Atualmente, as empresas buscam cada vez mais desenvolver um projeto de gestão que seja inteligente. Isso quer dizer que precisa haver uma redução da carga de trabalho humano, bem como uma diminuição das chances de risco de falha. Para isso, os avanços tecnológicos têm sido primordiais, sobretudo no que se refere à tecnologia de software.
Isso porque essas tecnologias propiciam maior otimização de todos os processos de uma empresa por meio da automatização de tarefas. Trata-se de uma verdadeira revolução no trabalho, uma vez que, por séculos, associamos a gestão ao fator exclusivamente humano.
Por isso, cada vez mais as empresas compreendem que o setor de TI é fundamental para o desenvolvimento de um processo de gestão. Isso quer dizer que a tecnologia deixa de ser vista como mero acessório para tomar a dianteira nas tarefas gerenciais de um negócio.
Mas o que isso quer dizer, exatamente, e como isso se relaciona ao que chamamos de tecnologia de software? Como você verá a seguir, esse método busca entregar um desempenho que seja superior, com menor necessidade de gestão humana e com mais resultados em termos de faturamento.
O que é tecnologia definida por software?
Antes de seguirmos para falar dos benefícios de empregar essa tecnologia, é preciso defini-la com mais cuidado para melhor compreensão. Basicamente, podemos apresentar a SDI (Software Defined Infrastructure) como um sistema em que o hardware recebe comandos por meio do software.
Isso quer dizer que é possível dispensar o trabalho humano na hora de realizar processos gerenciais, visto que haveria uma automação dos mesmos. Para isso, esse sistema utilizará da tecnologia de Machine Learning, que em livre tradução ficaria como Aprendizado da Máquina.
Trata-se de um método em que o software consegue identificar os padrões das tarefas realizadas e, portanto, conseguirá automatizá-las. Isso para que seja possível desenvolver o que chamamos de Camada de Inteligência. Ou seja, a máquina estará apta a realizar demandas que anteriormente precisavam do intelecto humano.
Outra característica que chama atenção no uso de tecnologia de software é o fato de que os aplicativos deixam de pertencer a um hardware específico. Isso acontece porque o próprio código conseguirá configurar os equipamentos em que se realiza as tarefas.
Como resultado, muitas empresas já experimentam um crescimento considerável na área de gestão, dispensando horas de trabalho a fio pela simples automação das máquinas. Apesar desse parecer ser um debate ainda um tanto futurístico, a verdade é que muitas empresas já aderiram à tecnologia de software e conseguiram automatizar os seus negócios.
Esse pode ser um passo fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa, visto que a aplicação da tecnologia é mais que um simples complemento, mas uma vantagem competitiva no mercado. Isso porque ela permite que seja possível otimizar os processos e diminuir os custos.
Software e Hardware
O crescente uso das tecnologias de software reacenderam os debates em torno dos benefícios do uso dessa infraestrutura em oposição aos hardwares. Vale mencionar que por muito tempo a tecnologia foi estruturada de modo a funcionar a partir dos comandos do hardware, porém essa é uma realidade que cada vez mais muda, graças ao desejo de automação de tarefas.
Mas antes de mais nada, é preciso relembrar o que significa cada um desses termos. Resumidamente, o hardware é o conjunto dos equipamentos físicos de uma determinada máquina. Portanto, se analisarmos o seu computador, os elementos de hardware seriam o monitor, mas também a placa de vídeo e de sim, os chips e também processadores.
Já o software faz referência a todos os demais programas e instalações que servirão para o funcionamento dessa máquina. Por exemplo, temos o Windows e o iOS, mas existem vários outros presentes no mercado.
O SDI vai acabar com o hardware?
Um dos motivos que levanta a polêmica em torno da tecnologia de software é a suposta supressão dos aparelhos de hardware diante o novo sistema. Porém, não há nenhum indício que nos permita acreditar em tal premissa.
Na verdade, não existe a tecnologia de software sem que haja o uso dos equipamentos de hardware. Isso porque o SDI funciona como uma combinação das tecnologias de armazenamento em uma arquitetura totalmente nova que reúne de forma inédita tanto software como hardware.
Por outro lado, de fato a tecnologia de software pretende minimizar, o máximo possível, da dependência aos equipamentos. Afinal, durante décadas a tecnologia se desenvolveu de modo a depender de um servidor único, o que muda com a introdução do SDI.
Agora é possível ampliar a rede a disposição em equipamentos de hardwares genéricos diferentes. Por exemplo, podemos pensar em como o armazenamento de arquivos em nuvem impediu que houvesse grandes perdas de conteúdo importantes. Isso porque a dependência exclusiva a um único equipamento o fará refém dele.
As empresas que aprenderam a utilizar esse recurso já compreenderam que é possível ampliar o grau de segurança em seu negócio.
