Informação é um ativo cada vez mais valioso para as empresas, por isso o data science nas empresas é tão importante! E a boa notícia é que os dados, hoje, são gerados mais rapidamente e em volume nunca visto antes.
De acordo com a consultoria IDC, em 2020, teremos 44 trilhões de gigabytes de dados disponíveis, cerca de dez vezes mais informações do que as que foram geradas até 2013.
Isso porque essa grande quantidade de informações é estratégica para os negócios. Os dados indicam tendências, comportamentos e padrões que podem aumentar a competitividade das empresas. O problema é que com a mesma facilidade com que são produzidas, essas informações são, também, descartadas. O estudo do IDC indica que apenas 5% dos dados gerados são aproveitados.
O data science, ou, simplesmente, ciência de dados, existe para aprimorar o uso de informações estratégicas nas empresas. Neste artigo, vamos explicar melhor o que é data science e qual a sua importância. Confira!
O que é data science?
Você já deve ter ouvido falar em big data. O termo foi criado para representar o fenômeno dos grandes dados, gerados a uma velocidade absurda. Analistas estimam que a quantidade de dados produzidos no mundo dobra a cada dois anos. Toda troca de informações gera dados, como preenchimento de cadastros, transações e pesquisas.
Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, em 2011, apurou a quantidade de dados gerados pelas empresas: quase dez zettabytes de dados por ano — um zettabyte tem capacidade de armazenamento compatível a de um bilhão de HDs de um terabyte. Mesmo que a pesquisa já esteja defasada (pois esse volume cresce exponencialmente), ela é suficiente para demonstrar como o big data está presente no ambiente corporativo.
Mas o que as empresas fazem com toda essa quantidade de informações? Geralmente, os dados são gerados, usados e descartados em questão de segundos, sem que nenhuma pessoa se dedique a analisá-los. É ouro sendo jogado no lixo. Afinal de contas, informação é poder estratégico para as empresas.
É nesse contexto que surge o data science, que é a área dedicada a captar, organizar e analisar dados. O objetivo é identificar informações estratégicas que possam auxiliar empresas de diversas maneiras. Por meio dos dados, é possível identificar oportunidades, melhorar a gestão dos negócios, aprimorar processos, elevar o nível de inovação e fazer melhores escolhas, entre outros pontos.
Continue no nosso artigo, explicaremos, agora, as vantagens do data science nas empresas!
Quais são as vantagens do data science nas empresas?
De maneira geral, o data science pode ser adotado para melhorar o desempenho de qualquer setor da empresa, aumentando, principalmente, a produtividade. Afinal de contas, o acesso a informações confiáveis leva à execução de tarefas ajustadas às necessidades dos clientes e do negócio.
Para explicar melhor esse processo, listamos seis benefícios importantes do data science nas empresas. Acompanhe!
1. Ajuda a prever demandas
Uma das principais aplicações dos dados nas empresas é quanto a previsão de demandas. Por meio das informações disponíveis, processos de análises adotados pelo data science conseguem prever qual será a demanda para um determinado produto ou serviço.
Isso favorece a empresa de duas formas. Primeiro, otimizando o uso de recursos. Além disso, em caso de aumento de demanda, permite que a empresa não perca negócios por falta de capacidade de atendimento de clientes.
2. Aumenta a retenção de clientes
Os dados dizem muito a respeito dos seus clientes, inclusive indicam a possibilidade de que eles deixem de consumir seus produtos ou serviços.
Nesse aspecto, o data science pode contribuir identificando esse comportamento. Assim, sua empresa consegue agir rapidamente para evitar possíveis saídas. A análise do comportamento também consegue indicar melhores ações para fidelizar consumidores e aumentar as taxas de conversão.
3. Facilita a personalização de produtos e serviços
Quanto mais personalizados forem seus produtos e serviços, maior será o seu potencial competitivo. Afinal de contas, atender de forma precisa às expectativas dos consumidores vai colocar sua empresa à frente da concorrência. Mas para isso, é preciso entender o que os clientes esperam dos seus produtos e serviços.
O data science consegue trazer essa resposta, por meio da análise de dados, que podem estar, inclusive, dispersos (não estruturados) nas redes sociais. Sim, o data science é capaz de buscar e analisar dados não estruturados, ou seja, que não estão organizados em bancos de dados.
4. Agiliza o processo de tomada de decisões
A tomada de decisões nas empresas é ágil. Muitas vezes, é preciso fazer uma escolha importante em um espaço de tempo muito curto. Se você tiver acesso rápido às informações de que precisa para decidir, a tendência é que realize melhores escolhas.
O data science, por meio de mecanismos de levantamento e apuração de dados, é capaz de facilitar esse processo. Esse apoio não se limita à busca de informações. Por meio do data science é possível aprofundar os dados obtidos, fazendo projeções, por exemplo. Assim, você consegue projetar qual será o efeito da decisão tomada.
5. Favorece as ações de marketing
Assim como o data science facilita a personalização de produtos e serviços, também consegue indicar ações de marketing mais alinhadas ao perfil do público-alvo. Isso porque os mecanismos de análise do data science conseguem avaliar melhor o perfil dos clientes e dos leads (consumidores em potencial).
Na hora de elaborar campanhas e desenvolver estratégias de marketing por dados, é possível direcionar com precisão para o público com maior propensão a converter-se como cliente da sua empresa.
6. Melhora o desempenho financeiro da empresa
De acordo com estudo conduzido pela Bain & Company (consultoria especializada em negócios), empresas que têm uma maior capacidade de análise de dados dobram as chances de estarem entre as organizações com melhor desempenho financeiro.
Isso acontece devido a uma junção de fatores. Segundo a pesquisa, essas empresas:
- são cinco vezes mais propensas a tomar decisões mais rápido que os concorrentes;
- têm três vezes mais chances de executar tarefas conforme o planejado;
- têm o dobro da probabilidade de utilizar dados na tomada de decisões.
Em outras palavras, são mais analíticas. Essa condição é fundamental para que as empresas alcancem melhores resultados financeiros.
De forma abrangente, o data science nas empresas pode otimizar processos e melhorar o desempenho da empresa como um todo. E isso se reflete no retorno financeiro.
Agora que você já conhece os benefícios do data science nas empresas, entre em contato conosco e saiba como essa solução pode se ajustar ao seu negócio.