Com o ChatGPT, parece que os limites da inteligência artificial superam o que os seres humanos pensaram para o futuro da tecnologia!
Você já ouviu falar sobre esse recurso que tem causado muito burburinho nos últimos meses?
Bem, se você ainda não conhece sobre o ChatGPT, está na hora de se atualizar.
Desde o final de 2022, muitas pessoas e empresas do mundo inteiro passaram a conhecer repentinamente sobre esse recurso.
O ChatGPT é uma espécie super avançada de chatbot, por enquanto gratuito, capaz de produzir texto e trazer informações sobre assuntos diversos.
Possuindo uma complexidade que assusta até mesmo especialistas, o ChatGPT é capaz de produzir respostas com grande sofisticação e organização!
Desde textos em formato jornalístico até códigos de computação, o ChatGPT pode te ajudar a escrever tudo em várias línguas, inclusive em português.
Interessante, não é mesmo? E aí, quer saber mais sobre esse incrível recurso? Então continue a leitura deste artigo conosco!
Veja só o que abordaremos no decorrer do texto:
- O que é Inteligência Artificial?
- O que é um ChatBot?
- O que é o ChatGPT?
- Diferenciais do ChatGPT
- Por que o ChatGPT tem chamado tanta atenção?
- Existem limitações no ChatGPT?
- Qual o futuro do ChatGPT?
- A atuação da Monitora com o ChatGPT
- Por que ter a Monitora a frente do seu projeto tecnológico?
Acompanhe:
O que é Inteligência Artificial?
Antes de falar em detalhes sobre o ChatGPT e todo o seu funcionamento, é necessário conhecer alguns conceitos básicos da tecnologia e que estão diretamente ligados ao ChatGPT.
O primeiro deles é a inteligência artificial (IA), um recurso que se refere a sistemas ou máquinas que mimetizam a inteligência humana para executar tarefas.
O interessante da IA é que essas máquinas e softwares possuem a capacidade de se aprimorarem autonomamente utilizando a base de dados que foram coletadas durante o uso.
A inteligência artificial pode se manifestar de diversas formas, a mais difundida e conhecida é através de chatbots que são capazes de entender os problemas dos clientes e fornecer respostas mais eficientes.
Esses assistentes inteligentes são capazes de analisar informações críticas de grandes conjuntos de dados e oferecer soluções.
Além disso, a inteligência artificial também está relacionada à capacidade de pensamento superpoderoso e a análise de dados em qualquer formato.
É válido salientar que a inteligência artificial não tem como intuito substituir os seres humanos em todas as atividades, mas sim contribuir para as habilidades.
Aplicativos e softwares que utilizam inteligência artificial são capazes de executar tarefas complexas que antes exigiam informações do usuário.
O que é um chatbot?
Como você viu previamente, o chatbot é fruto da inteligência artificial e se trata de um software capaz de manter uma conversa com um usuário humano em linguagem natural.
Esse tipo de interação pode acontecer através de aplicativos de mensagens, sites, e outras plataformas digitais.
Normalmente, as empresas utilizam esses sistemas de conversação para se comunicar com clientes a fim de criar uma interface conversacional para entregar um produto, serviço ou experiência.
Os chatbots já estão bastante presentes no nosso cotidiano, quem nunca teve contato com um serviço no WhatsApp com mensagens automáticas, não é mesmo?
Esses contatos inteligentes oferecem um atendimento rápido e prático para os usuários, que podem se comunicar com as empresas e sanar seus problemas sem tempo de espera.
O uso de chatbots tem crescido dentro do diferentes tipos de empresa graças a sua capacidade de oferecer suporte imediato e de qualidade aos clientes.
Dessa forma, o trabalho de atendimento se torna escalável, contribuindo para uma melhor experiência do cliente.
Além disso, chatbots possuem como vantagem a redução da necessidade de manutenção de uma equipe grande para esse atendimento.
O que é o ChatGPT?
Juntando o que você aprendeu até aqui sobre o conceito de inteligência artificial e chatbot, podemos finalmente falar sobre o ChatGPT!
Para início de conversa, o Chat GPT é uma sigla para “Chat Generative Pre-trained Transformer”.
Em tradução livre, quer dizer Transformador Pré-treinado Gerador de Bate-Papo.
O ChatGPT não surgiu do nada, na verdade, ele é uma variante do modelo de linguagem já consolidado no mercado, o GPT-3 (Generative Pre-trained Transformer).
O GPT-3 é uma linguagem de programação autorregressiva que utiliza aprendizagem profunda para produzir texto semelhante ao humano.
Basicamente, ele é treinado com um grande conjunto de dados de trocas de conversas, sendo capaz de produzir textos coerentes e apropriados dentro do contexto de uma conversa.
Utilizando esses preceitos, o ChatGPT foi desenvolvido pela empresa de inteligência artificial (AI) chamada OpenAI Inc. com sede em São Francisco.
Inicialmente, esse projeto se iniciou sem fins lucrativos, com o financiamento de grandes nomes como Elon Musk e representantes do Google, Linkedin e Paypal.
Hoje, o ChatGPT possui como grande parceiro e investidor a Microsoft, que desenvolveu em conjunto com a OpenAI a plataforma Azure AI.
Diferenciais do ChatGPT
Sem dúvidas, o ChatGPT é uma ferramenta que veio para trazer a revolução, sendo ela, atualmente, uma das ferramentas mais modernas no quesito mecanismo de busca.
Por meio do ChatGPT, a OpenAI trouxe uma inteligência artificial (AI) capaz de responder perguntas complexas através de conversação.
Essa ferramenta foi treinada para aprender o que os humanos querem dizer quando fazem suas perguntas respondendo de forma totalmente humana.
Esse tipo de interação mudará completamente a forma como os seres humanos interagem com computadores e a maneira em que as informações são apresentadas.
Abaixo, trouxemos dois pontos fortes do ChatGPT que o diferencia dos demais recursos que estão disponíveis no mercado tecnológico:
Chatbot de grande linguagem (LLM)
Em primeiro lugar, é importante salientar que o ChatGPT é um modelo de chatbot de grande linguagem (LLM) baseado no seu predecessor.
Esses modelos de grande linguagem conseguem prever qual a próxima palavra a ser apresentada em meio a uma série de palavras possíveis.
Isso é possível porque essa tecnologia é previamente treinada com uma grande quantidade de dados.
Segundo informa a Universidade de Stanford, o GPT-3 foi treinado sobre 570 GB de textos e possui 175 bilhões de parâmetros.
Com isso, o GPT-3 consegue até mesmo fazer tarefas que não foram especificamente treinadas para executar.
Por isso, essa tecnologia é capaz de realizar traduções de sentenças que não foram treinadas anteriormente utilizando somente a inteligência artificial.
Tecnologias como o ChatGPT que utiliza LLMs são capazes de escrever parágrafos ou páginas inteiras de conteúdo de forma automática elevando o nível do resultado da busca dos usuários.
Aprendizagem de Reforço com Feedback Humano (RLHF)
Para tornar o ChatGPT ainda mais interessante, esse recurso foi desenvolvido utilizando a aprendizagem de reforço com feedback humano (RLHF).
Esse tipo de treinamento permite que o ChatGPT possua a habilidade de seguir orientações complexas que os humanos inserem e o que esperam quando fazem suas perguntas.
Dessa forma, é possível gerar respostas satisfatórias dentro das expectativas e perspectivas humanas.
O treinamento do ChatGPT utilizando a RLHF é feito com uma gigantesca quantidade de dados provenientes de códigos e informações da internet.
Essas informações incluem resumos de notícias, conjuntos de dados de comparações de diferentes respostas humanas e fontes de discussões.