Novas tecnologias
Cada vez mais aumenta o número de empresas que optaram por desenvolver a sua tecnologia por meio dos softwares. Dessa forma, existem muitas novas tecnologias a serviço dos mais diferentes negócios e para atingir a diferentes objetivos dentro do mercado.
Por exemplo, temos as empresas que desenvolvem sistemas baseados em políticas internas. Isso consiste em orientar as decisões estratégicas de modo a cumprir as políticas de TI da empresa, fazendo um papal de análise que anteriormente seria feita apenas por humanos.
Além disso, por meio de métricas, o sistema seria capaz de identificar quais as possíveis falhas nas estratégias das empresas, por meio de uma monitoria constante dos processos. Com isso, o sistema SDI consegue emitir comandos para os componentes da infraestrutura para que haja o cumprimento das políticas.
Computação definida por software (SDC)
Essa tecnologia surge a partir do momento que é possível armazenar arquivos em nuvem, mas também representa uma evolução da virtualização. Basicamente, é o uso de uma mesma aplicação em diversas máquinas diferentes sem que exista o pertencimento exclusivo a um hardware.
Inclusive, é possível que as empresas utilizem modelos genéricos de interface de programação para diversos hardwares diferentes. Ademais, também fica possível a combinação dessas interfaces para gerar melhores resultados.
Rede definida por software (SDN)
Já a SDN consiste na execução dos procedimentos fora do hardware e funciona em oposição ao conceito tradicional de rede, no qual todas as decisões políticas são feitas em um hardware local. Porém, ao utilizar a SDN, a empresa consegue ter resoluções centralizadas em um sistema de controle único.
Armazenamento definido por software (SDS)
Por fim, podemos citar outra tecnologia, que é o SDS, modelo no qual o gerenciamento é feito independente do hardware relacionado. No caso, o grande benefício dessa tecnologia é a maior flexibilidade e independência da empresa.
Podemos citar também como o uso do SDS consegue diminuir a complexidade no armazenamento de dados e também poderá atuar com base na automação de políticas. Outra vantagem do SDS é que ele pode ser implantado em qualquer servidor, seja ele físico ou virtual, visto que se trata de um sistema independente de hardware.
Os benefícios da tecnologia definida por software
Agora que você já entendeu melhor sobre como se dá a tecnologia de software, talvez continue com a dúvida do porquê optar por esse método. Afinal, não seria mais seguro utilizar o trabalho humano, que oferece análises qualitativas mais interessantes?
Para começar, é importante perceber que de forma alguma a tecnologia definida por software dispensa todo o trabalho humano. Pelo contrário, é preciso que os gestores monitorem todo o processo para identificar eventuais erros e fazer os reparos necessários.
Logo, o grande benefício é o melhor desempenho a longo prazo por conta da redução de erros. Ademais, essa tecnologia já é conhecida por conseguir otimizar processos e implementar uma cultura de inovação, diminuindo ao máximo o tempo necessário para realizar tarefas, otimizando também as rotinas. Assim, é possível produzir muito mais, em menos tempo, e aumentar os lucros.
Tudo isso com muita agilidade em todos os processos, fazendo com que se aumente o potencial produtivo da sua empresa. Também há aumento dos lucros por meio da redução dos custos com equipamentos de hardware, uma vez que a empresa fica mais independente destes.
Por fim, podemos citar que o uso de tecnologia de software serve como uma vantagem competitiva no mercado. Afinal, ao contar com tecnologia de ponta você se destaca por fazer melhor mais rápido que as outras empresas.
Por esses motivos, várias empresas já optaram pelo uso da tecnologia definida por software em seu negócio, e já puderam experimentar uma verdadeira transformação em seus resultados. É a inserção desses negócios nas demandas do presente e a preparação para um futuro de muito sucesso.
Tecnologia definida por software aumenta a eficiência
Um dos pilares da SDI é a possibilidade de tornar o seu negócio mais eficiente. No caso, a eficiência diz respeito ao cumprimento dos prazos de demandas, bem como ao bom uso das tecnologias e a redução de desperdícios. Resumidamente, representa a necessidade de um negócio de cumprir as suas demandas com qualidade exclusiva.
Logo, a eficiência é a garantia de que a sua empresa irá conseguir se manter relevante no mercado e atendendo às necessidades de seus clientes. Ao utilizar o SDI, um negócio pode ter a sua eficiência multiplicada, pois existe tanto a redução do tempo necessário para a entrega e reduz a necessidade de recursos.
Tecnologia definida por software aumenta a flexibilidade
Já a flexibilidade diz respeito à resposta da empresa diante de imprevistos e problemas repentinos. Logo, ter flexibilidade é saber se adaptar aos diversos cenários para impedir que existam perdas significativas.
Uma vez que nos encontramos em um contexto histórico em que mudanças tão rápidas são feitas a todo o tempo, qualquer empresa precisa ser flexível para se manter. Para isso, é possível contar com as ferramentas de SDI. Isso porque as mudanças por meio desse sistema serão muito mais rápidas e precisas que se feitas de modo manual.
Tecnologia definida por software aumenta a agilidade
Por fim, precisamos falar na agilidade, que é a garantia de mais rapidez associado à redução de erros humanos. Ao utilizar a tecnologia de software, empresas experimentaram uma entrega com precisão de resultados, com um número muito menor de erros nos processos gerenciais.
Isso porque existe uma tecnologia que combina estatística, matemática e outras áreas das ciência para garantir que exista um raciocínio rápido na tomada das decisões. Por isso, traz uma vantagem muito grande para qualquer empresa em qualquer segmento.
Qual o futuro da tecnologia definida por software?
O futuro se mostra muito amplo para as empresas que pretendem utilizar a tecnologia de software. Isso porque existem diversos estudos e produções científicas feitas a todo momento para trazer melhor desempenho no uso dessa tecnologia.
As empresas já entenderam que a automatização é o futuro para o desenvolvimento econômico por meio da redução de custos e aumento da agilidade. Portanto, podemos esperar grandes investimentos nessa área em diversas empresas de segmentos muito diferentes.
Desse modo, podemos certamente esperar que haja um aumento considerável daquilo que chamamos de “gestão inteligente”. Trata-se do uso de tecnologia para auxiliar nos processos gerenciais, desde definição de escalas e montagem de programações, até monitoramento de desempenho.
Assim, uma das expectativas é de que haja um aumento significativo no número de profissionais que saibam utilizar a ciência de dados. Inclusive, essa já é uma realidade para diversas empresas no Brasil e no mundo.
Se, anteriormente, os gestores precisavam entender das estratégias administrativas, agora existe uma demanda por aqueles que sabem utilizar a ciência de dados e a tecnologia a favor do desempenho da empresa.
Um futuro de maior desempenho
Outra realidade que podemos esperar por meio da adesão da tecnologia de software é o maior desempenho de produção das empresas em termos de volume. Afinal, desde sempre a tecnologia representou um aumento substancial do volume da produção por meio da automatização. Foi assim com o uso de máquinas e será assim por meio dos softwares.
Logo, da mesma forma como o maquinário desempenhou uma função transformadora nos últimos séculos, a tecnologia de software representa o futuro em termos de produção. Isso já é bastante representativo na própria confiança com que os agentes globais da economia já demonstram confiança no uso de software.
São várias as multinacionais dos mais diversos segmentos que têm feito investimentos pesados na área da tecnologia por já terem provado que existe um retorno grande no uso da automatização. Assim, as empresas que garantem essa integração previamente conseguirão se inserir numa dinâmica global que já chegou para ficar.
Por isso, o conselho dos especialistas é de que não haja perda de tempo na hora de decidir integrar seu negócio nessa nova era tecnológica.
O papel da Monitora na tecnologia definida por software
A Monitora é uma empresa que carrega a responsabilidade de ajudar diversos outros negócios a entrarem no futuro por meio da tecnologia. São diversas as nossas estratégias para atender às necessidades de uma empresa dentro do mundo digital e uma delas é a utilização da tecnologia de software.
Acreditamos que a automatização das tarefas pode culminar em uma otimização das rotinas em diversas empresas, reduzir os custos e tornar mais seguro o armazenamento de dados. Ademais, também sabemos que o futuro exigirá que as empresas estejam adaptadas a um mundo menos dependente de hardwares e mais ligado ao software.
Assim, fazemos parte da revolução que busca trazer a tecnologia para o cotidiano das organizações de forma mais intensa e ajudamos a integrar cada setor de um negócio ao meio digital.
Possuímos ampla experiência em desenvolvimento de softwares de forma transparente e com rigorosos critérios de monitoramento. Contamos com testes que nos permitem atestar a qualidade de cada produto e garantimos a satisfação do cliente.
Sabemos que existem diversas formas de introduzir a tecnologia definida por software para empresas de diversos setores e por isso temos experiências com negócios do setor de inteligência artificial, mas também educação, finanças, saúde, aviação e muito mais.
Por isso, desde 2010 conquistamos o respeito do público por meio da entrega de produtos que transformaram a realidade de muitos negócios brasileiros. Logo, nós acreditamos que o nosso papel na tecnologia definida por software é justamente auxiliar você e o seu negócio a entrar nesse novo mundo.Portanto, te convidamos a acessar o nosso site e conhecer mais sobre o nosso trabalho e também sobre a nossa experiência no mercado. Desenvolva o seu negócio com ajuda da tecnologia definida por software e, para isso, conte com a ajuda da Monitora!