EdTechs: tecnologias que estão mudando a forma de ensinar

Como implementar automação de testes de software

Hoje em dia, a forma de ensino existente em escolas ou nas faculdades são muito diferentes de como era há um tempo atrás. Uma criança que vai para a escola atualmente, vive uma realidade bem diferente daquela que ia há 20 anos, isso acontece porque as novas formas de pensar e as inúmeras inovações tecnológicas vêm tomando conta do método de ensino da maioria das instituições. Esse método é conhecido como EdTech, ou seja, a fusão entre educação e a tecnologia. Nele, são utilizados aplicativos, cursos online e novas plataformas, buscando uma forma de ensino mais prática e eficiente.

O avanço constante da tecnologia é algo que impacta em diversas áreas, principalmente na da educação. Que é um meio que vem crescendo bastante tanto em relação aos seus métodos como em relação a sua própria indústria. Antes era muito comum que nas escolas houvesse a presença de uma lousa e um giz para que os professores escrevessem, hoje em dia isso é visto como uma visão centenária e muito antiga, pois a realidade nos dias atuais nas escolas é bem diferente. 

Para entender mais sobre essa tecnologia que visa agregar o ensino para estudantes e professores, não deixe de conferir o artigo na íntegra. Boa leitura!

O que é Edtech?

EdTech é o nome dado ao desenvolvimento e uso da tecnologia para potencializar a aprendizagem no meio da educação, por meio de produtos, aplicativos e ferramentas (como software, hardware e processos). Entre eles, estão:

A realidade virtual

A realidade virtual é um ambiente, criado por meio de computadores, que mostra cenas e objetos muito parecidos com os reais e deixam as pessoas imersas nessa realidade desse ambiente que foi criado. 

Inteligência artificial 

A inteligência artificial se refere a sistemas ou máquinas que se aproximam ou tentam reproduzir a inteligência humana para que tarefas sejam feitas e aprimoradas. 

Gamificação 

A gamificação é um método no qual são incorporados ao ensino ou ações de treinamento, desafios, jogos, ranking, entre outros, para que o conhecimento seja passado de forma lúdica e mais interativa. 

De forma mais resumida, a EdTech é uma prática que facilita o aprendizado e melhora o desempenho por meio do uso e gerenciamento de recursos e processos tecnológicos adequados. Ou seja, é uma junção entre a tecnologia e a educação, para fazer com que esses dois itens se tornem mais presentes no meio do ensino e mais eficiente nos métodos de aprendizado. 

Já em relação ao mercado de trabalho, podem ser chamadas de EdTechs todas aquelas empresas do tipo startup que atuam simultaneamente em dois mercados, no da educação e no da tecnologia, tendo como objetivo, incorporar o uso de novas tecnologia nos métodos de aprendizagem ou no gerenciamento das instituições, seja através de produtos, softwares, aplicativos ou outras ferramentas.

Ascensão das EdTechs

As EdTechs vêm fazendo tanto sucesso, que muitas grandes empresas do meio da internet já demonstram interesse nessa área e algumas até já atuam nela. Como exemplo, temos o Google, uma enorme empresa que já possui vários produtos de EdTechs e tem como objetivo investir cada vez. Uma das tecnologias mais utilizadas pelo Google é a de computação em nuvem, que a cada dia vem fazendo mais sucesso, por ser uma ótima forma de armazenar dados. O interesse do Google por este tipo de serviçoproduto começou quando teve uma enorme demanda de professores, que afirmavam que seus alunos costumam utilizar muito a sua plataforma e queriam que ele também ajudasse a organizar as informações na sala de aula. 

Além disso, segundo uma pesquisa feita pelo Global Security Verification (GSV), nos Estados Unidos, o investimento de venture capital em empresas de educação cresceu cerca de 45% nos últimos 5 anos, atingindo quase US$ 2 bilhões em 2014. No Brasil, o cenário também é bem positivo, pois vários estados já estão investindo neste método e ele já vem sendo adotado por escolas e professores.

O que faz uma EdTech?

Como dito, as EdTechs desenvolvem tecnologias para o setor educacional a fim de torná-lo mais eficiente. Porém, não é apenas essa função que as EdTechs têm, elas também podem realizar outras tarefas, como: criar soluções focadas no marketing, na administração e nas operações em geral no contexto de instituições educacionais, atendendo assim todo o processo, que vai desde captar um aluno até avaliá-lo.

Tipos de EdTech

Alguns tipos de EdTechs são:

Financiamento educacional 

Nesta categoria, as EdTechs estão diretamente relacionadas a garantir a democratização da educação e tem como o seu principal objetivo criar melhores condições financeiras. Que ocorre por meio de bolsas de estudo e financiamentos. 

