Já imaginou lucrar milhões de dólares com um gol histórico do seu time? Ou então com uma publicação famosa nas redes sociais de alguma celebridade? Pois saiba que essa realidade está muito mais próxima do que você imagina. E quem está tornando isso possível é uma tecnologia de apenas três letras: o NFT.
Seja para apoiar o criador de alguma obra, ou para investir em um novo nicho, os NFTs estão rompendo as barreiras dos games e se tornando uma nova forma de transação no ambiente digital. Entenda como essa tecnologia funciona, e como ela pode impactar nos seus negócios.
O que é NFT
Essa pequena sigla possui um significado um tanto quanto complexo. NFT se refere aos non-fungible tokens, ou tokens não-fungíveis, em português. Para entender o termo, imagine a seguinte situação: se você tem uma moeda de R$1 e a troca por outra moeda de R$1, continua tendo em mãos o mesmo valor, porque qualquer moeda de R$1 é igual a outra. Isso faz do dinheiro um bem fungível, ou seja, que pode ser facilmente trocado por outro de mesma espécie, qualidade e quantidade.
Já no caso dos bens não-fungíveis, a troca não é tão simples. Esta categoria de bens se difere pela exclusividade. Seguindo a mesma linha do exemplo anterior: digamos que você é proprietário da obra Guernica, de Pablo Picasso. Ainda que você a trocasse por outra obra do mesmo pintor, seus valores seriam diferentes, já que se tratam de itens únicos.
Quando aplicada ao conceito de tokens, a qualidade não-fungível ganha ainda outros significados. Os tokens representam algo digitalmente, seja um registro online de propriedade ou um ativo digital. Portanto, um NFT seria a representação de um bem único, que garante um certificado de posse digital e inviolável, já que são armazenados através de blockchains, como as criptomoedas. Com isso, o comprador tem garantido um registro oficial e único de determinado ativo. Mas não se engane: NFT e criptomoedas são duas coisas diferentes.
Diferença entre NFT e Criptomoedas
Quem já ouviu os nomes Bitcoin e Ethereum sabe que as criptomoedas estão se tornando cada vez mais populares. Elas permitiram o surgimento de novos formatos de ativos digitais, o que tem atraído milhares de investidores e movimentado valores consideravelmente altos.
Mas o conceito de criptomoedas é diferente do NFT. Em suma, os tokens são ativos que compõem o mercado de criptomoedas. Enquanto a moedas digitais possuem sua própria blockchain, por exemplo, os tokens utilizam um sistema de autenticação de terceiros. A blockchain da Ethereum tem sido a mais utilizada para o desenvolvimento dos tokens não-fungíveis, mas outras redes também permitem a criação de NFTs, como a Tezos, a Solana e a EOS.
Outro conceito que os diferencia é justamente a questão da exclusividade. As criptomoedas são consideradas fungíveis, já que suas unidades possuem valor equivalente: 1 Ether (moeda da Ethereum) tem o mesmo valor que 1 Ether. Já os NFTs, com seu valor único e difícil de equiparar, têm sido os responsáveis por mega transações na compra dos ícones digitais mais inusitados.
Exemplos de NFT e suas movimentações milionárias
Os tipos de NFT mais comuns envolvem produções artísticas. A obra digital “Crossroad”, do artista norte-americano Mike Winkelmann (mais conhecido como Beeple), foi vendida por US$ 6,6 milhões no início de 2021, após ser transformada em um token não-fungível. O item que retrata o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nu com palavras escritas pelo corpo, ainda pode ser baixado por qualquer pessoa. Mas o download se refere a uma cópia do ativo, sem valor comercial algum. A posse real da obra pertence ao comprador, que agora possui seu certificado digital de propriedade: um código que garante a autenticidade do arquivo.
Mas nem só de arte são feitos os NFTs. Não de arte tradicional, pelo menos. O meme em formato de GIF (Graphics Interchange Format ou formato de intercâmbio de gráficos) conhecido como Nyan Cat, foi vendido por US$ 590 mil. Juntamente a aquisição do ativo, o agora proprietário da imagem do famoso gatinho colorido detém os direitos de compra e venda do produto. Sempre que for reproduzido em algum material comercial, ele deve render lucros.
E como não citar o mais recente sucesso das bilheterias internacionais. Em novembro do ano passado, a rede de cinemas AMC distribuiu 86 mil NFTs aos clientes que garantiram antecipadamente os ingressos para assistir ao filme Homem Aranha: Sem Volta para Casa. Cerca de 100 designs produzidos pela Cub Studios, em parceria com a Sony Pictures, se tornaram tokens não fungíveis e fizeram com que as entradas para a exibição do novo filme da Marvel se esgotassem em poucos minutos.
Como os Tokens Não Fungíveis impactam os negócios
É de se esperar que os NFTs causem grande impacto no mercado como um todo. Em especial, no que diz respeito à indústria nos segmentos de arte e entretenimento. Algumas startups já se preparam para monetizar ativos como músicas, ingressos de shows e exposições, fotografias, filmes e muitos outros bens.
A diferença, no entanto, consiste no que será entregue aos compradores. No caso de uma música, por exemplo, quem comprar o NFTs não terá somente o acesso a ela, como no caso dos antigos álbuns, mas terá posse do registro de parte da música. Isso quer dizer que, caso ela seja incluída numa novela, por exemplo, os proprietários da música receberão os royalties por sua reprodução.
Para além disso, o simples fato de constituírem uma nova forma de investimentos já faz dos NFTs um divisor de águas em qualquer mercado. Com a demanda de consumidores cada vez mais ávidos por exclusividade, é importante se manter atualizado em relação às possibilidades ocasionadas pela viabilização dos tokens. Afinal, ao que parece, praticamente tudo pode ser transformado em um token não fungível. E isso resulta em infinitas oportunidades.
Ter o suporte de uma consultoria especializada em tecnologia pode ser o grande diferencial para identificar oportunidades de ouro no mercado, como o NFT. Por isso, a Monitora vem atendendo clientes há mais de 10 anos que buscam levar seus negócios a outro patamar através de soluções tecnológicas exclusivas. Conheça mais sobre a empresa e entenda como podemos impulsionar o seu negócio.