Transformação digital é o termo que vem sendo utilizado ao longo dos últimos anos para se referir a tecnologia que está revolucionando vários mercados. Esse termo significa uma série de mudanças nas organizações, inclusive em relação ao relacionamento com o cliente, o qual faz com que as empresas conquistem cada vez mais clientes e se destaquem no mercado de trabalho.
Com essa série de mudanças e renovação profunda em relação ao atendimento, a transformação digital vem se tornando cada vez mais importante e essencial para que as empresas consigam se adaptar ao novo mercado de trabalho e as novas demandas dos consumidores. Visto que substituir o processo normal por um mais tecnológico, faz com que as solicitações dos clientes sejam resolvidas de forma muito mais prática e eficiente.
Para saber mais sobre relacionamento com o cliente e tecnologia, continue a leitura!
O que é a transformação digital?
A transformação digital é um processo, que ocorre na maioria das vezes em empresas, que substitui o processo manual pela automação, através de investimentos em tecnologia, visando obter melhores resultados. Porém, ela vem se tornando cada vez mais necessária dentro do mercado de trabalho atual, pois a cada dia ele se torna mais competitivo, e para obter um destaque e atender as expectativas dos clientes é preciso incluir este processo.
Um dos exemplos que podemos citar é a inclusão da transformação digital dentro da área do atendimento aos consumidores. Onde, as interações existentes entre as empresas e seus clientes são otimizadas através do uso da tecnologia, contribuindo assim para a imagem da marca no mercado de trabalho e na satisfação dos seus clientes, o que faz com que eles se tornem cada vez mais fiéis.
O uso de chatbots, de processos automatizados e da inteligência artificial no atendimento dos clientes fazem com que ele seja feito de forma muito mais rápida e dinâmica para que as empresas consigam alcançar seus resultados.
Como a transformação digital impacta no relacionamento com o cliente?
Oferecer um bom atendimento ao cliente, além de ser uma ótima estratégia que todas as empresas devem ter, é também algo necessário que atualmente já pode ser classificado como uma obrigação, para que haja sempre um bom relacionamento com a clientela.
As principais queixas dos clientes em relação aos serviços de atendimento são: primeiramente, que o serviço ou o atendente tenha todas as informações sobre a o perfil do consumidor, seu histórico e seus produtos em mãos, para que qualquer tipo de pergunta seja respondida de forma rápida. Outra queixa é em relação ao tempo de espera, pois a maioria deles procuram por atendimento que seja rápido e dinâmico, dentro de 1 a 5 minutos. E a única forma de conseguir atender a todas essas demandas de relacionamento com cliente é através da transformação digital.
Como aprimorar a experiência e o relacionamento com o cliente por meio da tecnologia
Agora confira formas de como você pode aprimorar a experiência do cliente por meio da tecnologia:
Aposte em um atendimento personalizado
Com um atendimento personalizado você vai conseguir fazer com que os clientes se sintam únicos e especiais, fazendo com que eles acabem gostando muito mais do atendimento. Comece chamando o seu cliente pelo próprio nome e mostre que você está interessado em resolver os problemas e dúvidas dele.
Tente também mostrar que durante todo o processo de compra ele não terá problemas, pois assim, você conseguirá ganhar a confiança dele de forma muito mais rápida.
Invista no atendimento omnichannel
Esse formato de atendimento pode trazer diversos benefícios para a sua empresa, entre eles, oferecer inúmeros canais de contato, o que gera uma maior integração entre todos os canais, e assim garantindo que o cliente não precise repetir todo o processo que ele já fez em outro canal ao entrar em um novo atendimento. Dessa forma, você terá uma experiência muito mais positiva com todos os clientes da empresa e fará com que seu meio de atendimento seja bastante eficiente.
Inteligência Artificial
A implementação de softwares e tecnologias com a inteligência artificial embutida, farão com que essas ferramentas se tornem ainda mais úteis, pois elas poderão transformar dados que antes eram desconexos em informações relevantes para a sua empresa. E em relação ao atendimento, ela pode ser utilizada para personalizar a comunicação de acordo com as demandas e interações dos consumidores nos canais do seu negócio.
Computação em nuvem
A computação em nuvem também é uma ótima ferramenta que pode fazer com que o relacionamento da sua empresa com os clientes fique muito melhor. Pois, ela armazena os dados dos clientes e aumenta a segurança, o que é algo essencial e faz com que eles tenham mais confiança na sua empresa.
Implemente chatbots
Como já dito anteriormente, uma das principais queixas dos clientes é o tempo de espera. É uma ótima solução que as empresas podem adotar para esse problema é implementar chatbots para otimizar o seu atendimento. Eles podem ser usados em diferentes canais como SMS, sites, redes sociais, WhatsApp entre outros.
Chatbots aprimoram canais de relacionamento
Os chatbots é uma das funcionalidades que mais vem ganhando visibilidade e popularidade no mercado, pois a cada dia mais empresas implementam esse método e hoje, já virou algo essencial para aquelas que buscam revolucionar o seu atendimento. Eles nada mais são que um robô programado para simular uma conversa humana e realizar qualquer outra atividade que ele esteja programado para realizar, sendo assim, ele pode responder diversas dúvidas e responder os clientes na mesma hora que eles mandarem a mensagem.
Com eles, os clientes não precisam esperar nem sequer um minuto e podem tirar todas as suas dúvidas antes de solicitar um atendimento. Os chatbots são as únicas ferramentas que conseguem disponibilizar esses benefícios em relação ao atendimento ao cliente, atualmente. Eles estarão sempre prontos para atender e responder todos os clientes que mandarem mensagem, independente do horário ou dia, com uma qualidade e agilidade que só eles conseguem oferecer.
Como exemplo, temos a Siri que é uma espécie de secretária virtual que é disponibilizada em todos os aparelhos da Apple. Ela executa diversas tarefas por meio desses aparelhos, por meio de um controle por voz. Ela pode realizar ligações, fazer pesquisas, colocar músicas, responder perguntas e programar alarmes.
Por esse ser um exemplo bem conhecido e popular, fica mais fácil de entender, já que o atendimento virtual funciona da mesma forma. Normalmente, os chatbots são configurados para fornecer respostas automáticas para todas aquelas mensagens que o cliente mandar e às vezes até interações mais complexas.
Projetos de software como solução para as empresas
Os projetos de software podem ser excelentes alternativas para as empresas se tornarem mais digitais e assim alcançar a excelência em relacionamento com o cliente, pois os softwares guiam a otimização de diferentes setores do negócio. Além disso, eles podem ser customizáveis e serem personalizados de acordo com as demandas do seu negócio e aquilo que você busca para ele. Outro benefício de um software que pode ser personalizado é que você pode definir cada etapa do desenvolvimento dele e implementar apenas aquilo que você quiser.
E então com ele será possível que você tenha um maior gerenciamento do tempo, etapas de todo o projeto e dos custos, além de aprimorar as tarefas dos colaboradores e a produtividade de toda a equipe.
Sendo assim, caso você tenha uma empresa e queira aderir a transformação digital, contar com especialistas nessa área que elaboram projetos de softwares customizáveis para empreendimentos, pode ser algo extremamente vantajoso em diversos sentidos.
Principais impactos da tecnologia
As tecnologias são algo de extrema importância atualmente. E quando todas essas citadas acima são utilizadas de maneira conjunta e com o mesmo foco, que é o cliente, os diversos impactos causados na relação são perceptíveis. São eles:
- Aumenta o potencial de crescimento escalável da empresa;
- Maior interação entre os agentes;
- Torna o negócio mais competitivo, o que é crucial nos dias atuais.
O que faz com que isso tudo aconteça da melhor forma e trazendo tantas vantagens para a empresa é que essas ferramentas sempre são aplicadas e personalizadas com um principal objetivo: o cliente.
Vantagens da tecnologia no relacionamento com o cliente
A implementação da tecnologia, de diversas formas, nos canais de atendimento aos clientes pode ser um grande diferencial do seu negócio. Por isso, para reforçar a grande importância que a tecnologia tem nesse meio, confira quais são as principais vantagens que ela traz.
Redução do tempo de espera e resposta dos clientes
O que faz com que grande parte dos clientes deixem de fazer compras em alguma empresa ou que fazem eles saírem insatisfeitos e ter uma péssima experiência, é quando eles ficam por vários minutos e até mesmo horas esperando para serem atendidos. E além disso, muitas vezes quando são respondidos, eles tem que esperar mais ainda para que o profissional que está responsável pelo atendimento busque as informações para respondê-lo.
Esse é um problema que acontece principalmente por conta da descentralização das informações dentro de um negócio, que faz com que os profissionais tenham que entrar em contato com outros de outras áreas da empresa para buscar um suporte e conseguir responder às dúvidas dos clientes.
