metodologia OKR

Entenda como a metodologia OKR pode ajudar a alavancar suas estratégias

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Para acompanhar o dinamismo e as constantes transformações do mercado moderno, a metodologia OKR se destaca como o melhor meio de implementar uma estratégia digital.

Ela consiste em um método ágil de desenvolvimento, que viabiliza a compreensão do contexto atual, a definição de cenários futuros e a implementação de adequações às suas mudanças.

Nesse sentido, a agilidade dos processos é imprescindível, pois está ligada aos meios com que os objetivos de um negócio podem se alinhar à realidade em que se encontram.

Ou seja, desde a concepção de um produto, até a escrita do código de software ou mesmo na própria gestão dos times, o OKR confere mais adaptabilidade e flexibilidade na busca de bons resultados. 

Isso significa que, no lugar de metas engessadas e rígidas, os objetivos são avaliados e transformados o tempo todo, para que estejam sempre em conformidade simultânea com aquilo o que a empresa busca e ao que o mercado exige.

A seguir, entenda melhor como surgiu, o que é a metodologia OKR e como implementá-la.

Como surgiu e o que é a metodologia OKR? 

Para entender o conceito e a importância da metodologia OKR, é importante compreender o que motivou sua criação. 

Por mais relevante que seja para as estratégias digitais atuais, o método surgiu na década de 70, idealizado por Andrew Grove.

Na época, o mesmo era presidente da Intel, e precisava gerenciar os processos da empresa em alinhamento às constantes inovações que marcaram o período de sua gestão. 

Baseado em uma sistematização em torno de metas mais dinâmicas e mensuráveis, o OKR se tornou tão popular que foi aderido durante o processo de crescimento do Google no início dos anos 2000, que passou de 40 colaboradores para 60 mil funcionários.

Inclusive, essa flexibilidade e alta escalabilidade tornou esse modelo de planejamento estratégico muito popular ao redor do mundo, sendo até hoje adotado por corporações como DropBox, Twitter, Linkedin, Nubank, ContaAzul, entre incontáveis outros exemplos.

Entenda como funciona

Para atuar com mais velocidade em um cenário de constante mudança, muitas organizações optaram por essa metodologia. Esse aspecto faz com que as metas sejam construídas por meio de um processo integrado com duas vias: top down e bottom up. Assim, são criadas ações para envolver toda a corporação e atividades a serem desenvolvidas pelo próprio colaborador.

A OKR possibilita que os parâmetros de desempenho sejam estabelecidos em conjunto. Em geral, o funcionário deve estipular 60% dos objetivos e resultados que deseja atingir. Esse processo é fundamental para que o empregado tenha uma visão ampla do negócio e esteja incorporado à estratégia empresarial.

Para essa metodologia ser devidamente aplicada, as metas devem ter um período mais curto de validade. A intenção é estabelecer algo possível de ser concretizado e criar um ambiente favorável para a correção rápida de eventuais erros na execução das tarefas.

Também é recomendado que haja reuniões para um acompanhamento semanal dos resultados-chave. Essa atividade viabiliza verificar como está o andamento dos trabalhos e adotar medidas que permitam bater as metas, mesmo quando os indicadores não estão favoráveis inicialmente.

Se essas atitudes não surtirem os resultados previstos ao final de um trimestre, por exemplo, elas vão colaborar para que haja um maior aprendizado da OKR na empresa. Isso é imprescindível para obter uma performance acima da média.

Antes a aplicar esse método, a organização deve fazer um planejamento estratégico para considerar os fatores internos e externos que podem favorecer ou dificultar o crescimento. Essa atividade também deve analisar os recursos necessários para que as metas sejam viáveis e possam motivar a equipe.

Veja por que as empresas precisam dessa metodologia

Por incentivar a participação dos funcionários na construção das metas, a OKR se caracteriza por criar condições mais favoráveis para o engajamento dos colaboradores. À medida que uma corporação envolve os empregados nas ações a serem desenvolvidas, maiores são as possibilidades de os membros da equipe compreenderem os objetivos institucionais e trabalharem de maneira mais focada para atingi-los.

O método também favorece uma maior transparência na gestão. Isso porque as metas serão divulgadas de forma clara e objetiva para todos os integrantes da companhia. Além disso, o acompanhamento dos resultados estará disponível. Essa postura mostra que a empresa deseja compartilhar as ações com os colaboradores.

Outro fator positivo é que a OKR estimula o trabalho em equipe e reforça o papel dos líderes no gerenciamento das metas. A integração dos funcionários e uma participação mais ativa dos gestores são dois aspectos essenciais para a cultura organizacional contribuir para a inovação e a melhoria constante.

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Para isso ser devidamente concretizado, o ideal é que haja uma política de gestão de pessoas que priorize a capacitação da equipe e a criação de ferramentas (premiações, plano de cargos e salários etc.) que estimulem a produtividade e a elaboração de ideias direcionadas para o crescimento da companhia.

Essa metodologia pode oferecer muitas vantagens para as organizações. As mais importantes são:

  • proporcionar resultados surpreendentes (funcionários mais engajados produzem mais e podem superar as próprias limitações, o que possibilita conseguir uma performance cada vez melhor);
  • fazer com que a equipe tenha uma visão mais ampla de como a empresa funciona (a simplicidade do método permite que os funcionários tenham clareza dos objetivos e noções de como alcançá-los);
  • criar um ambiente de aprendizado constante (as metas devem ser concretizadas em períodos mais curtos. Isso favorece uma análise dos erros cometidos e viabiliza uma autoavaliação dos funcionários, o que ajuda no desenvolvimento profissional);
  • ter foco no crescimento (a empresa passa a ter uma cultura em que as mudanças e as metas são vistas como fundamentais para evoluir e superar os concorrentes).

Como se organiza e quais são os níveis da metodologia OKR?

Basicamente, um OKR é formado por um objetivo que certa equipe e seus profissionais pretendem atingir e por um KPI que serve para determinar se suas metas estão realmente sendo cumpridas.

Enquanto a gestão de projetos considerada tradicional é definida apenas pela diretoria da empresa, a metodologia OKR se baseia em um conceito de inovação aberta

Em geral, enquanto os diretores definem cerca de 40% dos objetivos, as demais metas são elaboradas pelos colaboradores envolvidos no negócio.

Por exemplo, se o chefe de uma Startup de desenvolvimento de aplicativos define que o OKR macro da organização é elevar os rendimentos para R$ 4 milhões anuais, não é o mesmo que irá estipular quais são os meios para que isso seja atingido.

Nesse caso, são os líderes de cada departamento que integram os profissionais e discutem com os mesmos quais ações podem ser adotadas para atingir esse nível de lucratividade.

A partir disso, os times determinam os OKRs de cada setor e, por meio deles, qual o OKR de cada colaborador específico. 

Portanto, nesses níveis de organização, além de flexíveis, adaptáveis, mensuráveis e com objetivos bem definidos, é importante que a metodologia OKR seja guiada por:

  • objetivos estabelecidos de forma conjunta entre gestores e funcionários;
  • cada colaborador deve se guiar por 5 objetivos macro, no máximo;
  • por sua vez, os objetivos macro devem ter o máximo de 4 KPIs;
  • no mínimo, 60% dos OKRs devem ser definidos pelos próprios profissionais que trabalharão sobre eles;
  • por conta da mensurabilidade, os OKRs devem conter números;
  • os OKRs devem ser de curto prazo, para que as metas sejam revistas, no máximo, trimestralmente.

Como implementá-la na sua estratégia digital?

Conforme descrito acima, a metodologia OKR depende de objetivos individuais e coletivos, que precisam estar relacionados entre si. 

Por conta disso, sua implementação não está ligada a processos ou ferramentas pontuais, mas sim à própria cultura organizacional e de comunicação interna da empresa.

Nesse sentido, o planejamento estratégico deve fazer com que os objetivos e estratégias gerais da organização sejam refletidos em metas próprias dos colaboradores, que devem ter resultados claros e mensuráveis por meio de KPIs. 

Com isso, os objetivos se tornam mais claros entre os profissionais, seus resultados mais evidentes e tangíveis, e consequentemente o escopo de trabalho se torna mais favorável à produtividade, à inovação e à eliminação de esforços repetitivos ou sem sentido para o todo.

A partir desse entendimento, podemos dizer que a implementação da metodologia OKR exige uma revisão da cultura interna do negócio, que demanda atenção aos seguintes pontos:

  1. definição dos objetivos principais da empresa, que representam o OKR macro da organização;
  2. apresentação do conceito de OKRs para os times, para que estejam engajados em suas ações e compreendam sua lógica de funcionamento;
  3. brainstorming de definição dos objetivos das equipes, que deve partir do OKR macro e resultar em até 5 metas mensuráveis individuais;
  4. definir os resultados-chave, ou seja, os KPIs que irão determinar a eficiência de cada OKR;
  5. revisar os objetivos e resultados-chaves constantemente, levando em conta as transformações do mercado, as metas da organização e a elevação da ambição dos objetivos com base nos KPIs já analisados;
  6. analisar e otimizar estratégias, empregando a análise de KPIs para identificar os acertos, oportunidades e pontos passíveis de melhorias em prol de OKRs cada vez mais ambiciosos.

Investir tempo em uma metodologia nova faz sentido no home office? 

É de conhecimento geral que o home office é uma tendência crescente no mercado de trabalho, impulsionada pela transformação digital e que, inclusive, foi ainda mais acelerada com a chegada da pandemia da COVID-19. 

Contudo, por mais que muitos benefícios do trabalho em casa sejam significativos em termos de produtividade, a distância entre a organização e seus funcionários pode comprometer a gestão e o alinhamento das equipes, as afastando dos objetivos gerais do negócio e de sua cultura organizacional.

Nesse cenário, muitos gestores acreditam que investir em uma nova metodologia pode ser redundante para atividades remotas, mas na verdade a realidade é inversa.

Isso porque, o OKR serve justamente para refinar e garantir pleno alinhamento entre as expectativas da empresa, dos gestores e dos profissionais.

Portanto, a metodologia OKR pode ser decisiva para viabilizar uma estratégia digital de trabalho à distância, uma vez que mantém o engajamento dos funcionários, esclarece suas metas e proporciona a busca por resultados mais tangíveis constantemente. 

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