovação dentro da empresa não significa necessariamente implantar processos revolucionários, que vão alterar toda a dinâmica da corporação. Por isso, algumas empresas ainda podem resistir a essa cultura inovadora.
Promover uma cultura de inovação pode estar ligado a transformações pequenas mas que facilitam o cotidiano e favorecem a competitividade:
- Direcionar investimentos para inovação;
- Incentivar a qualificação de colaboradores para gerar inovações;
- Implantar mudanças operacionais;
- Otimizar novos processos e práticas;
- Fazer experimentos para descobrir o que dá certo;
- Estar atento às mudanças do mercado.
Conecte-se com startups do ecossistema
Conviver com startups dentro de um mesmo ecossistema é um dos fatores que impulsionam as grandes empresas para o movimento Open Innovation. As companhias percebem que muitas vezes as mudanças e processos ocorrem com rapidez nas startups e que elas se adaptam com agilidade à transformação digital.
Como já mencionado, são vários os benefícios que parcerias como estas podem trazer. Diante de tantas oportunidades, tecnologias emergentes que aceleram transformações e a agilidade das startups em se adaptar, você não vai querer ficar para trás, não é mesmo?
Aumente a eficiência com serviços e produtos
Não há dúvidas de que a tecnologia é um dos principais fatores de promoção da cultura da inovação, e por consequência um dos principais motores da Open Innovation no ambiente empresarial.
O uso de softwares, sistemas automatizados e equipamentos de ponta traz agilidade e ajuda a otimizar processos. Assim, a depender do impacto que uma tecnologia trouxer, você já estará promovendo a cultura da inovação. Nesse sentido, um exemplo é implementar soluções para tornar sua empresa e seus produtos ou serviços mais competitivos.
Portanto, se você quer começar a introduzir estratégias inovadoras e planejar esse caminho do Open Innovation, esse é o primeiro passo.
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