Facilitação da implementação do atendimento omnichannel
Com esse formato será possível atender inúmeros clientes ao mesmo tempo, mantendo a qualidade em todos eles. Através dele é possível que haja uma grande integração entre todos os canais de atendimento do seu negócio, permitindo que o cliente inicie o atendimento em um deles e continue em outro, sem que seja preciso reiniciar todo o processo. Essa ferramenta proporciona para os clientes uma maior acessibilidade, uma maior agilidade e uma experiência muito melhor com os canais de atendimento.
Redução dos custos
Além de todas essas vantagens, ainda há a economia quando esses serviços são contratados. Através da implementação de um software de gestão, a sua empresa conseguirá diminuir ou até mesmo eliminar processos mais caros da operação e impulsionar a produtividade das equipes. E então, sua empresa conseguirá ter um destaque no mercado de trabalho, por conta da qualidade dos serviços, além de um lucro muito maior.
Aumento da eficiência dos atendentes
Quando não há a presença da tecnologia no atendimento ao cliente, um dos principais fatores que fazem com que os clientes saiam insatisfeitos com o atendimento são erros cometidos pelos colaboradores da empresa. Na maioria das vezes esses colaboradores estão muito bem preparados, porém, isso não previne que erros sejam cometidos com determinados clientes. Por isso, outra vantagem da tecnologia nesse meio é o aumento da eficiência dos atendentes, pois através de ferramentas tecnológicas será possível consolidar informações de diferentes setores e armazenar diversos dados, fazendo com que erros no momento do atendimento sejam evitados.
Centralização das informações
Com a implementação da tecnologia também é possível que você consiga centralizar todas as informações principais da sua empresa em um só lugar, para que não seja necessário que um colaborador precise entrar em contato com outros para responder um cliente. Com a tecnologia será possível que eles consigam acessar qualquer dado, de forma muito mais rápida e fácil para que seja possível responder os clientes na mesma hora que a pergunta for feita.
Além disso, outro benefício é que essa ferramenta pode ser acessada por diversas pessoas ao mesmo tempo e tem uma capacidade bem alta de armazenamento, para que os empresários não tenham que se preocupar com isso e possam armazenar o dado que quiserem.
Isso além de evitar ruídos na comunicação entre o colaborador e o cliente também evitará a dispersão de informações importantes e facilitará a tomada de decisões do gestor, para que todos de dentro da empresa possam utilizar os recursos com muito mais inteligência e precisão.
Melhoria da gestão de talentos
O uso de softwares em seu negócio pode fazer com que você consiga automatizar toda a gestão das pessoas que trabalham nele, desde o controle do rendimento até a administração das competências e habilidades. Ou seja, tendo acesso a essas informações você poderá saber aquilo que precisa melhorar para que sua empresa tenha um maior crescimento interno e fazer com que você consiga fazer contratações mais voltadas ao seu principal objetivo.
Aumento da satisfação dos clientes
Essa é uma das principais vantagens que a tecnologia traz para as empresas e faz com que a maioria delas opte pela implementação dessas ferramentas. Pois, o principal objetivo é conseguir atender a demanda de todos os clientes e entregar uma melhor experiência para todos eles.
Porém, o que acontece é que atualmente com as múltiplas inovações tecnológicas e a globalização, os clientes buscam um atendimento muito melhor, fora do convencional. Por isso, para agradá-los é preciso que as empresas sigam todos os novos requisitos do mercado de trabalho e não fiquem para trás.
Importância da inovação no relacionamento com o cliente
Com o cenário do mercado de trabalho atual, torna-se fundamental automatizar os processos para satisfazer os clientes e deixá-los mais satisfeitos com o atendimento. Através da automatização, a empresa usufruirá de inúmeros benefícios, como diminuir as tarefas manuais, simplificar os trabalhos, auxiliar na gestão de tempo, a criação de fluxos inteligentes, o aumento da produção e, além de todos esses, ainda fará com que a diretoria e outros trabalhadores tenham mais tempo para fazer outras tarefas, incluindo pensar em novas estratégias para atrair mais clientes.
Com isso, o relacionamento da empresa com os clientes será muito melhor, pois o principal objetivo será fazer com que todas as experiências de atendimento sejam positivas e que eles saiam sempre satisfeitos.
Como a Monitora pode ajudar no relacionamento com o cliente
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Seu negócio se tornará digital por meio dos nossos processos e modelos de software customizáveis, que podem ser personalizados de acordo com as suas demandas, buscando sempre atrair os melhores resultados para a sua empresa.
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