Com isso, o ChatGPT consegue compreender e dialogar no mesmo “estilo” de um humano, além de prever o que os humanos julgam ser a resposta mais adequada.
Por que o ChatGPT tem chamado tanta atenção?
O ChatGPT chama tanta atenção devido ao seu potencial tecnológico!
O recurso vai muito além de tudo já existente na atualidade, sendo uma proposta bastante ambiciosa.
Quando falamos em inteligência artificial, muitas emoções são despertadas nas pessoas, na maioria das vezes, espanto e até mesmo desconfiança com a potencialidade que essa tecnologia possui.
Quando pensamos no caso do ChatGPT, por se tratar de uma tecnologia nova, existe o fator da dúvida, afinal, ainda é impossível saber o quão impactadas as sociedades serão no futuro com essa solução.
Diversas empresas já estão testando o ChatGPT em suas aplicações e, até então, é possível visualizar que esse recurso é capaz de desempenhar atividades criativas de modo surpreendente.
Não falamos somente na arte de criar parágrafos e respostas inteiras, tal qual o DALL-E.
Na verdade, o ChatGPT é capaz de traçar estratégias de vendas, compor músicas no estilo de algum artista, produzir teses acadêmicas e até mesmo, chegar no nível de resolver problemas que pareciam sem solução para a mente humana.
Um exemplo disso foi visto em uma página de desenvolvedores, onde foi perguntado à IA como corrigir um código de programação que não funcionava.
Em um contexto como esse, o ChatGPT solicita mais informações para o usuário para compreender o propósito e o funcionamento para assim identificar se a linha de comando estava errada.
A esperança é que, com a ampliação do uso a inteligência artificial do ChatGPT seja aprimorado, chegando em um nível inigualável de capacidade de produção.
Caso isso aconteça no futuro, podemos dizer que o ChatGPT funcionaria como um oráculo, onde todos poderiam tirar dúvidas sobre qualquer tema.
Existem limitações no ChatGPT?
Como sabemos, todo tipo de tecnologia possui suas limitações e com o ChatGPT não seria diferente.
Até o momento atual em que o recurso se encontra, as limitações que podemos elencar do ChatGPT são:
Não fornece informações tóxicas ou prejudiciais
Na verdade, até que ponto isso pode ser visto como uma limitação ou uma vantagem?
Afinal, vivemos em um momento na internet em que comportamentos negativos são reprimidos e banidos do ambiente virtual.
O ChatGPT foi programado para não responder a perguntas que podem ser tóxicas ou prejudiciais.
A OpenIA está ciente desse tipo de comportamento e, inclusive, tem estimulado os usuários a enviar feedbacks para ajudar a melhorar o sistema.
Qualidade das respostas
Mesmo sendo projetado para entender o que o usuário quer dizer, no ChatGPT, quanto melhor for a orientação dada por você, melhores são as respostas.
Então, não é qualquer entrada que vai oferecer uma resposta completa.
O ChatGPT é treinado para fornecer respostas que pareçam corretas ao estilo humano, então, é possível que ele engane os humanos de que o conteúdo está correto, mesmo não o sendo.
Um exemplo dessa situação é a questão do site Stack Overflow, uma plataforma de perguntas e respostas para profissionais e entusiastas na área de programação de computadores.
Nessa comunidade, muitas pessoas começaram a utilizar as respostas do ChatGPT e, apesar da taxa de erros, o conteúdo aparentava estar correto, dificultando assim o trabalho da equipe de moderação.
Com isso, ocorreu o banimento de respostas oriundas do ChatGPT dentro do Stack Overflow.
Então, mesmo estando bem escrito, é preciso estar atento aos tipos de informações que chegam até você.
Investimento financeiro
Até então, o ChatGPT é uma plataforma que pode ser utilizada gratuitamente, todavia, no ritmo que esse recurso está, é provável que ele se torne pago.
O ChatGPT está aberto atualmente para que os usuários experimentem, gerando assim demanda e até mesmo alimentando essa ferramenta para que ela possa corrigir seus erros e se tornar ainda melhor.
Porém, não podemos fechar os olhos e pensar que não existirá uma monetização no futuro.
Qual o futuro do ChatGPT?
E por falar em futuro, o que se esperar do ChatGPT para os próximos anos?
Existem muitas questões envolvidas e há quem acredite que essa modelagem pode dominar muitas áreas e há quem pense que talvez flope.
A verdade é que essa pergunta ainda não pode ser respondida no momento, porque tudo ainda é muito novo, o ChatGPT ainda está em fase de crescimento e testagem.
O que podemos afirmar é que a tecnologia parece promissora para resolver problemas humanos, evitando trabalhos puramente técnicos que costumam angariar muito tempo dos profissionais da tecnologia.
No atual cenário técnico-científico mundial, podemos pensar que o ChatGPT ultrapassará a utilidade prática de responder a pergunta dos seres humanos, abrindo portas para modelos ainda mais avançados no futuro.
Como se sabe, tornar modelos de linguagem maiores não os transforma necessariamente em sistemas melhores para seguir a intenção do usuário.
E, nessa realidade, o ChatGPT se mostra bastante singular pois ele é treinado para fornecer respostas úteis, verdadeiras e não-prejudiciais.
Para o futuro, esse tipo de tecnologia buscará compreender a verdadeira intenção do usuário, podendo até mesmo descartar partes que não fazem sentido, tornando a busca ainda mais inteligente.
A atuação da Monitora com o ChatGPT
Como você viu até aqui, o ChatGPT é bastante útil tanto para usuários comuns quanto para desenvolvedores de softwares.
O ChatGPT vai além da produção de conteúdo, sendo uma ferramenta poderosa para a resolução de códigos de programação.
Já pensou em ter na produção do seu software a alternativa mais inteligente e eficiente? É isso que a Monitora oferece para você com o apoio do ChatGPT.
Esses novos sistemas possibilitam que nossa equipe possa ter acesso a sistemas de IA e grandes bancos de dados tutelados por programadores, cientistas da computação, engenheiros de dados e designers.
O ChatGPT utiliza modelos de linguagem como o GPT-3 que possui mais de 175 bilhões de parâmetros, representações matemáticas de padrões e tipos de texto e que são totalmente úteis para o ambiente de desenvolvimento.
Dessa forma, a equipe da Monitora trabalha com um banco de dados poderoso, que só poderia ser desenvolvido com mão de obra especializada e infraestrutura computacional restrita.
Agora, tudo isso está disponível para você no projeto de software que a sua empresa precisar!
Utilizando os recursos de ponta que estão disponíveis no mercado, a Monita consegue entender as necessidades do seu produto digital e transformar em requisitos de software.
Com o apoio do ChatGPT, a Monitora cuida de todo o processo de desenvolvimento de tecnologias para a sua empresa, como o design de serviço, engenharia de requisitos, design de software, implementação, controle de qualidade, implantação e manutenção.
Dessa forma, a Monitora ajuda os clientes a manter o foco em suas estratégias de negócio.
Por que ter a Monitora a frente do seu projeto tecnológico?
A Monitora é a empresa nomeada como uma das melhores de TI do Brasil, somos uma empresa de soluções digitais totalmente brasileira e com um grande impacto internacional.
Estamos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, envolvidos em projetos nacionais e internacionais.
Contamos com um time de especialistas que vão ajudar em seus negócios e tornar sua empresa cada vez mais digital por meio de metodologia, processos e software.
A Monitora possui os melhores profissionais em seu time e investe de modo permanente em treinamento e capacitação para oferecer a você uma equipe especializada e competente com as melhores tecnologias.
Atuamos com outsourcing de serviços, o que permite maior transparência e monitoramento no desenvolvimento de softwares e testes de qualidade.
Quer saber mais sobre os nossos serviços ou se informar sobre nossos negócios? Acesse agora a nossa página e fale com um especialista.