O desenvolvimento de jogos, especialmente para plataformas mobile, se tornou um braço muito forte da indústria tecnológica.
Isso ocorre graças ao avanço da tecnologia dos smartphones e maior adoção dos mesmos pela população a nível mundial.
O desenvolvimento de jogos para smartphones resultou em escalabilidade para a indústria de jogos muito maior, tendo em vista a presença dos usuários nesses dispositivos.
Diante dos faturamentos bilionários e alto poder de expansão, até mesmo grandiosas plataformas como o Facebook e Instagram que possuem foco nas interações sociais passaram a desenvolver jogos mobile.
Assim, essas companhias que fazem parte do metaverso entraram nessa tendência inovadora para garantir alta diferenciação de produtos. Além de se beneficiar de jogos envolventes para aprimorar suas estratégias de publicidade.
E aí, você está curioso(a) para saber mais sobre o mercado gamer e as tendências dos jogos mobile?
Então continue a leitura!
Mercado de Games no Brasil e no mundo
Não é novidade que desde o início da pandemia do COVID-19 os processos de digitalização e avanços tecnológicos ganharam anos de aceleração em um curto intervalo de tempo.
Especialmente com o maior isolamento social, o segmento de games passou por uma expansão que ganhou ainda mais velocidade.
Desde março de 2020, milhares de brasileiros e brasileiras passaram a fazer parte do time de games digitais e, de acordo com a pesquisa Game Brasil 2022, 74,5% das pessoas no Brasil são adeptas a jogos eletrônicos.
Nessa mesma pesquisa foi constatado que a principal faixa etária é de 25 a 34 anos (25,5%), seguida por 16 a 24 anos (17,7%).
No que diz respeito à frequência nas partidas, 67% se consideram gamers casuais, sem uma rotina de partidas tão frequente e 33% se consideram gamers hardcore, disputando três ou mais vezes por semana.
Pensando na modalidade mais utilizada, o estudo ainda traz que 48,3% das pessoas preferem jogar pelo celular, enquanto 20% priorizam o videogame e 15,5%, o computador.
Diante disso, podemos ver o grande poder que o mercado de jogos para dispositivos móveis possui, com tendência de crescer ainda mais com o maior aporte de investimento nesse ramo.
Olhando agora para os lucros, o mercado de Games no mundo movimentar bilhões todos os anos.
A indústria global de jogos faturou US$ 196,8 bilhões e, segundo projeções da consultoria PwC, a expectativa é que o setor alcance um faturamento global de US$ 321 bilhões de dólares até 2026.
Somente no Brasil o negócio de games movimenta R$ 12 bilhões ao ano, colocando o país como líder em receita no setor na América Latina e o 13º no ranking mundial.
O mercado de desenvolvimento de jogos mobile no Brasil
Como você viu anteriormente, a população brasileira é uma grande consumidora de videogames e essa estatística nos mostra o quanto o setor mobile é promissor no país.
Atualmente, o país não só utiliza plataformas e games internacionais como também se estabelece como uma fonte desenvolvedora de jogos para dispositivos móveis como celulares e tablets.
Tendo em vista que os smartphones estão se tornando cada vez mais potentes e eficientes, esses aparelhos se tornaram capazes de replicar as representações gráficas e animações sem perder a qualidade.
Ao passo que existem muitas oportunidades no mercado do desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis, ainda existe uma certa escassez de profissionais qualificados para as vagas.
Por isso, é muito importante que existam incentivos que impulsionam a qualificação profissional daqueles que pensam em atuar na área.
Tendências de mercado de jogos para mobile
Agora que você já possui um panorama geral do mercado de games mobile. Vejamos quais são as tendências que já estão inseridas e que continuarão fazendo sucesso:
Cloud gaming
O cloud gaming se trata de uma tecnologia que permite transmitir jogos de servidores remotos.
Para que tantos usuários possam ter acesso a um mesmo servidor sem que haja falhas na disponibilidade é de extrema importância que o servidor seja poderoso, executando perfeitamente vídeo e áudio.
Nesse modelo que serve tanto para computadores quanto para dispositivos móveis, o usuário interage com o jogo independente de possuir o software ou hardware instalado localmente.
Basicamente, os jogadores fazem login em um serviço centralizado que opera a partir de servidores remotos em data centers em todo o mundo.
Então mesmo que você não possua um ou computador ou um dispositivo tão potente, esse modelo permite que você acesse e reproduza o jogo perfeitamente.
Um grande benefício do cloud gaming é jogar sem precisar comprar hardware de última geração.
Além disso, os jogos na nuvem também são para desenvolvedores que podem vender seus jogos como um serviço, em vez de ter que lidar com cópias físicas e downloads.
Free-to-pay
Também muito conhecido e sendo um dos modelos preferidos dos jogadores mobile, o Free-to-play possui um potencial ilimitado e pode ser baixado pelos usuários sem nenhum custo.
Dessa forma, os jogadores podem experimentar um jogo antes de decidir se querem comprometer tempo ou dinheiro e tendem a acumular receitas mais altas.
Para conseguir faturar, os desenvolvedores introduzem compras in-app de determinados itens, que permitem que os jogadores tenham melhor desempenho ou ultrapassem determinados obstáculos mais rapidamente.
Na maioria dos jogos para celular, as ações realizadas pelo jogador são gravadas no próprio dispositivo local e agrupadas antes de serem transmitidas ao servidor.
Com isso, são evitados os atrasos da rede, otimizando a experiência do jogo.
Para melhorar ainda mais a interação entre o jogo e o jogador, se espera que este modelo evolua com o desenvolvimento de tecnologias como realidade aumentada e 5G.
Play-to-earn
Quem nunca foi convidado para participar de uma comunidade de jogos para ganhar uma grana extra, não é mesmo?
Os famosos jogos do “foguetinho” fazem parte do que chamamos de “play do earn”, onde o usuário passa a se envolver como se fosse uma parte da equipe da obra.
Nesse modelo, a intenção é que o jogador sempre esteja produzindo algo para outros jogadores, criando valor para todos os envolvidos no título.
Por isso, todos são recompensados com itens ou moedas dentro do jogo, tudo em formato digital.
Ao chegar em um certo nível do jogo os usuários podem trocar esse conteúdo por criptomoedas e até mesmo recursos tokenizados na blockchain.
O modelo Play-to-earn é muito similar com o Free-to-pay em alguns aspectos. Tendo em vista que para acessar o jogo você não possui nenhum tipo de custo.
A diferença é justamente porque chega um momento que o jogador precisa investir um dinheiro real para começar a ter algum tipo de lucro nesse modelo de jogos.
Metaverso
Não tem como falar em tendências de mercado de jogos para dispositivos móveis sem falar do Metaverso.
Esse universo que vem prometendo muito é descrito como um entrelaçamento poderoso das tecnologias na vida cotidiana aos ambientes virtuais, incluindo os jogos.
Sendo assim, o metaverso nos faz reviver e pensar como seria interessante que pudéssemos entrar nos jogos e simular a nossa presença neles.
Isso não é mais conversa para o futuro, é o agora com as possibilidades do Metaverso.
Aliás, você pode experimentar essa experiência com o Fortnite e o Roblox, duas plataformas que já possuem universos virtuais interativos.
Para promover o jogo e trazer ainda mais usuários para o universo, o jogo Fortnite, por exemplo, já está realizando grandes shows e eventos de marcas dentro de seu universo digital, que são assistidos por milhões de pessoas.
eSports
Os eSportes ou esportes eletrônicos é uma outra tendência apontada nas áreas de desenvolvimento e eSports. Esse é um grandioso mundo de competições organizadas de jogos digitais.
Sendo assim, estas competições, os pro players, como são chamados os jogadores profissionais, de diferentes ligas e times, se enfrentam em partidas de games populares.
Atualmente, os eSports mais conhecidos e que fazem sucesso no mundo inteiro são Fortnite, League of Legends, Couter-Strike, Call of Duty, FIFA.
Nesses campeonatos, existem altas premiações em dinheiro para os vencedores com investidores nos mais diversos segmentos apostando nos times.
Estas competições são realizadas pelas publishers dos jogos ou por organizações especializadas, que definem as chaves e monitoram as partidas. Dessa forma, essas partidas são assistidas por milhares de pessoas em transmissões online ou mesmo na TV.
Os jogadores profissionais são vistos como celebridades esportivas. Sempre acompanhados por milhares de fãs nas redes sociais e quando jogam em plataformas de streaming como Twitch, Facebook Gaming ou YouTube.
Influenciadores gamers
E por falar em pro players e sua popularidade nas redes sociais, uma grande tendência no mercado de jogos mobile são os influenciadores de gamers.
Esses jogadores antecipam e ditam tendências nesse segmento, especialmente no YouTube.
Inclusive, fazer parceria com figuras influentes do ramo pode ser uma estratégia muito rentável para os desenvolvedores de games. Já que eles possuem expertise e engajamento para atrair clientes.
Interessante, não é mesmo? E você, também não abre mão de uma partidinha semanal?
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