Desenvolvimento de aplicativos médicos veja porque criar o seu

Desenvolvimento de aplicativos médicos: veja por que criar o seu

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Muitos são os desafios que as equipes médicas ao redor do mundo precisam enfrentar para oferecer serviço de qualidade. Entretanto, podemos contar com a evolução dos estudos na medicina e com suas novas ferramentas. Por exemplo, o uso de aplicativos médicos já é uma realidade em muitos lugares, inclusive aqui no Brasil!

São diversos os modelos já existentes para atingir diferentes objetivos dentro do atendimento ao paciente. Com isso, a medicina se torna mais apta para atender o crescente volume de pessoas que precisam de atenção médica em qualquer especialidade que seja. Sobretudo, esse tipo de tecnologia se destaca em lugares em que são poucos os recursos.

Por exemplo, em cidades do interior, em que o acesso a um hospital possa ser demorado e os serviços móveis não sejam tão eficientes, os aplicativos podem ser cruciais para aumento da qualidade de serviço. Isso porque eles podem funcionar tanto como uma forma de monitorar alguns pacientes, quanto para agendar atendimentos, ou solicitar serviço médico urgente.

Independente de qual seja a finalidade para a criação de aplicativos na área da medicina, é um fato que o desenvolvimento de softwares específicos para médicos marca um grande avanço no atendimento médico. Por isso, cada vez mais cresce o número de profissionais que solicitam a criação desses aplicativos.

Aplicativos médicos: telemedicina, mHealth e mLearning 

O uso de aplicativos para médicos otimizou o atendimento, tornando-o mais rápido e eficiente, em muitos lugares do mundo. Isso é a pura expressão de que o futuro já está entre nós e irá transformar a vida de milhares de pessoas.

Tudo isso por meio de um tipo de tecnologia que é mais acessível a grande parte da população pelo custo relativamente baixo. Afinal, é enorme o número de pessoas no Brasil e em outros países que convivem com smartphones que já viraram parte indispensável da rotina. Prova disso é que durante a pandemia da Covid-19 praticamente todo serviço público foi feito pelo celular.

Inclusive, foi nesse momento histórico que proporcionou a medicina a buscar novas alternativas no desenvolvimento de softwares que suprissem, mesmo que minimamente, o vazio que a pandemia deixou. Nesse contexto, crescem os números de ferramentas da Telemedicina, mHealth e mLearning. 

Telemedicina – O que é?

O que identifica-se como “telemedicina” é o simples atendimento a pacientes feito por profissionais da saúde de forma remota. Esse tipo de recurso esteve muito presente durante toda a pandemia da Covid 19, quando era muito difícil sair de casa para qualquer tipo de situação, ainda mais com os hospitais cheios.

Por exemplo, os serviços de psicoterapia feitos via Skype ou Zoom foi um caso de telemedicina que cresceu de maneira absurda durante os tempos de pandemia. Esse recurso proporcionou alívio para milhões de pessoas e conseguiu aproximar vidas por meio de um serviço médico de qualidade e a tecnologia disponível.

Entretanto, sabemos o quanto a própria telemedicina pode apresentar falhas e se mostrar ineficiente por diversas razões. Ainda assim, é um recurso emergencial em alguns momentos e pode ajudar a diminuir o fluxo constante de pacientes nos hospitais.

Com o uso da tecnologia certa, é possível realizar atendimentos a distância que sejam competentes para casos menos graves, além do monitoramento de pacientes, renovação de receitas e muito mais. Nesse sentido, o desenvolvimento de um aplicativo ou software para aprimorar a telemedicina irá cooperar ainda mais com essa oferta.

mHealth – O que é?

Muito se confunde telemedicina com mHealth, entretanto são práticas diferentes e com finalidades diferentes, tendo um fator em comum: o uso da tecnologia para melhorar a vida dos pacientes. Como já mencionamos, a telemedicina irá trabalhar com o atendimento médico remoto, com predominância das vídeo-chamadas.

Já no caso da mHealth, existe o atendimento móvel de medicina, que tem como maior objetivo diminuir a demanda por atendimento nos hospitais presenciais. Ou seja, o foco é fazer com que alguns dos serviços relacionados ao atendimento da saúde sejam otimizados, para que o foco seja de fato no tratamento dos pacientes.

De certa forma, o mHealth já está presente na vida de muita gente, já sendo uma realidade em muitos contextos. Por exemplo, quando alguém usa um aplicativo de celular para marcar uma consulta médica, em qualquer especialidade que seja, realiza-se um processo de mHealth. Em consequência, as pessoas otimizam seu tempo e diminui-se a demanda nos hospitais e clínicas.

Mas não é só isso, visto que cada vez mais os pesquisadores na área da medicina e também da tecnologia têm pensado em como tornar esse serviço mais completo. Dessa forma, podemos encontrar softwares e aplicativos capazes de fazer triagem via aplicativo, monitorar pacientes que estão longe e até mesmo agendar cirurgias.

Também houve aumento significativo dos serviços de mHealth durante a pandemia da Covid-19, o que ajudou em muitos contextos a não deixar que a saúde entrasse em um colapso total por excesso de demanda. 

mLearning – O que é?

Por fim, temos outro recurso que também se relaciona com o uso de aplicativos para médicos que cresceu bastante nos últimos anos. No caso, a mLearning é vista como o futuro no processo de aprendizagem de novos profissionais da medicina e áreas afins da saúde, tanto que já a encontramos em universidades, cursos técnicos e muito mais.

Trata-se, portanto, da aprendizagem móvel, com foco no aprimoramento de profissionais da saúde por meio de métodos educativos eficientes. Como exemplo, podemos citar os aplicativos de quiz, em que estudantes de medicina precisam responder perguntas todos os dias para aprimorar o seu conhecimento.

A longo prazo, isso pode contribuir muito para que a realização de diagnósticos no consultório sejam mais eficientes e aumente o repertório do profissional na hora de agir com um paciente. Como mencionamos, já existem escolas de medicina que trabalham diretamente com aplicativos e softwares de mLearning para a formação de médicos.

Ademais, esse também será um recurso disponível para aqueles que já se formaram e já atuam em consultórios. Afinal, o processo de aprendizagem nunca termina de fato, ao passo que a própria medicina está sempre em constantes mudanças com novas descobertas e também novos tratamentos.

Podemos pensar então que essa é uma boa alternativa para impedir que os médicos e profissionais da saúde fiquem presos a métodos ultrapassados. Isso com apenas alguns minutos do dia que já são capazes de transformar o conhecimento e, consequentemente, melhorar a vida dos pacientes. 

Tanto para a telemedicina, quanto para o mHealth e o mLearning, existem diversos recursos tecnológicos capazes de levar essas iniciativas simples a um maior patamar de qualidade.

Por que criar um aplicativo médico para atendimento?

Até agora nós já conseguimos compreender algumas das principais vantagens em utilizar os aplicativos para médicos, mas vamos sintetizá-los de forma que ficará ainda mais explícito. No caso, muitos profissionais da saúde, principalmente os que trabalham de forma autônoma, ficam em dúvida se investir em um aplicativo realmente possui suas vantagens.

Sim, existem, e nós podemos citar diversos. A começar pela própria melhoria na qualidade do serviço, que sempre será um ponto capaz de gerar vantagem competitiva. Ou seja, com a melhoria do serviço que você produz, a sua reputação enquanto um profissional da saúde irá crescer bastante em sua área de atendimento.

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Além disso, os aplicativos também são ótimos para diminuir o excesso de trabalho que o médico ou o profissional da saúde tem. Geralmente são muitas clínicas para se atender em um curto período de tempo, diversos pacientes, sendo que alguns deles precisam ser monitorados com certa frequência.

Com isso, pequenas tarefas que juntas ocupam muito tempo poderão ser feitas mais rapidamente, e consequentemente o profissional poderá se dedicar a outras demanas. Por exemplo, o serviço de marcação de consultas pode ser feito inteiramente por meio de um software que consegue organizar os horários de atendimento, a ordem dos pacientes e seus prontuários.

Ademais, a própria renovação de receitas pode ser solicitada via aplicativo, relatórios dos pacientes, como a identificação de sintomas e muito mais. Por fim, os pacientes podem fazer avaliação do serviço que tiveram, e esse é um poderoso recurso para conseguir mapear as preferências dos clientes.

De qualquer forma, é sempre importante lembrar que o acesso a tecnologia é bem mais do que avanço em termos financeiros. Isso porque existirá maior qualidade de vida aos pacientes que experimentaram essa tecnologia, bem como ao profissional da saúde.

Tipos de Aplicativos médicos – e como fazer

Agora que você já identificou o quanto os serviços médicos podem melhorar com o uso de aplicativos, provavelmente já decidiu investir nesse recurso para o seu trabalho. Dessa forma, agora é hora de pensar em quais fatores precisam estar presentes em um aplicativo para os seus pacientes.

Nesse contexto, é importante pensar em cada serviço de forma específica, ou seja, mapear quais as dificuldades presentes no cotidiano profissional que poderiam ter solução em um sistema de software. A partir disso, é possível recorrer a algumas ferramentas especiais que os programas e aplicativos possuem para solucionar problemas. Vejamos algumas:

Chat in-app

Atualmente, as pessoas têm cada vez mais pressa em ter respostas precisas sobre os seus problemas, principalmente quando se diz respeito a tirar dúvidas. Nesse sentido, nem sempre o telefone pode ser uma boa alternativa, já que demanda que alguém esteja do outro lado da linha atento ao que o outro fala.

Por outro lado, os aplicativos e softwares modernos já conseguem fazer uma espécie de autoatendimento dentro da própria plataforma. Por exemplo, quando alguém envia uma mensagem no app e uma mensagem automática a responde perguntando mais detalhes sobre o que a pessoa deseja.

Note que nesse caso existe uma espécie de triagem de atendimento, para que o profissional que for de fato tirar a dúvida já tenha conhecimentos prévios sobre o assunto. Ademais, por vezes o autoatendimento é o suficiente para resolver a questão.

Afinal, são várias as pessoas que possuem a mesma dúvida, de modo que ao invés de parar para responder a mesma coisa todo o tempo, o chat in-app conseguiria já registrar essas respostas e esclarecer as dúvidas. 

Fluxo de usuário

Os aplicativos e softwares para médicos não são exclusivos para os pacientes, como já mencionamos, pois eles também ajudam a equipe médica. Por conta disso, é comum que quem busque a criação de um app exclusivo pense na possibilidade de criar duas plataformas diferentes, mas isso não é necessário.

Afinal, por meio dos recursos de Fluxo de Usuário é possível criar um app que tenha duas ou mais versões, com áreas destinadas aos profissionais e aos pacientes, por exemplo. Isso facilita demais o atendimento e consegue unificar todas as demandas em um mesmo banco de dados com toda a praticidade possível!

Notificações push

Nem sempre os médicos ou pacientes conseguem ter em mente toda a agenda de uma semana, o que é comum nos tempos atuais. Mas esse problema pode facilmente encontrar a solução em um aplicativo médico, onde haveria notificações sobre as consultas, necessidade de fazer exames, horário de tomar remédios, marcar revisões e muito mais.

No caso, chama-se de “notificações push” o mecanismo nos aplicativos que faz com que os avisos de um app apareçam na tela inicial do celular. Assim, mesmo que o paciente ou médico esqueça de entrar na plataforma, o aviso estará lá um dia antes, por exemplo, e isso impede a perda de tempo e dinheiro, como por exemplo, com falta em consultas.

Gateway de pagamento

Atualmente, praticamente todos os processos burocráticos podem ser resolvidos por meio do acesso a um smartphone, o que de fato é uma revolução. Por exemplo, cada vez mais se recorre aos aplicativos para pagamento e geração de boletos, uso de cartão de crédito, negociação de dívidas e muito mais.

Ademais, esses processos podem ser feitos com toda a segurança da tecnologia de ponta existente para esse tipo de necessidade. Para o médico ou paciente, a disponibilidade do pagamento via app também pode ser uma grande facilidade. Afinal, quem agenda uma consulta poderá pagá-la direto pelo app, antes mesmo de ir ao consultório!

Prescrições digitais

Dentro desse aspecto, a telemedicina é a mais beneficiada, de modo que as prescrições digitais foram muito comuns no contexto da pandemia. No caso, trata-se da emissão de receitas via aplicativo ou plataforma digital, o que facilita para um paciente que precisa de remédios de uso contínuo e não pode estar sempre indo ao consultório.

Assim, toda a renovação poderia acontecer por meio da internet com muita praticidade e rapidez. Assim, o médico faria a receita em punho, como é necessário perante a lei, e faria o escaneamento para que a receita fosse enviada diretamente ao paciente. 

Isso também pode ser feito em e-mail, porém esse recurso acaba facilitando a falsificação das receitas. Por outro lado, o médico pode recorrer a um app que garantisse acesso único à receita na plataforma exclusiva, de modo que o documento não ficaria mais disponível após o único acesso destinado à impressão. 

Sistema de avaliação e triagem

Por fim, temos um recurso que também já está muito presente no cotidiano de muitas pessoas no Brasil e no mundo. Afinal, o uso de aplicativos e softwares para fazer triagem para o atendimento é uma realidade em muitos lugares e para milhões de pessoas.

Dessa forma, a principal vantagem seria a otimização no atendimento médico, com diminuição nas filas e prioridade para os pacientes em casos graves e urgentes. Já quando falamos em “avaliação”, nos referimos tanto ao uso do app para emitir um possível diagnóstico e salvar numa espécie de “prontuário digital” quanto na avaliação dos pacientes.

Conclusão

A tecnologia no atendimento médico em clínicas e hospitais é um recurso do futuro que já chegou e está entre nós! Portanto, cada vez mais será possível encontrá-la em qualquer posto de atendimento, tanto do setor público quanto do setor privado. No entanto, aqueles que saírem na frente e equiparem os seus consultórios, terão mais destaque.

Por isso, não deixe de considerar a criação de um serviço de atendimento online para o seu serviço médico o quanto antes, por todos os motivos que já citamos nesse texto. Aqueles que optam por esse recurso experimentam um aumento nas classificações positivas do  trabalho, o que resulta em vantagem competitiva.

Ademais, os pacientes poderão experimentar o melhor da medicina sem todos os obstáculos que predominaram até agora, como atrasos e burocracias. Portanto, não é um gasto e sim um investimento com possibilidade de retorno muito maior do que o valor inicial.

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