parcerias com empresas de outsourcing de TI

As vantagens em estabelecer parcerias com outsourcing de TI

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Um dos maiores dilemas das empresas ao tornar seus processos de trabalho mais ágeis é em relação a adotar o desenvolvimento de software internamente — e colocá-lo sob a responsabilidade da equipe de Tecnologia da Informação (TI) da companhia — ou apostar em parcerias com empresas de outsourcing de TI.

A opção in-company (dentro da empresa) é comum em organizações que acham importante ter total controle sobre as ferramentas que utilizam em suas operações. Para isso, precisam arcar com os custos de seleção e contratação de profissionais, pagamento de salários e encargos trabalhistas, bem como com os gastos com a política de benefícios oferecida aos trabalhadores.

Com o outsourcing, porém, a organização gasta menos com esse processo e ainda tem a vantagem de sua equipe interna poder dedicar mais tempo às atividades centrais do negócio. Por outro lado, é essencial que a equipe externa entenda a cultura da organização e a infraestrutura disponível.

Essa decisão, portanto, requer uma análise das vantagens e desvantagens existentes entre esses modelos. Neste post, você vai conhecer melhor os benefícios de transferir esse trabalho para empresas especializadas. Venha com a gente!

Vantagens do outsourcing de TI

Antes mesmo de escolher apostar na terceirização, é essencial que a organização defina seus objetivos com o desenvolvimento de software. Isso ajuda a entender melhor as necessidades da companhia e, assim, avaliá-las de um jeito mais completo. Veja, a seguir, alguns benefícios importantes.

Redução de custos

Quando a empresa opta por firmar parcerias com empresas de outsourcing de TI, elimina os custos com contratação, treinamento e capacitação de profissionais, bem como aquisição de hardware e software, com estrutura física necessária para acomodar a equipe e os equipamentos e com a gestão do processo.

Esses custos ficam todos com a organização que vai fornecer a solução. A companhia paga, então, pelo serviço prestado pelo provedor. Quando colocados na ponta do lápis, é comum que os custos sejam inferiores tanto no curto quanto no médio e no longo prazo.

Expertise

As empresas especializadas em outsourcing de desenvolvimento de software, em geral, têm equipes de profissionais experientes na solução de problemas nesse tipo de atividade. Além disso, é comum que esses provedores tenham acesso às tecnologias mais recentes disponíveis no mercado.

É essencial, porém, que esses especialistas compreendam as necessidades do cliente para que tanto o planejamento quanto a execução do projeto ocorram do jeito mais fluido possível. Para isso, é muito importante que o fornecedor e o cliente atuem em conjunto em todas as etapas do desenvolvimento da ferramenta.

Flexibilidade

Quando uma empresa desenvolve seus softwares internamente, pode ter dificuldades, caso comece a crescer rapidamente ou surjam necessidades de mudar a forma como as operações internas funcionam. Nesses casos, pode ser preciso adaptar toda a infraestrutura de TI (tanto a equipe quanto o maquinário).

Se tiver parcerias com empresas de outsourcing de TI, entretanto, a organização ganha flexibilidade nesse aspecto. Os fornecedores têm mais condições de adaptar os sistemas e as soluções com rapidez, conforme o volume de negócios for variando. Assim, o cliente só precisa solicitar ao provedor que se adapte ao seu novo contexto para que ele mesmo dimensione as equipes e os recursos necessários.

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Atualização

A atualização é outra vantagem bastante importante do outsourcing de TI. Independentemente de o software ser desenvolvido interna ou externamente, é fundamental garantir que ele esteja sempre atualizado — afinal, isso é muito importante para a clientela da organização.

Quando a empresa tem desenvolvimento interno, seus próprios profissionais são responsáveis por essa atualização. No outsourcing, porém, é a equipe do provedor que vai ter que se preocupar com isso. Enquanto isso, a equipe do cliente pode se dedicar aos processos principais da organização.

Inovação

Com o desenvolvimento terceirizado de software, a inovação fica mais presente no resultado. Isso ocorre porque o fornecedor da solução mantém suas equipes sempre atualizadas a respeito de novas tecnologias e de novidades nos processos operacionais.

Paralelamente, o cliente pode dedicar mais tempo e recursos humanos a suas metodologias internas. Isso, em si, favorece a inovação, já que a otimização do uso das capacidades dos profissionais de TI da empresa tem papel fundamental nesse processo.

Segurança e controle

É comum que as companhias optem por manter o desenvolvimento de software internamente por medo de que o acesso a suas informações corporativas internas — e, muitas vezes, confidenciais — traga mais problemas que soluções. Por isso, preferem ter mais controle sobre a gestão do material (software e hardware) utilizado pela equipe.

Assim, muitas organizações acreditam que é essencial que essas informações fiquem restritas a seus sistemas internos. Isso porque, quando investem em parcerias com empresas de outsourcing de TI, estão lidando com um fornecedor que, no mínimo, tem objetivos de negócio diferentes — afinal, é outra empresa.

Escolher essa alternativa, entretanto, não significa abrir mão da segurança da informação. Ao contrário. Esses provedores de serviço geralmente são certificados por normas de segurança específicas e usam ferramentas avançadas de proteção de dados. Isso é uma segurança para eles mesmos, inclusive.

Para garantir a segurança, uma das práticas comuns nesse mercado é evitar contratar fornecedores que prestam ou já prestaram serviços para a concorrência.

Vantagem competitiva

Essas características da terceirização trazem mais eficiência e produtividade ao desenvolvimento de soluções de software porque o trabalho é feito por profissionais experientes que já conhecem o mercado. Como eles têm acesso mais frequente a novas tecnologias e às tendências do segmento, fica mais fácil criar uma solução que ajude o cliente a obter vantagens competitivas.

Como a companhia ganha tanto no aspecto operacional quanto no financeiro, ela se torna mais inovadora e eficiente. E ela ainda ganha um benefício adicional: o Chief Information Officer (CIO) consegue prever e planejar melhor os investimentos a serem feitos.

E você? Já está preparado para tomar a decisão de fazer uma parceria com empresas de outsourcing de TI ou ainda tem dúvidas sobre qual a melhor opção para a sua organização? Então, entre em contato conosco, tire suas dúvidas e saiba como nós poderemos ajudá-lo!

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