Você já ouviu falar sobre as fábricas de software? Essa nova forma de produção tecnológica está em alta, principalmente por conta das demandas mais específicas do mercado atual. Por isso, hoje iremos te explicar um pouco mais sobre o que são e os atributos de uma fábrica de software que devem ser considerados.
Esse é um assunto de extrema importância em nossos dias, visto que cada vez mais as tarefas empresariais implicam no funcionamento de um software eficiente. Afinal, vamos lembrar que o Software é um conjunto de programações capaz de organizar rotinas, separar tarefas, agilizar processos, gerar aumento de receita e muito mais.
Dito isso, qual empresa em nossos dias não precisa diretamente do uso de softwares para conseguir entregar o seu produto ou serviço com qualidade? No caso, a ausência de um software pode levar a um atraso considerável na entrega, além de abrir uma grande margem para a concorrência mais atualizada.
Assim, os softwares estão presentes em todas as sociedades nos mais diversos tipos de empresas, das grandes às pequenas. Consequentemente, existe também um aumento da oferta de serviços de softwares e empresas que desenvolvem modelos específicos para algum tipo de negócio.
Todavia, agora que nós já entendemos a importância deles, vamos combinar que não basta ter qualquer software em uma empresa. Afinal, é preciso que a programação seja eficiente e consiga resolver os problemas que surgem para a entrega final.
Nesse sentido, uma das soluções mais completas do mercado, certamente são as fábricas de software. Como a Monitora, que tem experiência e qualidade comprovada na construção de soluções digitais! Acesse nosso site e entre em contato conosco.
O que é e como funcionam as fábricas de Software
Mas antes de qualquer coisa, é preciso entender como funcionam, especificamente, as fábricas de software e como elas conseguem nos ajudar a desenvolver empresas mais inteligentes e com melhores resultados de entrega e qualidade.
Para isso, vamos precisar retornar um pouco ao termo “fábrica”, que é extremamente comum em nossos dias, mas que nem sempre paramos para pensar sobre. Afinal, o que determina o que é uma fábrica?
No caso, as fábricas trabalham diretamente com a fabricação de um determinado produto com o uso das técnicas, modelos e aparelhos industriais. Assim, elas conseguem entregar um determinado produto em grandes quantidades devido a um processo intenso de fabricação.
Caso você já tenha ido a uma fábrica, deve ter notado que elas apresentam uma outra característica muito própria: a organização dos setores e trabalhadores. Isso porque as fábricas trabalham diretamente com o modelo de divisão do trabalho.
Esse modelo é o segredo pelo qual as fábricas conseguem fazer tanto em tão pouco tempo. Ou seja, existe um esforço enorme de todos os colaboradores para um mesmo fim, e eles contam com princípios de gestão que são inteligentes e capazes de organizar o processo.
Portanto, chegamos aqui a outro conceito de fábrica que também vamos aplicar para o entendimento das fábricas de software: a linha de produção. Essa será então a linha mestra que conduzirá todo o processo até que o resultado final seja entregue.
Dessa forma, conseguimos entender que as fábricas de software irão utilizar dos mesmos conceitos de uma fábrica tradicional. Portanto, haverá um conjunto de recursos, setores e profissionais diferentes que se integram, embora funcione a partir da divisão do trabalho e da especialização das áreas de produção.
Mas o que uma fábrica de software produz, especificamente?
Bom, essa pergunta tem uma resposta um tanto óbvia, já que as fábricas de software produzem justamente os softwares. Esse recurso que nós já delimitamos em nossa introdução e que está presente em praticamente toda a nossa sociedade em nossos dias.
Antigamente, o trabalho de produção de um software demorava muito e envolvia muito esforço de alguns poucos programadores especializados. Assim, além do tempo que demorava para produzir, eram maiores as chances de a programação não sair de forma eficaz e precisar constantemente de reparos.
Isso mudou com o avanço das tecnologias, bem como com a possibilidade de amplo conhecimento sobre esses processos. Além do mais, são milhares os programadores que começaram a trabalhar e a se especializar em softwares nos últimos anos.
Todo esse conjunto de conhecimento proporcionou a evolução das técnicas de desenvolvimento de software que culminaram em novas soluções. Assim, hoje já se sabe muito sobre esse recurso, bem como existem constantes pesquisas sobre o tema.
Como resultado, o processo pôde ser otimizado de forma impressionante, tanto que já há uma organização dessa produção em modelos muito parecidos com as fábricas que conhecemos. Ou seja, há uma produção em massa de softwares de maneira contínua, com uso da divisão do trabalho e especialização, bem como qualidade assegurada na entrega e no resultado final.
Esse é justamente o desafio e o trabalho das fábricas de software, que, assim como as fábricas tradicionais, também terão um esquema de organização em volta de uma “linha de produção”. Ou seja, cada trabalhador sabe muito de sua tarefa, domina o que precisa fazer, e coopera para se atingir o resultado final.
Não precisamos nem mesmo dizer muito para saber que o resultado final impressiona, visto que o nível de entrega, em volume, é realmente surpreendente. Além do mais, o próprio esquema de organização dessas fábricas proporciona uma margem de erro muito menor do que se tinha antigamente.
Sobre os resultados de uma fábrica de software
Como você pôde perceber, o advento da fábrica de software é o resultado de uma demanda muito própria de nossos tempos para soluções digitais inteligentes. Trata-se, portanto, de uma revolução no meio de produção com o foco em uma gestão inteligente dos recursos tecnológicos digitais.
A ideia por trás desse empreendimento continua sendo o mesmo que das fábricas tradicionais: diminuir o tempo útil que leva a produção, trabalhar a partir da qualidade em cada ciclo de produção, e trabalhar com a produção em massa de modo a maximizar os lucros e também assegurar o resultado final de qualidade.
Tudo isso agora com a capacidade de fornecer a quantidade que o mercado demanda sem atrasos e sem erros operacionais para se resolver. Além disso, vale mencionar que apesar da padronização presente em toda a fábrica, ou seja, em seus procedimentos, uma fábrica de software segue trabalhando a partir da demanda especializada.
Ou seja, o trabalho de um desenvolvimento de um software sempre se dará levando em consideração que existem necessidades específicas de cada empresa. Portanto, há aí uma criação personalizada também, só que com o uso de recursos mais inteligentes para se obter o mesmo resultado, porém com mais eficiência e garantia.
Na verdade, o resultado final será ainda melhor, já que nas fábricas de software se trabalha com o melhor e mais atual que se tem de tecnologia dentro do setor. Como mencionamos, esse é um ramo que conta com um grande volume de novos profissionais e que investe muito em pesquisa.
Assim, pode-se fornecer uma experiência completa de ter um recurso digital que funcione e que se adequa aos problemas específicos de cada empresa. Essa qualidade e rapidez você encontra na Monitora, que é uma das maiores no setor e que conta com os melhores profissionais e métodos para a criação de soluções digitais.
5 Atributos que uma fábrica de software precisa ter: O que notar na hora de contratar
Agora que já sabemos um pouco mais sobre como funcionam as fábricas de software, vamos falar do que diferencia uma fábrica inteligente e capaz, de uma que trabalha com recursos e qualidades duvidosas.
Até porque, esse ramo também conta com aqueles que fazem o melhor e os que precisam evoluir para melhor compreender as demandas, como qualquer setor. Dito isso, você pode nos perguntar: o que faz de uma fábrica de software uma boa fábrica de software?
Essa pergunta possui algumas respostas que nós organizamos por meio dos atributos que essa fábrica de software precisa ter para conseguir fornecer o melhor em tecnologia. Ao terminar de ler os tópicos que apresentaremos, você com certeza estará preparado para escolher a fábrica de software que mais consegue corresponder às suas expectativas.
