How to implement a culture of innovation in retail

Como implementar uma cultura de inovação no varejo? Descubra agora!

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Quer saber como implementar uma cultura de inovação no varejo? Então, leia esse texto até o final porque você vai ver ideias simples e eficientes para colocar em prática agora mesmo!

De modo geral, a cultura de inovação no varejo é o único meio que permite que a empresa se reinvente de acordo com as novas necessidades do mercado e, consequentemente, não fique ultrapassada ao longo do tempo.

Quando se trata do setor varejista, a inovação é um desafio ainda maior, uma vez que esse é um ramo bastante competitivo e, por isso, requer transformações constantes.

Nesse campo, é possível constatar o surgimento frequente de novos concorrentes, a mudança de comportamento do consumidor e o maior impacto da variação da inflação e dos preços, os quais exigem que a empresa adote novas soluções para passar positivamente por esses desafios.

Pensando nisso, a Monitora preparou este material para mostrar como implementar uma cultura de inovação no varejo de forma prática e eficaz. Então, se esse é um tema que lhe gera dúvidas, continue a sua leitura para conferir. Vamos lá!

O que é a cultura de inovação no varejo?

O termo “inovação” refere-se a qualquer criação ou mudança na qual o objetivo é recriar, renovar e introduzir novidades.

Logo, dentro das empresas, a inovação está associada à mudança ou implementação de novos serviços, produtos e até mesmo tecnologias, com o propósito de gerar ainda mais valor para o negócio.

Posto isso, a cultura de inovação é a busca constante por novas soluções e resultados. Então, durante o processo, são utilizadas novas ferramentas, métodos e tecnologias, as quais irão levar a um certo objetivo.

Sendo assim, para que a cultura de inovação no varejo seja de fato positiva e próspera, é necessário torná-la uma filosofia da empresa do segmento, para que ela seja compreendida e praticada por todas as equipes.

Por essa razão, essa cultura deve conter princípios, conceitos, normas internas, valores e missão da companhia. Dessa forma, todos os funcionários ficarão aptos para trazer novas ideias, bem como colaborar ativamente com o desenvolvimento constante do negócio.

Um grande exemplo é que, atualmente, estamos vivenciando a maior era tecnológica, onde as vendas online são cada vez mais realizadas, uma vez que o público está ainda mais presente no mundo digital.

Portanto, é necessário que as empresas do varejo implementem novidades tecnológicas para otimizar a experiência de compra dos seus clientes e, assim, continuar em evidência no mercado.

Quais são os benefícios da cultura de inovação no varejo?

Sem dúvidas, a cultura de inovação no varejo traz diversos benefícios para todos: empresa, clientes e funcionários.

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o investimento em inovação é um dos componentes mais expressivos quando se trata de competitividade entre as principais empresas do Brasil.

A pesquisa foi feita com 132 empresas e, dessas, 86% consideram que a cultura de inovação em operações, soluções e processos internos é o que corresponderá ao maior destaque das corporações no futuro.

Desse modo, dentre todos os benefícios da cultura de inovação, o que mais chama atenção é o estímulo ao crescimento do varejo, seja pela maior visibilidade perante a concorrência, atratividade do mercado ou melhoria de processos e soluções.

Confira abaixo mais detalhes sobre as vantagens da cultura de inovação no varejo!

Aumento da produtividade

Com a cultura de inovação e a implementação de novas tecnologias e processos, as equipes podem começar a fazer mais em menos tempo. Desse modo, a produtividade dentro das empresas pode aumentar.

No entanto, isso não significa que os funcionários vão trabalhar mais. Pelo contrário, ao aplicar inovações no negócio, o esforço dos colaboradores pode diminuir, o que fará eles se tornarem mais produtivos.

Diferenciação da marca

Decerto, não há melhor vantagem para o varejo do que a diferenciação da marca e maior destaque perante os concorrentes. Afinal, os clientes começam a preferir os seus serviços e/ou produtos, assim como tendem a trazer mais clientes por meio de indicações.

Além disso, ao ter uma maior visibilidade, os consumidores passam a confiar na qualidade dos seus produtos e serviços, levando em consideração o custo-benefício e não apenas o preço.

Sem contar que a empresa também começa a ser procurada para parcerias e servir de exemplo e modelo para o mercado.

Resolução de problemas

Toda empresa do ramo varejista encontra desafios ao longo do tempo, e alguns deles podem ser bem difíceis de solucionar.

Contudo, a cultura de inovação permite que eles sejam resolvidos com mais facilidade e agilidade. Uma vez que ela leva as equipes a pensarem de forma inovadora e “fora da caixinha”, ao invés de oferecerem apenas uma solução básica.

Equipe mais motivada e engajada

As equipes do varejo que investem na cultura de inovação costumam ser mais engajadas e motivadas, visto que elas estão em constantes atualizações e em busca de novidades.

Com isso, os funcionários não ficam entediados com as suas tarefas, pois estão sempre em contato com novas ideias, processos e aplicações.