Plataforma para educação 

Já nessa categoria, as startups buscam oferecer diversos tipos de sistemas e plataformas para que as empresas, profissionais e os alunos tenham as suas soluções educacionais. Um exemplo dessa categoria são as plataformas de ensino a distância.  

Aprendizado e novas formas de ensino 

Nessa categoria estão aquelas startups que buscam o aprendizado e trazem novas formas de ensino. E o principal objetivo delas com isso, é trazer uma melhoria de resultados e da aprendizagem através de uma realidade virtual aumentada. Ou seja, o uso dessas ferramentas é feito com o intuito de permitir o acesso a informações e experiências em um ambiente totalmente simulado, através de computadores, a fim de facilitar a prática do conteúdo.

Os benefícios das EdTechs

Visto o que são as EdTechs, agora veja quais são os principais benefícios trazidos por essas tecnologias educacionais: 

Acrescenta diversão ao aprendizado

Em aulas muito monótonas, nas quais os professores só falam sobre o assunto, é muito comum que os alunos fiquem entediados. Então, muitas escolas optam pelo uso da tecnologia para trazer mais diversão para as aulas e torná-las mais divertidas com elementos da gamificação. Com isso, os alunos aprendem de uma forma lúdica e ficam mais envolvidos. 

Prepara melhor os alunos para os empregos do futuro

Atualmente, a maior parte dos empregos requer que as pessoas tenham habilidades tecnológicas em vários graus, por conta do uso da tecnologia nas salas de aula, os alunos já começam a ter uma maior afinidade com esses aparelhos e a criar suas habilidades tecnológicas, para que lá na frente tenham um destaque no mercado. 

Proporciona uma aprendizagem mais imersiva

No mundo digital, há a disponibilidade de diversos recursos que podem ser utilizados por professores para enriquecerem suas aulas e deixá-las ainda mais atraentes e profundas de aprendizagem. 

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Acesso fácil a mais recursos de aprendizagem

Na maioria das vezes, quando os alunos têm dúvida em relação a algum assunto ou precisam resolver algo, é muito comum que eles façam buscas na internet para encontrar as soluções dessas situações. Então, para aproveitar esse hábito que é muito comum entre os estudantes, muitos professores os colocam para interagir com mecanismos de pesquisa, e-books, vídeos instrutivos e de instruções, plataformas e fóruns online, a fim de tornar a aula mais atrativa e eficiente.

Aumenta a colaboração

O aumento da colaboração também é algo que pode ser feito por meio da tecnologia, pois se torna possível entrar em contato com pessoas de vários lugares do mundo, seja por meio de ligações ou mensagens, e permitir que elas façam parte de um trabalho online junto a outras pessoas de forma simultânea. Já na sala de aula torna-se possível fazer aulas online e passar tutoriais para que os alunos possam participar. 

Personalizar a aprendizagem

Em uma sala de aula, há diferentes tipos de alunos, então para que um professor não tenha que fazer uma aula ou prova dedicada a cada um deles, muitas instituições utilizam a tecnologia para isso, visto que ela pode ajudar na diversidade de estilos de aprendizagem, permitindo que os professores acompanhem o crescimento do aluno de forma individual e em tempo real.

Como é a educação nas escolas EdTechs 

O Brasil é um país com um grande número de estudantes e um grande número de professores, o que o torna um lugar onde seria ideal implantar esse novo sistema educacional, para que tanto os estudantes como dos docentes, tivessem ainda mais oportunidades. Porém, para que isso aconteça, seria preciso uma negociação com o governo, o que é visto como um grande desafio. 

Entretanto, mesmo enfrentando algumas dificuldades, já existem alguns estados no Brasil que já começaram a adotar esse método. De 2019 para 2020, houve um aumento de 26,1% na abertura de startups desse setor, resultando em 566 companhias ativas, segundo um levantamento feito em 2020 pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups). 

Atualmente, essas empresas se encontram em sua maioria na região sudeste, onde há 55,2% delas. Os três estados com maior concentração deste método  são: São Paulo, com 34,3%, e Rio de Janeiro e Minas Gerais empatados, com 9,4% cada.

Educação a distância 

A cada dia a educação a distância ganha uma visibilidade maior e mais pessoas procuram por cursos e aulas a distância. Isso acontece porque atualmente os estudantes estão preferindo este método para conseguir conciliar trabalho, estudos e vida pessoal. Esses cursos ou aulas online podem ser voltados para diversas áreas, pois vão desde cursos preparatórios a cursos de pós-graduação.

Esse método de ensino a distância começou a ganhar visibilidade, principalmente, durante a pandemia da COVID-19, pois durante a quarentena foi o método adotado por escolas e faculdades para que não fosse preciso parar por tanto tempo. Então, muitas pessoas começaram a criar uma grande proximidade com o sistema de ensino, por conta de sua flexibilidade, pois os alunos podem assistir a aula de onde estiverem e a maioria das aulas ficam gravadas para assistir depois. 

Então, atualmente muitas pessoas optam por este tipo de ensino, por conta dessas vantagens e porque é possível encontrar uma grande variedade de cursos por meio da internet. Além da economia que as pessoas têm, pois o método online gasta muito menos do que o presencial. 

Como as EdTechs estão revolucionando a educação? 

Como já dito, as EdTechs podem atuar de diversas formas no meio da aprendizagem, como:

Acompanhamento do progresso pedagógico

As EdTechs disponibilizam recursos que permitem que elas acompanhem o progresso pedagógico de cada estudante, através de atividades disponibilizadas para eles, nas quais erros e acertos são analisados e avaliados. Assim, os professores conseguem visualizar de forma clara o desempenho de cada aluno, em cada conteúdo, para identificar onde os alunos estão tendo dificuldade para criar intervenções apropriadas para solucioná-las. 

Adoção de novos recursos didáticos

Com a adoção de diversos recursos didáticos, as EdTechs fazem com que os alunos compreendam de forma mais rápida cada tema, pois assim, eles ficam mais entretidos e empenhados a aprender. Além de dinâmicas, quiz e atividades, a tecnologia também faz com que o aluno tenha contato com uma realidade inacessível, o que só é possível através da internet. 

Formação de professores com as EdTechs

Para que esse ensino dê certo, é preciso que os professores se mantenham atualizados e por dentro das novas tecnologias. Então, os docentes podem ter acesso a cursos e métodos de ensino bem-sucedidos. Isso ocorre por meio da educação a distância, para que se torne algo mais prático e flexível para os professores, pois basta apenas que eles tenham um dispositivo conectado à internet para ter acesso às aulas. 

Individualização do ensino

Outra vantagem das EdTechs é a individualização do ensino, pois são disponibilizadas plataformas adaptativas nas quais o próprio sistema já consegue identificar qual o conteúdo que aquele aluno tem mais dúvidas. Então, a partir disso é proposto atividades de aprendizagem para que essas dúvidas sejam resolvidas e o estudante tenha domínio daquele conteúdo.

Qual a importância das EdTechs?

O crescimento diário da tecnologia mudou totalmente os hábitos de consumo, o que fez com que as metodologias educacionais também precisassem mudar e aderir a EdTech. A principal vantagem de aderir a esse novo modelo é que nele, é fundido a teoria e a aplicação, que por meio da tecnologia é desenvolvido um sistema para que os alunos possam aprender de forma muito mais prática.

As ferramentas mais utilizadas e que mais ajudaram as EdTechs no seu desenvolvimento, são: 

  • Metodologias inovadoras;
  • Cursos abertos online;
  • Know Your Student;
  • Webinars;
  • Blended Learning;
  • Aplicativos móveis educacionais;
  • Metodologias práticas;
  • Inteligencia artificial;
  • Mercados para professores particulares;
  • Realidade virtual;
  • Ferramentas B2B para educação profissional;
  • Robótica;
  • Geração de novos meios de aprendizagem;
  • Desenvolvimento de materiais educacionais;
  • Plataformas SaaS como ambiente estudantil;
  • MOOCS.

Essas soluções digitais conseguem resolver os problemas existentes no setor educacional, ajudando os estudantes a superar seus obstáculos e aprimorar suas atividades. Ou seja, a inserção da tecnologia no meio da aprendizagem viabiliza experiências que não seriam possíveis de nenhuma outra forma e dá o suporte necessário para que haja uma transformação do modelo tradicional em um mais atual e que atende todas às novas demandas da sociedade e de seus alunos.

Como a Monitora pode ajudar a sua EdTech

Se você está em busca de uma empresa de qualidade, com profissionais especializados em desenvolvimento e tecnologia para EdTechs, opte  por nós da Monitora. Somos uma empresa brasileira de soluções digitais com impacto internacional e temos cases de sucesso na área da educação com clientes em diversos países.

Através de nossos serviços, é possível atrelar a tecnologia ao desenvolvimento e educação, podendo aprimorar todos os seus sistemas educacionais e aumentar a eficácia de todos eles.

Transforme agora mesmo a sua jornada educacional com uma EdTech e garanta todos os benefícios descritos ao longo deste artigo: gerar imersão e maior participação na aprendizagem, tornar o processo educacional interativo, personalizar o ensino e muito mais. 

Visite nossa página e entenda como podemos te ajudar!

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista