Ter contas nas redes sociais, disponibilizar produtos em um site e oferecer um atendimento de alto nível em todos os canais são iniciativas fundamentais para cativar os clientes. Por outro lado, é necessário também investir em um aplicativo mobile para o seu negócio.
Isso porque os consumidores gostam de comodidade e de rapidez para localizar um serviço e finalizar uma compra. Com certeza, você e seus familiares já usaram um aplicativo para pedir uma refeição, solicitar um táxi ou agendar uma consulta médica.
Neste post, mostraremos os motivos que fazem valer a pena uma empresa contar com um app. Confira!
Conte com um eficiente canal de marketing
Nem sempre o cliente terá tempo para acessar o site da sua empresa, ler uma newsletter enviada por e-mail ou visitar a conta da companhia nas redes sociais. Se você deseja fazer algo diferenciado, uma alternativa é contar com um aplicativo que envie mensagens instantâneas, informando sobre as promoções ou oferecendo um cupom de desconto.
Para engajar os consumidores, as corporações precisam de meios de comunicação que mostrem as ofertas de forma simples. Se o cliente sentir confiança ao fazer uma compra por um aplicativo mobile, sem dúvida, esse canal de contato contribuirá para fortalecer a marca e elevar as vendas.
Incentive o reconhecimento da marca
Além de ser uma ferramenta importante para aumentar os lucros, o aplicativo mobile é uma forma da empresa estar presente nos pensamentos dos stakeholders: por exemplo, um restaurante disponibiliza um app para reservar as mesas e escolher os pratos.
Inegavelmente, essa medida faz com que a experiência do cliente seja bastante positiva para a organização. Esse fator também contribui para o reconhecimento da marca, o que ajuda a atingir resultados mais expressivos.
Ter um aplicativo é uma ação que deve ser priorizada por todas as corporações. Um dos motivos é que boa parte dos clientes utilizam um app por várias horas do dia, o que mostra o potencial desse recurso de interação para melhorar o relacionamento com o público-alvo.
Fidelize clientes com aplicativo mobile
Qualquer consumidor gosta de saber, em primeira mão, de uma oferta especial. Ou seja, quanto antes for informado de uma promoção, melhor será para ele se organizar e partir para as compras.
Com um app, uma corporação pode facilitar o acesso aos serviços e oferecer condições de pagamento especiais para os usuários. Essa postura é decisiva para fidelizar mais clientes, pois torna o contato da empresa com o público-alvo mais fácil e prático.
Em vez de visitar o site de uma empresa digitando do URL, o cliente terá um app que torna a compra mais prática. Quanto mais fácil for localizar produtos e serviços, maiores são as chances de um consumidor avaliar positivamente o atendimento, o que é ótimo para a fidelização.
Pense na vantagem competitiva
Um empresário abriu uma pizzaria em uma cidade com grande movimento de turistas e percebeu que os concorrentes não investem em um aplicativo mobile. Ao contar com um app, o empreendedor pode apresentar o cardápio para o público-alvo, oferecer cupons de desconto e facilitar o pagamento da conta.
Além disso, pode dar a opção de reservar uma mesa com antecedência. Nada melhor para um cliente do que chegar a um restaurante e esperar pouco tempo para a refeição chegar. Os usuários não querem perder tempo com filas, nem ficarem esperando por mais de 15 minutos para iniciar a refeição.
Ter um recurso que permita um atendimento diferenciado em relação à concorrência é essencial para uma empresa ser mais competitiva e impactante para os stakeholders. Isso contribui para conquistar novos clientes e tornar a marca forte no mercado.
Esteja presente em um mercado em franca expansão
A retenção dos clientes é uma meta relevante para as organizações. Por isso, o foco na melhoria do atendimento deve fazer parte da estratégia corporativa. Por exemplo, uma empresa de calçados opta por lançar um app para expor e vender os produtos.
Essa medida, sem dúvida, permite divulgar a marca e crescer bastante as chances de concretizar novas vendas. No Brasil, o mercado de smartphones apresenta um grande potencial a ser explorado. Em 2016, esses aparelhos chegaram, no primeiro semestre, a 168 milhões de unidades.
Isso significa que uma parcela expressiva da população está apta a utilizar um aplicativo mobile para consumir produtos e serviços na palma da mão. A tendência é que a quantidade de smartphones seja cada vez maior.
De olho nesse aspecto, algumas empresas já contam com apps para interagir com o público-alvo. Não apostar na tecnologia para conquistar os consumidores é um dos maiores erros que uma companhia pode cometer.
Tenha uma relação de parceria com os clientes
Uma corporação sabe que é primordial satisfazer as necessidades dos usuários para conquistar um lugar de prestígio no mercado. Para isso, é indicado ter um mecanismo para coletar sugestões e críticas dos consumidores.
Por meio de um app, uma empresa pode ter um espaço para tirar dúvidas e conhecer as ideias dos clientes para tornar o negócio mais atrativo. Tão importante quanto ter um canal para interagir com os stakeholders é fornecer um feedback das mensagens enviadas pelos clientes por meio do aplicativo.
Mostrar respeito pelo cliente é uma iniciativa correta para uma organização consolidar uma boa imagem. Por isso, é necessário disponibilizar em um app um espaço para os consumidores se sentirem presentes no dia a dia da companhia.
Atualmente, uma empresa tem a obrigação de investir em um aplicativo mobile para superar a concorrência e se manter competitiva. Com planejamento, criatividade e foco em resultados, é possível lançar um canal de comunicação que seja capaz de oferecer um atendimento diferenciado e de fidelizar o público-alvo.
Com certeza, um app bem desenvolvido é capaz de conquistar a confiança dos clientes, o que é indispensável para aumentar o faturamento. Uma empresa deve oferecer comodidade e praticidade para os usuários. Do contrário, abrirá oportunidades para os concorrentes serem mais fortes e relevantes.
Para alavancar as vendas, nada melhor do que ler este post sobre como tecnologia e marketing podem andar lado a lado. Afinal, o conhecimento é peça-chave para o sucesso!