Fábrica de software: desenvolvimento de soluções personalizadas

Fábrica de software: desenvolvimento de soluções personalizadas

Como implementar automação de testes de software

Você já ouviu falar em fábrica de software?

Vamos imaginar que a sua empresa possui uma demanda interna bastante específica e que as soluções do mercado não atendem 100% dos seus requisitos.

Em uma situação como essa, uma fábrica de software entra como a sua parceira para o desenvolvimento da solução ideal para o seu negócio!

Pois, se você acredita que softwares são desenvolvidos apenas para empresas de grande porte e somente por fornecedores internacionais, você está muito enganado(a)!

Pequenos e médios negócios podem tirar do papel a ideia de ter um software e colocá-lo em prática.

Normalmente, é muito difícil que seja montada uma equipe interna para o desenvolvimento de uma solução, sendo as empresas fábricas de software as mais solicitadas nesse caso.

Sendo assim, nesse cenário, no conteúdo de hoje trouxemos para você tudo o que precisa saber sobre esse tipo de parceiro!

Acompanhe a leitura.

O que é um software personalizado? 

Como o próprio nome sugere, um software para empresa personalizado é aquele feito sob medida para o negócio.

Cada empreendimento possui uma necessidade, baseada em sua área de atuação e características da empresa.

Nesse sentido, a solução ideal para a realidade do negócio é possuir ferramentas perfeitamente adequadas.

Softwares personalizados  possuem a capacidade de potencializar atividades operacionais e administrativas de uma maneira ainda mais particular do que os softwares genéricos.

Quando falamos em tecnologia e softwares, com certeza a maioria dos empresários podem levantar as mãos e afirmarem que utilizam algum tipo de recurso.

O problema é que possuir o software certo, adequado às atividades, não é a realidade de todos.

Todavia, ao optar por um serviço de personalização, é possível maximizar a produtividade, reduzir lucros, estruturar e automatizar processos de uma empresa.

É de extrema importância que, antes de adotar qualquer tipo de tecnologia, a sua empresa seja capaz de identificar quais são as demandas para assim conhecer as soluções capazes de atendê-las.

No mercado, muito dificilmente você encontrará uma ferramenta que atenda a todos os requisitos exigidos. 

Portanto, é muito comum que algumas organizações invistam em fornecedores de softwares que moldam ferramentas baseadas no mapeamento das particularidades do negócio.

O que é uma fábrica de software?

Agora que você já entendeu direitinho sobre o que se trata uma solução personalizada, vejamos o que é exatamente uma fábrica de software.

Afinal, esse modelo de negócio está cada vez mais presente nos ambientes e empresas de tecnologia graças a especificidade dos produtos que são desenvolvidos.

A palavra ‘fábrica’ é utilizada para fazer uma analogia à velocidade, produção em larga escala e foco na alta produtividade, possuindo uma metodologia bastante similar ao ritmo industrial.

Diante disso, podemos definir que uma ‘fábrica de software’ é uma empresa que constrói e realiza a manutenção de sistemas e aplicações web e mobile.

Sendo assim, fábricas de softwares possuem como objetivo otimizar os processos da sua empresa através de tecnologias específicas para as suas necessidades.

Quais as vantagens de possuir um software personalizado?

Softwares personalizados possuem diversas vantagens para a sua empresa, vejamos aqui algumas delas:

  1. Centralização das operações

É muito comum que soluções personalizadas centralizem todos os processos em um único com o intuito de facilitar a administração das informações.

Essa característica potencializa as atividades, diminuindo a incidência de erros e ruídos de informação. 

Com todos os módulos operacionais funcionando em uma única base, os gestores possuem uma maior facilidade em controlar os fluxos de trabalho e cumprir os cronogramas pré-definidos.

  1. Inclusão apenas do necessário

Produtos genéricos são padronizados, logo, podem possuir um grande pacote de funções que não são úteis para o seu negócio.

Devido a não utilização desses módulos, a sua empresa pode estar pagando uma licença muito cara sem usufruir, apenas ocupando espaço na memória do seu computador.

Todavia, uma aplicação customizada oferece uma realidade totalmente contrária, afinal, será desenvolvido somente as funcionalidades necessárias.

Em caso de necessidade de ampliação de módulos, a fábrica de software pode realizar essa atividade tranquilamente.

  1. Segurança da informação

Soluções personalizadas são prioridade para muitas empresas devido a segurança que oferecem aos dados organizacionais. 

Ao contrário de arquivos impressos e planilhas convencionais, os softwares personalizados podem ser adicionais de segurança para aprimorar a privacidade dos dados.

  1. Possibilidade de economia 

Existe o mito de que softwares personalizados são mais caros, porém, a longo prazo, você pode verificar que existe uma maior economia para a sua empresa.

Isso porque, através de uma aplicação personalizada para as necessidades do seu negócio, você não precisa adquirir outros apps para executar os processos operacionais. 

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Além disso, softwares personalizados aumentam a eficiência das operações, desburocratizando as obrigações, de forma a eliminar os gastos extras com os colaboradores.

Como ocorre o processo de desenvolvimento de soluções personalizadas? 

O desenvolvimento de soluções personalizadas passa por diversas etapas até que o software esteja funcionando perfeitamente no seu negócio.

Vejamos aqui quais são elas: 

Mapeamento das necessidades do cliente

Em primeiro lugar, antes de executar qualquer atividade, é necessário realizar o levantamento dos requisitos do cliente.

Nesse momento, são analisadas as necessidades do cliente e qual o objetivo de desenvolver determinado software. 

Aqui, é preciso muita atenção para que os resultados esperados sejam alcançados.

Por isso, devem ser feitas reuniões entre o cliente e o desenvolvedor para conhecer todas as demandas e possibilidades para o software.

Especificações técnicas

Após possuir o briefing completo com as necessidades, é chegado o momento da criação de user stories.

Nesta fase documental são elencadas as demandas da empresa e a mesma deve ser enviada para a fábrica. 

Sendo assim, o desenvolvimento do software só poderá se iniciar após toda a equipe entender o que deverá ser entregue. 

Desenvolvimento

Aqui é a hora da equipe colocar a mão na massa, com as suas tarefas já divididas e as atividades definidas para cada profissional.

Portanto, o processo de codificação deve ser feito quando a documentação do software estiver refinada e é nesse momento que o desenvolvedor começa a criar toda a estrutura lógica dentro do software.

Hoje, existe uma divisão em duas partes do desenvolvimento: o front-end e o back-end. 

No front-end os profissionais designados para essa parte irão desenvolver o que usuário irá enxergar, já no back-end é onde fica montada toda a estrutura da regra de negócios.

Fase de teste 

Após o desenvolvimento da primeira versão do software, é chegada a hora de testar para ver se ele cumpriu com os requisitos selecionados.

Em primeiro lugar, o teste é feito simulando diversos cenários, para ver como e onde ele funciona.

Em caso de gaps e problemas, os desenvolvedores devem reajustar até que chegue a um ponto satisfatório.

Revisão 

Por fim, após a aprovação nos testes de funcionalidade, é feita uma revisão, que se trata de uma apresentação que o Q.A (Quality Assurance) realiza.

Esta revisão tem como objetivo garantir a qualidade do produto desenvolvido e analisar se foi entregue o que o cliente queria.

Implantação 

Com todas as correções necessárias feitas, é chegado o momento de implantar o software no negócio do cliente.

Por fim, nesta etapa, é fundamental que o cliente esteja integrado e adaptado com o software, para ter a melhor experiência com o produto possível. 

Mesmo falando de uma solução personalizada para as necessidades da empresa, ainda assim é necessário fornecer treinamentos ou até mesmo tutoriais para o próprio software.

Como escolher uma boa fábrica de software?

Como você viu até aqui, fabricar um software exige que sejam cumpridas diversas etapas.

Cada uma delas deve ser executada da forma mais eficiente possível para que não haja falhas no momento da entrega.

Há quem deseje formar seu próprio time de design e desenvolvimento e, mesmo não sendo uma missão impossível, essa opção pode ser muito custosa.

Por isso,  antes de partir para essa etapa, considere contratar um fornecedor de tecnologia.

Nesse cenário, é necessário se fazer algumas perguntas no momento de escolher uma fábrica de software.

Qual é o objetivo da minha empresa com o software? Qual é a minha demanda? Em que prazo a empresa pode entregar? O quanto eu posso investir?

Sabendo as respostas para essas perguntas você já terá um direcionamento sobre qual a sua  melhor opção de fábrica de software.

Em suma, o seu melhor fornecedor será aquele que atende a todos os requisitos de desenvolvimento do seu produto digital.

A dica aqui para você ter certeza é buscar uma consultoria de tecnologia para validar sua ideia e seu investimento.

Conte com a Monitora para o desenvolvimento do software perfeito para a sua empresa

Você possui a necessidade de uma solução específica e mais complexa de TI para o seu negócio? 

Para te ajudar nessa missão você pode confiar na Monitora!

Somos uma empresa de software especialista em ajudar negócios a se tornarem digitais por meio de metodologia, processos e software.

Entre em contato conosco e veja mais sobre como podemos alavancar o seu negócio. Confie em uma fábrica de software para ter destaque no mercado!

Veja mais em nossa página de squads ágeis em fábricas de softwares.

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista