Num passado não muito distante, as instituições bancárias tradicionais eram a única solução para as transações financeiras e soluções de pagamento. Hoje em dia, a realidade é bem diferente. A evolução das fintechs tem feito com que elas estejam cada vez mais presentes em segmentos diversos. Isso significa que elas estão deixando de ser uma exclusividade do mercado financeiro.
Os motivos que levam a esse fenômeno são vários. Um deles é a possibilidade de escala, chegando até a mudança de comportamento do público. Entenda como essa nova tendência entre as fintechs tem se estabelecido em mercados que se mostram altamente promissores.
Condições ideais para a evolução das fintechs
Estabelecimentos físicos e necessidade de pessoas envolvidas em diversas fases do processo: esses podem ser considerados os principais fatores superados pelas startups em relação às instituições financeiras tradicionais. A possibilidade de operar inteiramente de forma digital e escalar seus serviços tem feito com que a evolução das fintechs se mantenha em uma constante crescente.
Com soluções mais práticas e eficientes, essa nova frente do mercado financeiro tem conseguido atender a mais demandas com custos bastante reduzidos. Entretanto, essas características só se tornaram o grande trunfo das fintechs graças a uma mudança sensível no padrão de consumo dos clientes.
Mais adeptos da tecnologia e inseridos em uma realidade onde as noções de tempo/espaço estão cada vez mais encurtadas, os consumidores têm se mostrado ávidos por produtos digitais ágeis. Eles buscam simplicidade e facilidade no uso e compartilhamento de informações.
Somado a estas condições está o fato da possibilidade de escalagem. Como envolvem menos pessoas nos processos do negócio, as fintechs conseguem atender com mais agilidade e amplitude às necessidades dos clientes.
Praticidade para os clientes e maiores oportunidades aos negócios. Isso tem feito com que serviços antes oferecidos separadamente estejam, agora, reunidos em um só aplicativo. Se anteriormente as operações financeiras eram restritas a instituições bancárias, hoje os mais diversos tipos de app já atuam no mercado como fintechs.
As fintechs estão dominando todos os segmentos
Em direção às novas tendências e hábitos dos consumidores, começa a surgir no mercado o termo “superapps”. Este nome tem sido usado para se referir a aplicativos e sistemas que, inicialmente, têm finalidades diversas, mas que incluem entre os serviços oferecidos a possibilidade de transações financeiras facilitadas.
1.WhatsApp
Um grande exemplo de superapp que tem se destacado em nível mundial é o WhatsApp. Recentemente, o aplicativo de mensagens instantâneas agregou ao seu portfólio de serviços o WhatsApp Pay, uma ferramenta que permite transações tanto entre os usuários, quanto entre usuários e empresas. Este sistema já contava com uma versão Business dedicada às corporações, servindo como mais um possível canal de contato com o público. Agora, ele também possibilita que compras ou outras movimentações financeiras aconteçam dentro do próprio app. Como resultado, extingui-se a necessidade de visitar outro ambiente.
2. SuperApp Magalu
O Magalu, aplicativo da gigante varejista Magazine Luiza, também vem inovando nos serviços oferecidos aos clientes. O app incluiu, recentemente, a função de cashback nas compras realizadas. Enquanto outros sistemas que oferecem uma porcentagem do valor da compra do consumidor para novas compras na loja, a campanha “Magalu Dinheiro de Volta” está inovando. Isto porque empresa permite que a quantia resgatada com o cashback seja utilizada também fora do app, para transferências ou pagamento de contas.
3. Coopernico
Há ainda o exemplo de um dos clientes da Monitora, a Coopernico. Esta empresa do segmento de energia sustentável vem atuando também como uma fintech. Recentemente, a Copernico incorporou aos seus negócios o serviço de financiamento. Esta novidade permite aos clientes uma solução mais rápida e assertiva. Isso tem facilitado e simplificado a jornada do usuário, levando a mais compras concretizadas e níveis de satisfação sempre em alta.
Evolução e popularização das fintechs
De acordo com o CEO da Monitora, Marcos Chiodi, há vários serviços na área financeira que a evolução das fintechs tem tornado mais acessíveis. Segundo ele, “a tecnologia aplicada no setor financeiro pode extrapolar a própria barreira do setor financeiro em vários sentidos. Imagine um comércio eletrônico funcionando sem a possibilidade de um pagamento eletrônico. A tecnologia aplicada a essa parte financeira pode resolver um business inteiro de varejo. Vendas de algum produto ou serviço indo muito além da tecnologia pelo financeiro, mas sim a tecnologia na automação e atualização do processo como um todo.”
Marcos ainda fala sobre a possibilidade de trazer mais pessoas da sociedade para dentro do setor bancário. Isso acontece devido não somente a facilidade de utilização dos aplicativos, mas também pela desburocratização do processo. Como ele mesmo cita, “uma vez que você tira a burocracia dos processos, e você tem a tecnologia certa para oferecer para todas as pessoas que não eram bancarizadas se tornarem bancarizadas, então você tem um pacto social bastante relevante.”
Evolução das fintechs: milhas, cashback
Quanto ao setor de investimentos, Marcos aponta para a questão da facilidade. Isto porque a tecnologia tem proporcionado a compreensão de certos procedimentos ou produtos. Ele cita o exemplo do programa de milhagem, que antigamente não era muito utilizado pelos clientes. Porém, agora, as milhas geram cada vez mais negociações. E tais transações são iniciadas pelos próprios clientes, em plataformas especializadas na compra e venda de milhas.
“Ao mesmo passo, é possível ver novos business surgindo, como por exemplo, o cashback. Como seria possível, sem o uso intensivo da tecnologia, utilizar uma aplicação financeira para impactar a área de marketing?”, comenta Marcos.
A compra e venda de ações também foi citada. Neste caso, a evolução do conhecimento acerca desses processos tem ganhado cada vez mais investidores.
“Quando surgem plataformas que conseguem reunir várias instituições financeiras, vários tipos de investimento, onde você pode escolher, como se fosse um ‘cardápio’, sem a necessidade de ir a cada um desses bancos, é possível perceber como o uso da tecnologia está aumentando, ou dando potencial, a essas plataformas de investimento e tornando-as mais acessíveis a qualquer pessoa.” complementa Marcos.
A Monitora tem construído diversas histórias de sucesso junto a clientes que se propõem a acompanhar esta evolução das fintechs. Além disso, atende empresas que desejam ampliar os serviços oferecidos a seus clientes por meio da tecnologia. Conheça nossa empresa e saiba como pode ser possível atingir a fase de escalabilidade com sua startup.