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Como o marketing digital auxilia o processo de conversão em vendas?

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O marketing digital é um dos temas que mais recebem atenção quando se trata de elevar o sucesso de uma empresa hoje em dia. Afinal, não é segredo para ninguém que o consumidor moderno está conectado o tempo todo.

No entanto, a pergunta que ainda paira sobre a mente de muitos é: “até que ponto marketing digital e conversão em vendas estão ligados?”. Você já deve imaginar: não importa quantas pessoas o negócio é capaz de atrair, mas quantas ele é capaz de converter em clientes.

Para acabar de vez com essa dúvida, confira o artigo de hoje e veja pelo menos dez impactos positivos do marketing digital no seu processo de conversão em vendas.

Maior conhecimento sobre os clientes

Parte de uma estratégia bem-sucedida de marketing digital consiste na criação de uma representação do cliente ideal, por meio de pesquisas com quem já compra da sua empresa. Esse perfil é chamado de persona.

Por meio da criação de personas, a comunicação de marketing é mais certeira, pois usa uma linguagem adequada para atingir o público certo, nos canais certos e com o conteúdo mais apropriado.

Em outras palavras, a empresa passa a ter maior conhecimento sobre os clientes e pode usar isso para atrair mais pessoas com perfil similar a fim de também convertê-las em clientes.

Aumento no volume de oportunidades criadas

Outra característica do marketing digital é contribuir para a geração de leads — ou seja, atrair clientes em potencial para que eles possam interagir e engajar-se com as iniciativas promovidas pela marca.

Não se trata apenas de expor a marca para mais pessoas. Vai muito além disso, pois as estratégias de marketing digital são criadas para promover uma relação mais próxima entre marca e público. Dessa forma, a tendência é que haja um aumento no volume de oportunidades de venda reais.

Canais de interação convenientes e bem estruturados

O marketing tradicional precisa de poucos canais para atingir praticamente todos os consumidores em potencial de uma marca. Tudo se resumia a investir em anúncios na TV e rádio, impressos e ligações telefônicas. O único limitador era o orçamento de marketing de cada empresa.

Com o marketing digital, por outro lado, o número de canais de comunicação  —  cada um com suas características e oportunidades específicas a explorar  —  é infinitamente maior. Podemos destacar blogs, redes sociais, aplicativos de mensagem e e-mail — as opções não param de aumentar.

Conteúdo relevante que ajuda na tomada de decisão

A produção de conteúdo talvez seja um dos maiores trunfos do marketing digital para auxiliar na conversão em vendas. Afinal, o consumidor moderno busca informação o tempo todo antes de realizar qualquer compra.

Assim, não basta mais criar um anúncio qualquer e esperar que as pessoas comprem o que você vende. É preciso conquistá-las por meio de conteúdo que tire suas dúvidas e ajude-as a tomar boas decisões.

Em alguns casos, o conteúdo vai preparar um tomador de decisão desde o interesse inicial até o momento da compra. Em outros, vai direcionar quem não tem o poder de compra e ajudá-lo a convencer a pessoa responsável por tal decisão.

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Segmentação que aumenta a eficácia das estratégias

A segmentação das estratégias de marketing digital é uma das peças-chave para o seu sucesso. Com isso, é possível personalizar a abordagem com cada lead, atendendo diretamente às suas necessidades e lidando com suas preocupações.

Esse tipo de tratamento é um importante fator na jornada de compra e certamente influencia as decisões dos interessados em favor da conversão, já que eles receberão ajuda específica para lidar com seus desafios e garantir que seus objetivos com o produto sejam atingidos.

Análise de resultados para descobrir pontos fracos

A análise de resultados por meio de métricas e indicadores de desempenho faz parte do dia a dia de quem trabalha com marketing digital. É impossível considerar uma estratégia como bem-sucedida ou saber se houve um bom retorno sobre o investimento sem fazer um acompanhamento desse tipo.

Por isso, é também muito fácil acompanhar praticamente qualquer detalhe de uma estratégia de marketing digital, usar os dados para identificar pontos fracos — seja em processos ou no produto — e fazer ajustes para melhorá-los.

Ferramentas de automação que aumentam a produtividade

Existem, ainda, diversas ferramentas que ajudam a automatizar tarefas importantes e repetitivas. Isso permite que os profissionais envolvidos se dediquem a outras tarefas e sejam mais produtivos em seus empenhos por aumentar a taxa de conversão.

Algumas das tarefas que podem ser automatizadas são o envio de e-mails e a gestão de redes sociais — ou seja, atividades que têm grande importância para manter o interesse dos leads vivo e prepará-los para a compra.

Entrega de leads mais bem preparadas para o time de vendas

O toque de mestre do marketing digital é entregar leads mais bem preparadas para o time de vendas, a fim de que a equipe comercial só entre em ação para fechar o negócio.

Quanto melhor for o processo de nutrição dos leads — por ajudá-los com conteúdo de qualidade e criar um relacionamento próximo —, maior é a probabilidade de que eles cheguem até o fim da jornada de compra e decidam pela aquisição do produto.

Dessa forma, o ciclo de vendas diminui e faz com que marketing digital e conversão em vendas se alinhem perfeitamente.

Processo contínuo de geração de valor

Por fim, o marketing digital não é apenas uma estratégia com prazo de validade. Ele é um processo contínuo, que tem por objetivo principal gerar valor para os interessados e converter o máximo deles em clientes.

Esse é um ponto que merece atenção especial: conforme o mercado evolui, o marketing digital se adapta para continuar gerando valor. Consequentemente, a capacidade de converter clientes continua alta com o passar do tempo.

Depois dessa avaliação, fica claro que marketing digital e conversão em vendas têm tudo a ver. Por meio de processos bem montados e uma estratégia constante, o marketing nunca será um gasto, mas um investimento e tanto para as empresas que o utilizam.

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