Na busca por uma equipe que se mantém aderente aos prazos e trabalha com alta performance, gestores implementam diversas estratégias. Elas buscam eliminar possíveis gargalos de produção, reduzir o número de falhas operacionais e tornar o direcionamento das atividades mais eficiente e ágil.
Entre as opções disponíveis no mercado, tanto o outsourcing em TI como a terceirização são conhecidas por permitir um maior foco no core business do negócio e reduzir custos operacionais. Mas qual deles é o melhor? Como essas soluções afetam o seu negócio? Conheça a resposta para tais perguntas no nosso post de hoje!
Como funciona o outsourcing em TI
O outsourcing em TI é um modelo de serviços em que a empresa direciona a gestão de áreas estratégicas para outras empresas. No ambiente tecnológico, essa estratégia pode incluir rotinas como etapas dos processos de desenvolvimento de software e a compra de ativos.
O outsourcing é voltado para empresas que querem ter um foco maior no core business do negócio. Assim, é possível maximizar a produtividade do empreendimento, uma vez que os profissionais internos dedicarão mais tempo a rotinas de alto valor agregado.
Como a terceirização da TI funciona
A terceirização é utilizada por empresas que pretendem direcionar atividades mais gerais para uma empresa especializada. Isso pode envolver rotinas como as de backup e as de suporte ao usuário.
Por lidar com atividades mais gerais do que as que envolvem os serviços de outsourcing, a terceirização tende a exigir um investimento menor para ser contratada. No entanto, esse tipo de serviço pode ter uma dificuldade maior para solucionar gargalos de produção complexos ou atender a demandas de grande porte.
A importância do outsourcing em TI para reduzir os gargalos de produção
Para que seja capaz de atender às demandas do mercado, empresas devem investir em rotinas de alta performance e que sejam voltadas para aquilo que é realmente importante para os seus clientes e parceiros comerciais. Com processos maduros, o empreendimento pode focar nas suas atividades principais e manter-se com alto nível de competitividade.
Nesse cenário, o outsourcing em TI representa uma alternativa para solucionar gargalos de produção e maximizar a performance de todas as áreas do setor. A prestadora de serviços direcionará os seus melhores especialistas para cada atividade, diminuindo o desperdício de recursos e aumentando o retorno sobre o investimento nesse tipo de solução.
A longo prazo, o outsourcing em TI apresenta-se como uma solução de alto custo benefício, ainda que o seu valor de contratação tende a ser maior do que os serviços de terceirização. As abordagens operacionais utilizadas para o gerenciamento dos serviços críticos serão feitas de acordo com o perfil do negócio e as suas metas comerciais, integrando o setor de TI com outras áreas estratégicas. Além disso, todas as mudanças feitas estarão alinhadas com os padrões do mercado.
Isso causará um grande impacto em projetos internos e na rotina do setor de TI. Com o trabalho sendo executado por meio de padrões de segurança e performance mais inovadores, os profissionais da área conseguem atender a um número maior de solicitações utilizando menos recursos.
Como consequência, o time de TI terá mais flexibilidade e tempo para focar no core business do negócio. Projetos estratégicos terão a sua performance aprimorada e, ao mesmo tempo, a presença de especialistas contribuirá para que o gestor possa atingir as suas metas mais facilmente.
O que você acha do outsourcing em TI? Já pensou em adotar essa estratégia para solucionar gargalos de produção? Compartilhe o post nas suas redes sociais com a sua resposta!