UX: como as fintechs podem melhorar a experiência do cliente

UX: como as fintechs podem melhorar a experiência do cliente

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Você já parou para pensar em como algumas empresas revolucionaram hábitos comuns por meio de melhorias, muitas vezes, simples? A indústria da computação nunca mais foi a mesma depois da Apple. O turismo foi totalmente modificado após o conceito introduzido pelo Airbnb. E no mesmo sentido, as fintechs têm transformado a já conhecida burocracia característica do mercado financeiro.

Cada dia mais, as startups financeiras têm ganhado espaço no mercado, tornando-se Unicórnios, e até Dragões. Por trás disso, uma das estratégias em comum tem garantido o sucesso das representantes deste segmento: o UX (sigla inglesa que significa experiência do usuário). Entenda como o conceito de User Experience tem sido empregado no universo das fintechs.

O que é UX e como as fintechs tem utilizado essa estratégia?

Embora recentemente incluída no vocabulário dos negócios, a User Experience tem sido uma das grandes apostas de várias marcas para garantir maior aceitação entre os usuários de determinadas plataformas. Essa expressão, que está inserida no conceito de inovação, se refere à capacidade que o design tem de contribuir não somente com o layout oferecido aos clientes, mas também à usabilidade garantida a eles no momento de utilizar os serviços.

E fornecer uma experiência satisfatória aos usuários é o que move a grande maioria das fintechs. O segmento, que nasceu justamente de uma dor comum entre clientes de bancos tradicionais acerca da burocracia característica deste tipo de instituição, busca garantir a seus clientes mais facilidade e agilidade nos procedimentos oferecidos.

Por isso, as startups de finanças têm apostado no UX para garantir mais eficácia a seus processos. Pode-se dizer que a estratégia focada na experiência dos usuários tem ajudado as fintechs no seu propósito de disrupção em relação aos bancos tradicionais.

Melhor experiência, mais resultados positivos

O consumidor moderno está cada vez mais exigente. Ávidos por resolver seus problemas em um espaço de tempo cada vez mais curto, os clientes têm tomado suas decisões de em relação aos serviços contratados, muitas vezes, de acordo com a agilidade que eles podem proporcionar neste sentido.

Por isso, um dos primeiros benefícios que a UX tem proporcionado não só às fintechs, mas a outros segmentos que utilizam a técnica, é o aumento na conversão de usuários. Ao contar com uma plataforma mais intuitiva, o percurso seguido desde a criação do cadastro até a efetiva utilização dos serviços é facilitado, garantindo mais rapidez e assertividade ao usuário.

Por outro lado, a UX também acaba influenciando na própria reputação da plataforma, já que está diretamente ligada à percepção que os usuários têm em relação a ela. O valor conferido à eficiência na solução de problemas dentro do aplicativo é diretamente ligado à marca por trás dele. Como resultado, a percepção do público consumidor sobre o negócio é influenciada positivamente, melhorando seu posicionamento diante da concorrência.

Como as fintechs tem usado a UX para competir com os bancos tradicionais

As fintechs têm descoberto grandes possibilidades ao implementar o potencial da UX não só no desenvolvimento dos aplicativos, mas em todo o DNA do negócio. Prova disso é que o design das plataformas não é pensado somente como um chamariz de marketing para atrair os clientes, mas como uma verdadeira abordagem estratégica com foco no cliente.

Além disso, a flexibilidade das fintechs em relação a regulações às quais os bancos estão submetidos garante que elas se adaptem rapidamente às mudanças do setor. Isso permite que a experiência do cliente seja aprimorada com base em novas tendências de mercado e necessidades percebidas do consumidor.

As fintechs têm ainda investido em UX para construir um ambiente holístico, em comparação ao ambiente fragmentado dos bancos tradicionais. Ao invés de direcionar o usuário para plataformas ou setores diferentes a cada necessidade informada, elas têm garantido um fluxo mais contínuo nos serviços prestados, o que torna o atendimento das demandas mais rápido.

Fintechs que já têm contabilizado resultados por meio da UX

Algumas das representantes do setor de startups financeiras já têm visto seus negócios decolarem através da aplicação da estratégia focada na experiência dos usuários. Uma delas, a Nubank, que já pode ser considerada um Dragão entre as fintechs, pauta a maioria de suas atualizações na percepção do cliente.

Exemplo disso é a pontuação obtida através do uso do cartão de crédito da empresa, que permite ao usuário a conversão por benefícios em programas multifidelidade. A ideia partiu de um incômodo em comum entre os clientes de bancos, que muitas vezes se sentem “reféns” das escassas opções de programas de pontos oferecidos pelas instituições financeiras.

Um dos maiores birôs de crédito do Brasil, detentor da maior base de dados da América Latina, também conseguiu otimizar os processos oferecidos aos clientes através da UX. Para isso, contou com a assessoria da Monitora, empresa de desenvolvimento de softwares e consultoria em tecnologia, que cuidou do projeto desde o novo layout da plataforma até a alocação de squads ágeis que têm contribuído para a transformação digital da empresa.  

A estratégia com foco no cliente já é pré-requisito para o sucesso de empresas dos mais variados segmentos, como é o caso das fintechs. Por isso, aplicar a UX aos processos oferecidos aos usuários é fundamental para as startups que querem se destacar no segmento financeiro.

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