Otimização de processos e soluções

Adotar a inovação como um fator crucial é importante para a otimização de processos e soluções. Isso porque, a empresa passa a avaliar e rever as suas ações com mais constância e intelecção, o que gera resultados mais efetivos e inovadores. Assim como a resolução de problemas acontece de forma mais ágil.

Melhor relacionamento com os clientes

Com os serviços e produtos sendo entregues com mais qualidade e inovação, é natural que o público comece a olhar a empresa de varejo com mais interesse, o que permite que novos clientes se sintam atraídos pelo seu negócio.

Por isso, a cultura de inovação no varejo também é fundamental para gerar um relacionamento positivo entre a empresa e o consumidor.

Redução de custos

Por último, mas não menos importante, não podemos deixar de falar da importância da cultura de inovação para a redução de custos no varejo.

Afinal, com o aumento da produtividade, otimização de processos e soluções, resoluções de problemas em tempo hábil e melhor relacionamento com o cliente, a companhia passa a ter menos custos, sejam eles diretos, indiretos, fixos ou variáveis.

Por que a cultura de inovação é tão importante no varejo?

O varejo é um dos setores que mais demandam transformação constante, devido à alta competitividade. Hoje em dia, o público tem uma relação frequente e direta com a tecnologia, a qual faz os consumidores terem maiores demandas e expectativas.

Por isso, quanto maiores são as exigências dos clientes, mais a empresa deve evoluir com os seus processos e tecnologias.

Um excelente exemplo disso é a experiência omnichannel. Ela se trata de uma estratégia que engloba diversos canais de comunicação para que o público tenha uma experiência única e inédita com canais unificados, onde o intuito é fazer os clientes terem uma excelente qualidade de atendimento ao comprar produtos ou serviços online.

Imagine só uma pessoa passar por uma loja e ver um eletrodoméstico interessante. Ao chegar em casa, ela compra pelo aplicativo ou site para que o aparelho chegue em casa. É esse tipo de experiência que o cliente quer ter, porque a tecnologia fez ele entender que ele pode ter!

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Sendo assim, podemos afirmar que a cultura de inovação é a única maneira de entregar a experiência de compra que o cliente quer, de forma que o atraia e fidelize-o.

Como implementar uma cultura de inovação no varejo?

Antes de tudo, é importante destacar que a cultura de inovação no varejo exige que a vivência seja democrática. Ou seja, que todos os funcionários se sintam à vontade para expor as suas ideias, e não que essa seja uma responsabilidade apenas de um cargo ou setor.

Portanto, é fundamental que desde os operadores de caixa até os gerentes possam sugerir novas soluções, produtos, serviços, ferramentas, ideias ou tecnologias para a empresa.

E o mais importante: essa cultura deve ser tratada como um filosofia do negócio, onde todos os colaboradores devem atuar em prol da mesma missão, princípio, valores e objetivos da companhia.

Feito isso, chegou a hora de seguir os próximos passos básicos!

1 – Identifique as mudanças necessárias

Para começar, é muito importante que a empresa de varejo identifique as mudanças que ela precisa fazer, de acordo com o objetivo do negócio, o tipo de cultura que se deseja desenvolver e quais atitudes devem ser tomadas para alcançar o propósito final.

Nessa etapa, vale a pena reunir todos os funcionários para que eles exponham as ideias e sugestões, o que facilitará os líderes a identificarem os pontos a serem melhorados.

2 – Se mantenha aberto às inovações

Não adianta ouvir as sugestões e ideias das equipes, se os líderes não estiverem totalmente abertos às inovações. Infelizmente, esse é ainda um grande erro de muitas organizações, o que dificulta o crescimento do negócio perante as novas e constantes demandas do mercado atual.

Por isso, se a empresa deseja implementar a cultura de inovação no varejo, é crucial se manter aberta para mudanças e novos conhecimentos.

3 – Antecipe as tendências

Um dos maiores erros dos varejistas é ficar o tempo inteiro atrás das tendências, ao invés de antecipá-las. Afinal, basta apenas um concorrente fazer isso para você perder uma grande chance de estar em evidência no mercado.

Por isso, você deve estar sempre consumindo conteúdos que abordem sobre as tendências no varejo, bem como ficar atento às novas tecnologias e como aplicá-las em seu negócio, observar as novidades de outros países e analisar os comportamentos do público mais jovem.

4 – Não tenha medo de investir em novas tecnologias

Nunca o varejo e a tecnologia tiveram uma relação tão incontestável! Por exemplo, um bom e simples sistema de gestão já pode trazer inúmeros benefícios para a loja, devido a automação comercial.

Portanto, não tenha medo de investir em novas tecnologias, uma vez que elas estão em constantes atualizações para facilitar ainda mais o dia a dia das empresas.

O Big Data e o Business Intelligence, por exemplo, permitem que as empresas conheçam a fundo o público, a fim de criar uma experiência de compra única, inovadora e personalizada. Tudo isso a partir da análise de informações a favor dos objetivos estratégicos da empresa.

Antigamente, apenas grandes indústrias utilizavam essas ferramentas, mas, hoje, elas estão disponíveis para qualquer empresa. Sendo bastante utilizadas, inclusive, no mundo online.

Já para um futuro próximo, espera-se que elas também possam ser aplicadas facilmente no mundo offline para identificar, por exemplo, o tempo de permanência e demais comportamentos gerais dos clientes que entram na loja.

5 – Teste as inovações no marketing

As inovações no marketing devem ser constantes e da forma mais apropriada para atrair o tipo de cliente que você deseja. Por exemplo, se você vende produtos/serviços para o público mais jovem, pode ser válido utilizar o TikTok e/ou Instagram para atrair os consumidores.

6 – Aplique overdelivering

Por último, o overdelivering é uma das práticas que mais ajudam a fidelizar clientes. Ele significa “entregar mais do que o esperado”. Por exemplo, a entrega de um brinde junto com o produto/serviço que o consumidor comprou.

Dessa forma, é possível favorecer a satisfação do usuário, o que ajudará na construção do relacionamento com o cliente.

3 perfis de clientes e como cada um funciona na inovação no varejo

Certamente, os clientes também são afetados diretamente com a cultura de inovação no varejo. Em razão disso, é importante que a empresa conheça os perfis dos consumidores para que ela saiba se relacionar com cada um deles.

Logo abaixo, você vai conhecer alguns detalhes sobre 3 perfis de clientes e como cada um deles funciona na inovação. Confira!

Tradicional

O consumidor tradicional é aquele que precisa de uma boa avaliação de alguém de confiança antes de adotar uma tecnologia. Por exemplo, é aquela pessoa que ainda faz questão de comprar presencialmente na loja, mesmo que ela precise pegar fila ou pagar mais caro.

Portanto, neste caso, a empresa de varejo que utiliza a cultura de inovação deve transmitir segurança e orientar os seus clientes através de dados. Ou seja, tudo precisa ser mensurado e compartilhado, inclusive as reações dos clientes referentes às inovações e novas tecnologias lançadas.

Inovador

Embora seja a menor parcela do mercado, o cliente inovador é aquele que não tem medo de ousar e experimentar coisas novas. Por isso, se você elaborar uma solução tecnológica e bastante inovadora para ele, há grandes chances de ele comprar – e indicar.

Early adopters

Por fim, o cliente early adopters é aquele que gosta de inovar, mas que precisa de uma pesquisa detalhada ou forte referência antes de adquirir a novidade. Ou seja, ele gosta de ter bastante embasamento do produto/serviço antes de comprar.

Neste caso, é válido, por exemplo, que a empresa crie um blog para trazer posts diários com temas que abordam a segurança e eficácia das suas soluções tecnológicas e, assim, conquistar pouco a pouco a confiança da audiência.

Principais erros que muitos varejistas cometem no processo de inovação

Um dos principais erros que muitas empresas cometem no processo de inovação é quando os gestores não conseguem se abrir para novas ideias, especialmente aquelas que são mais criativas e fora do comum.

O que acontece muitas vezes é que, quando os funcionários tentam expor as suas ideias, sejam elas boas ou não, imediatamente elas são desvalorizadas. Onde, em muitos casos, algumas dessas propostas poderiam dar início a um bom percurso para a inovação.

Consequentemente, o que era para gerar maiores resultados para a empresa, acaba se tornando pouco próspero e monótono. Por isso, é fundamental que os gestores saibam receber as ideias apresentadas, mesmo que ruins.

Afinal, uma ideia ruim nem sempre é sinal de que não pode ser utilizada. Pelo contrário, às vezes ela pode ser lapidada e chegar a um excelente processo de inovação.

Conclusão

Como vimos até aqui, a cultura de inovação traz inúmeras possibilidades para o varejo. Mas, é fundamental ter objetivos claros para que ela traga os resultados almejados.

Afinal, inovação sem propósito não é inovar, e pode fazer as companhias gastarem muito dinheiro sem necessidade. Por isso, é crucial que as empresas varejistas façam um devido planejamento do processo de inovação e fiquem atentas à entrega de resultados pelas equipes.

E caso você queira implementar a cultura de inovação em sua empresa sem errar, a Monitora é a solução que você precisa! Aqui, você encontra especialistas apaixonados por entregar soluções tecnológicas e de altíssima qualidade.

Afinal, a Monitora é uma empresa de soluções digitais, que conta com os melhores especialistas do mercado em ajudar empresas a se tornarem digitais por meio de metodologia, processos e software. Nós cuidamos de todo o processo de desenvolvimento de tecnologias, como:

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Tudo isso para ajudar os nossos clientes a manter o foco em suas estratégias de negócio. Então, se você deseja inovar em sua empresa de forma mais direcionada e apropriada para o seu público, converse com um especialista agora mesmo!

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