1 – O melhor e o mais moderno em tecnologia
Um dos atributos que garantem que o setor de tecnologia consiga sempre oferecer bons produtos é justamente o investimento no desenvolvimento de novas técnicas e equipamentos para isso.
Como mencionamos, esse é um setor que trabalha com uma vasta oferta de especialistas e estudiosos que conseguem sempre atualizar as ferramentas. Com isso, é possível dizer que é um mercado em constante evolução e que consegue substituir ferramentas obsoletas, ou melhorar ferramentas, com frequência impressionante.
Esse é justamente o resultado do empenho em novos estudos e de nova captação de recursos. Entretanto, não adianta muito contar com novas tecnologias sempre, se a fábrica de software não as utiliza.
Ou seja, para uma fábrica de software realmente ser boa, ela precisa estar inserida nas atualizações constantes deste mercado. Somente dessa forma ela conseguirá garantir que haja sempre a melhor entrega.
Além disso, a demanda por aperfeiçoamento desse setor realmente não para, já que a economia em si se torna cada vez mais complexa e exige melhores resultados. Assim, as fábricas de software precisam estar sempre acompanhando essa evolução da demanda por meio dos melhores recursos, os melhores profissionais, e as melhores técnicas.
Por outro lado, caso haja, por exemplo, o uso de uma mesma técnica e equipamento há alguns anos, pode ser que essa fábrica não consiga mais entregar do jeito que deveria. Portanto, busque sempre aquela fábrica que conseguirá te mostrar o que há de melhor em tecnologia.
2 – Atenção para a necessidade do cliente
Toda empresa ou fábrica é realmente única, e com isso ela deve contar com o uso de um software que atenda justamente o seu ramo de negócios e o seu modo de trabalhar. Como sabemos, isso não é tão fácil assim, já que são muitos os recursos e especificidades que precisamos observar.
No entanto, uma boa fábrica de software não pode poupar esforços para oferecer o que melhor irá atender à demanda dessa empresa. Para isso, primeiramente, será preciso prestar bastante atenção naquilo que o cliente precisa, e então estudar como serão feitos os procedimentos nessa empresa para então montar um software personalizado.
Por outro lado, as fábricas de software de fato trabalham já com padrões pré-definidos e já possuem um conjunto de recursos tecnológicos que fornecem uma entrega boa em um tempo bom. Assim, o diferencial para atender a necessidade do cliente será realmente o esforço em combinar os recursos e as técnicas de forma a atender especificamente esse cliente.
Portanto, será realmente um jogo de tentar encontrar as melhores soluções dentro do portfólio de tecnologias presentes e fazer algo que é totalmente único. Tudo isso, claro, com a eficiência de uma boa fábrica de softwares, bem como com a dedicação aos estudos de gestão e produção com o qual essas contas.
3 – Bom time de programadores
Outro fator que permite que haja esse crescimento impressionante das fábricas de software em nossos dias é justamente a quantidade de novos profissionais que entram no mercado. Porém, mais do que isso, visto que existe também o constante aperfeiçoamento daqueles profissionais que chegaram primeiro e que se debruçam em torno de novas soluções.
Ter uma equipe sempre preparada para responder aos maiores desafios será um grande diferencial de uma boa empresa de softwares. Afinal, vale ressaltar o quanto o processo de criação e programação de softwares é extremamente complicado em termos de complexidade.
Assim, será sempre imprescindível que a empresa conte com o melhor time possível e que possuam paixão por aquilo que fazem. Além disso, uma boa trilha de carreira, com recompensas para especialização, com estímulo à educação, também é outro fator que fará toda a diferença.
Isso porque serão eles os grandes responsáveis por conduzir todo o processo dentro de uma fábrica de softwares. Isso com a ajuda das tecnologias de ponta e da organização de gestão que a mesma deve ter. E aqui entramos justamente no próximo atributo!
4 – Boa Gestão Estratégica
Quando falamos em fábricas tradicionais, uma coisa que não pode faltar para fazê-la uma fábrica impressionante é a gestão estratégica. Essa consiste em organizar os recursos disponíveis da melhor forma possível para conseguir otimizar o tempo e assegurar a qualidade da entrega final.
Com as fábricas de software não será nada diferente, pois, como já mencionamos, também se trabalha com a presença de uma linha de produção ideal e com uma dinâmica de especialização dentre diversos setores. Assim, enfatizamos o quanto uma fábrica de software consegue trabalhar dentro dos padrões fabris que nós já conhecemos.
Mas esse conceito, simplesmente, não é o suficiente para garantir que a entrega do software será precisa. Isso porque não basta funcionar a partir de uma organização em torno de uma linha de produção, pois é preciso que essa consiga ser realmente bem organizada e bem gerida.
Essa tarefa será justamente a tarefa da Gestão Estratégica, que irá se debruçar sobre como é possível fazer com que a linha de produção seja realmente eficaz e eficiente. Ou seja, que consiga entregar realmente dentro do mínimo de tempo possível aquele que é o melhor resultado.
Essa tarefa realmente não é simples, mas com a ajuda das inovações tecnológicas e de um bom time, ela se torna mais do que possível! Ademais, depois de se conseguir elaborar um modelo de organização que seja eficiente, também se deve pensar em como manter os indicadores dentro de um bom patamar.
Aqui entrará a gestão propriamente dita, pois se trata do monitoramento excelente de todos os procedimentos de uma fábrica de software. Essa ferramenta sem sombra de dúvidas será um grande diferencial dentro do mercado.
5 – Atenção ao que o mercado pede
Por fim, vamos falar sobre o quanto as fábricas de software precisam estar atentas aos novos problemas do mercado. Nesse quesito nos referimos ao mercado como um todo, de todos os setores da economia que podem trabalhar com o uso de softwares para organização, e como visto, são praticamente todas.
Anteriormente também já mencionamos o quanto as fábricas devem se atentar às demandas específicas dos clientes. Porém, isso será muito mais trabalhoso se a fábrica em si não souber como se dão essencialmente o funcionamento de seus clientes.
Dessa forma, entender as necessidades do mercado é, justamente, dar um passo antes que a demanda surja, é estar preparado para conseguir entregar uma ferramenta pensada em todos os sentidos possíveis.
De modo geral, o conjunto de todos esses atributos influenciarão, ou devem influenciar, a tomada de decisão de um cliente na hora de escolher uma fábrica de software. Nesse sentido, vale mencionar que todos eles são atributos perceptíveis no trabalho da Monitora, que possui ampla experiência no mercado com o trabalho de soluções digitais inteligentes.
Por isso, conheça o nosso site, um pouco mais do nosso trabalho e entre em contato conosco!
Conclusão: Por que contratar uma fábrica de software?
Se você leu esse texto por completo, então já deve ter reconhecido quais são os diversos fatores que explicam o porquê de uma fábrica de software ser um ótimo recurso para qualquer empresa. Afinal, elas conseguem oferecer o que há de melhor em termos de tecnologia para atender às necessidades de qualquer tipo de empresa.
Esse é um caminho para se conseguir transformar os resultados do seu negócio e elevar muito a qualidade do serviço ou produto que você oferece. Assim, não estar atento às necessidades de um bom software será um erro crucial que pode custar a permanência do seu negócio dentro do mercado.
Entretanto, como mencionamos, não basta ser qualquer fábrica de software, pois é preciso contar com uma empresa que utilize dos melhores e mais atuais recursos tecnológicos, ou seja, os atributos principais.
A essa altura você também já deve saber que pode e deve contar com a experiência, qualidade profissional e gestão da Monitora. Portanto, acesse o nosso site, conheça um pouco mais sobre nós e não deixe de entrar em contato!