desenvolvimento de software

Conheça os principais mitos sobre desenvolvimento de software

Como implementar automação de testes de software

A tecnologia pode ajudar a melhorar processos de empresas dos mais diversos segmentos por meio do desenvolvimento de software. Afinal, um software personalizado traz muitos benefícios para os negócios, já que otimiza o trabalho dos colaboradores e ajuda as empresas a oferecer melhores serviços a seus clientes.

Para isso, ele deve ser criado de acordo com as melhores práticas da área, com base em um projeto bem-elaborado e por uma equipe experiente. Porém, ainda há muitos mitos do desenvolvimento de software que, quando colocados em prática, podem prejudicar o processo de criação das aplicações e dificultar o alcance dos objetivos propostos.

Quer saber quais são os principais mitos do desenvolvimento de software e por que eles devem ser evitados? Acompanhe a leitura!

Quais são os processos envolvidos no desenvolvimento de software?

O desenvolvimento de um software de qualidade deve passar por algumas etapas essenciais, que fazem toda a diferença para alcançar os resultados esperados. Todo projeto, normalmente, envolve as etapas de levantamento e análise de requisitos, elaboração do projeto, codificação, testes e implementação do sistema. A seguir, você vai entender melhor como funciona cada uma delas.

Levantamento e análise de requisitos

O levantamento e análise de requisitos é a primeira etapa do processo de desenvolvimento e interfere diretamente no sucesso do projeto, por isso, precisa ser feita de forma adequada. Nela, são identificadas as características e funcionalidades que devem estar presentes no software para atender às necessidades do cliente, e que vão guiar todo o desenvolvimento do produto.

Projeto

Após analisar os requisitos do software, é preciso modelar o produto para que atenda da melhor forma a todas as especificações observadas. Em seguida, deve ser elaborado um projeto de desenvolvimento e um cronograma, contendo a definição da equipe e das ferramentas utilizadas, análise de custos etc.

Desenvolvimento

Nessa etapa, os programadores e demais membros da equipe começam a criar o software de acordo com os requisitos iniciais e as especificações do projeto. Muitas vezes, é necessário fazer algumas mudanças nos requisitos, por solicitação do cliente ou por problemas identificados pela equipe.

Por isso, é preciso que a equipe seja bem integrada e a comunicação eficiente. Somente assim, será possível cumprir com o cronograma proposto.

Testes

Mesmo que a codificação seja feita da melhor forma possível, alguns erros podem passar despercebidos. Por isso, a etapa de testes é indispensável para garantir que todos eles sejam corrigidos.

É interessante que os testes comecem a ser feitos o mais rápido possível, ainda que o sistema não esteja totalmente pronto. O quanto antes os erros forem descobertos, menos eles terão influenciado no funcionamento do sistema e mais fácil será resolvê-los.

Implementação

Nessa etapa, o software é finalmente entregue aos usuários finais, que fornecerão os primeiros feedbacks a respeito do produto. Para que a implantação ocorra da melhor forma, podem ser oferecidos uma apresentação do sistema e treinamentos aos usuários.

Além disso, o processo de implantação deve ser bem-planejado, para não paralisar as atividades da empresa por longos períodos.

Quais são os mitos do desenvolvimento de software?

Existem diversos mitos do desenvolvimento de software que, quando considerados como verdadeiros, podem prejudicar o andamento dos projetos e a qualidade do produto final. Veja a seguir alguns dos principais existentes na área.

A equipe deve seguir os mesmos padrões em todos os projetos

Os softwares devem ser criados de maneira personalizada, de acordo com os objetivos e necessidades de cada projeto. Portanto, nem sempre as mesmas regras se aplicam a todos eles, e é preciso que a equipe de desenvolvimento saiba se adaptar a diferentes contextos.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

O time de colaboradores deve ser flexível e buscar a melhor forma de atender a cada um dos requisitos do sistema em questão. A experiência adquirida em projetos anteriores vai ajudar muito nesse processo, mas as funcionalidades desenvolvidas neles dificilmente vão ser feitas da mesma forma no projeto atual.

Não se deve perder tempo com detalhes do projeto

A atenção aos detalhes é indispensável para que os objetivos do projeto de desenvolvimento sejam atingidos e o software funcione corretamente. Além disso, eles devem estar bem-especificados na documentação do projeto e serem considerados desde o início da etapa de codificação.

Se os detalhes não forem levados em conta o quanto antes, todo o processo de desenvolvimento será planejado de forma errada e diversos requisitos não serão cumpridos. Isso poderá gerar problemas futuros, já que será mais difícil implementar os detalhes com o projeto já em estágio avançado.

A interface não é tão importante quanto a codificação

Uma interface bem-desenvolvida melhora a usabilidade do software e aumenta a produtividade dos usuários finais. Isso porque, quando ela não é bem feita, perde-se muito tempo para aprender a utilizar o sistema e localizar as funcionalidades na tela.

Sendo assim, é importante que a equipe dê a devida atenção ao processo de criação da interface. Ela deve ser amigável e intuitiva, de modo que o usuário consiga, em poucos passos, desfrutar de suas funções de forma adequada.

Quanto maior for a equipe de desenvolvimento, melhor para o projeto

A impressão de que acrescentar mais membros à equipe de desenvolvimento vai acelerar o andamento do projeto, geralmente, está equivocada. Equipes muito grandes nem sempre são eficientes, principalmente quando os membros não são especialistas no desenvolvimento de software.

Além disso, inserir novas pessoas na equipe após o início do processo pode prejudicar a produtividade, já que eles levarão um tempo para se adaptar e entender o funcionamento do projeto.

O único objetivo final é entregar o software funcionando

É um erro pensar que o trabalho está finalizado ao implementar todas as funcionalidades e alcançar uma versão executável do sistema. Além do cuidado necessário com a fase de testes, é preciso estar atento à elaboração da documentação do produto e também à prestação de suporte aos usuários após a implementação.

Outro problema relacionado a esse mito é o fato de ele interferir negativamente na qualidade do software criado. O sistema não deve apenas funcionar, os códigos desenvolvidos precisam ser claros e de fácil manutenção.

Somente o cliente deve definir as funcionalidades do software

Ninguém melhor que o dono da aplicação para conhecer as necessidades do produto e ajudar na identificação dos requisitos. Porém, é preciso que a equipe estabeleça uma comunicação clara e eficiente com todos os usuários do sistema para identificar todas as exigências e restrições do software.

Além disso, a equipe deve buscar entender as necessidades do negócio e oferecer sugestões úteis ao cliente em relação aos requisitos. Muitas vezes, ela consegue identificar a necessidade de criar funcionalidades extremamente importantes que o cliente ainda não havia pensado.

A terceirização do desenvolvimento é garantia de qualidade

O outsourcing de desenvolvimento de software é uma ótima opção para desenvolver sistemas personalizados, mas, para isso, é preciso buscar uma empresa parceira confiável. Ela deve executar todo o projeto de forma transparente e possibilitar o acompanhamento constante das atividades desenvolvidas.

Somente assim é possível ter certeza da qualidade do trabalho feito e do compromisso da empresa contratada com o sucesso do projeto.

Como você viu, a crença em mitos do desenvolvimento de software pode comprometer todo o processo de criação das aplicações. Por isso, é importante buscar desenvolver os sistemas sempre de acordo com as melhores práticas da área e evitar problemas desnecessários gerados por eles.

Você gostou do post e quer saber mais sobre o assunto? Então, siga-nos nas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Instagram — e fique sempre atualizado sobre o conteúdo do blog.

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista