especialistas em TI

Dificuldade em contratar especialistas em TI? Saiba o que fazer

Como implementar automação de testes de software

Quer contratar os melhores especialistas em TI mas está com dificuldades? Saiba como a Monitora pode ajudar!

Quem trabalha na área de Recursos Humanos ou tem função de liderança ou gestão de algum setor sabe que contratar profissionais para integrar o time de uma empresa não é tarefa das mais simples. 

É verdade que o uso de redes sociais (como o LinkedIn) e a popularização do trabalho remoto permitiram acesso ampliado a profissionais de diferentes lugares do país — e mesmo do mundo. Em contrapartida, passaram a exigir a criação de vagas mais atrativas e processos seletivos mais assertivos.

Quando a área em questão é a de tecnologia, a contratação de especialistas em TI pode ser ainda mais complicada, uma vez que o mercado está superaquecido e a disputa por mão de obra capacitada é bastante acirrada.

Neste post reunimos informações importantes para que você consiga entender este cenário, conhecer quais são os profissionais mais buscados e resolver o problema, garantindo que nenhum projeto fique parado por dificuldade em contratar especialistas em TI. Acompanhe!

Especialistas em TI e o mercado de trabalho

Se você tem dificuldade de contratar especialistas em TI, saiba que não está sozinho. Pelo contrário: faz parte das estatísticas do mercado de trabalho. E a matemática, neste caso, é bastante simples.

De acordo com uma estimativa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2024, 400 mil novas vagas devem ser abertas no setor. Contudo, atualmente, o Brasil forma menos de 50 mil profissionais por ano — menos da metade necessária para suprir a demanda.

Se considerarmos que o campo da tecnologia é completo e exige especializações diversas, torna-se ainda mais latente a carência de algumas áreas em contar com profissionais especializados.

Uma pesquisa realizada pela IloveMyJob traz ainda mais riqueza de detalhes a este cenário. De acordo com o estudo, nos últimos 3 anos, apenas 12% dos profissionais da área não receberam nenhuma oferta de trabalho. A situação mais comum, aliás, é a inversa: 18% dos participantes do levantamento afirmaram ter sido contatados mais de dez vezes com ofertas de oportunidades.

Outro dado que corrobora para a compreensão do superaquecimento da área vem do Banco Nacional de Empregos (BNE), que registrou um crescimento de 46,2% na quantidade de ofertas de vagas em 2021. As áreas de desenvolvimento, programação e técnica em TI foram listadas como as mais promissoras.

Neste cenário é natural que se concentre nas mãos dos especialistas em TI o poder de decisão. O estudo da IloveMyJob mostra que eles consideram diferentes fatores antes de aceitar uma proposta de trabalho: 73,2% avaliam a remuneração; 55,7% pesam os impactos do trabalho na qualidade de vida;  40% consideram a possibilidade de reconhecimento e 37% analisam as chances de crescimento.

Conheça os 8 profissionais mais cobiçados

Confira, a seguir, a lista de quais são os especialistas em TI mais disputados no mercado de trabalho.

1 – Desenvolvedor Full-Stack

Esse é, sem dúvida, um dos profissionais mais desejados do mercado de trabalho. O especialista em TI que atua nesta área entende tanto da parte de programação, arquitetura e construção de soluções tecnológicas como também do desenvolvimento de uma interface amigável ao usuário final. Por ser completo, é também muito disputado e, geralmente, recebe grandes salários.

2 – Desenvolvedor Back-End

Responsáveis por cuidar de toda a estrutura por trás de um site, programa ou aplicativo, os desenvolvedores back-ends são fundamentais em todos os tipos de projeto. É sob o cuidado deles que ficam estruturas tecnológicas importantes, como armazenamento de dados, autenticação, arquiteturas e scripts.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

3 – Desenvolvedor Front-End

O especialista em TI que atua como desenvolvedor front-end é o responsável pela interface acessada pelo usuário. Neste sentido, ele tem como missão cuidar da estrutura visual do site, aplicativo ou plataforma e, assim, garantir uma boa experiência do usuário, cumprindo boas práticas de UX, por exemplo.

4 – Arquiteto de soluções

Empresas que buscam por especialistas em TI certamente têm problemas a resolver e soluções a implementar. Seja qual for o caso, antes de iniciar um projeto é fundamental realizar uma análise detalhada dessas necessidades e objetivo e traçar estratégias capazes de atendê-las. Esse é o trabalho do arquiteto de soluções, responsável por identificar demandas, propor soluções e otimizar recursos.

5 – Especialista em infraestrutura

Datacenters, servidores, redes, clouds, computadores e softwares: esses são alguns dos componentes mais comuns que integram uma infraestrutura em TI e que ficam sob a responsabilidade do profissional especialista em infraestrutura. Cabe a eles atender demandas e garantir o funcionamento pleno de todo o aparato necessário.

6 – DevOps

Também conhecidos como especialistas em desenvolvimento de operações, os DevOps são responsáveis por integrar o time de desenvolvedores (full-stack, back-end e front-end) com a equipe de infraestrutura. A principal missão desses profissionais é otimizar processos e fluxos de trabalho.

7 – Profissional de segurança da informação

Com a evolução tecnológica, mais pessoas passaram a compartilhar seus dados com empresas, seja por meio de sites, seja por aplicativos ou plataformas. Garantir a segurança dessas informações é obrigação dessas organizações. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), aliás, foi criada para fazer cumprir esse dever e prevê multas que podem chegar a R$ 50 milhões. Nesse sentido, o profissional de segurança de informação figura na lista dos mais requisitados no mercado de trabalho.

8 – Especialista em dados

Tecnologias como Data Lake e Big Data vêm transformando a coleta de dados por parte das organizações contemporâneas. Neste cenário, o trabalho do especialista em dados é indispensável, uma vez que cabe a ele a capacidade analítica de garimpar, reunir e interpretar essas informações, tornando-as verdadeiramente valiosas para as empresas.

Principais dificuldades de quem precisa contratar especialistas em TI

Como já mencionamos, a alta demanda por parte do mercado, a baixa disponibilidade de profissionais e a grande segmentação dos campos de atuação são algumas das principais dificuldades enfrentadas por quem precisa contratar profissionais de TI.

Mas não é só isso. Além de disputar a preferência de especialistas com outras empresas do mercado, é necessário garantir uma seleção de profissionais realmente qualificados. Falta de habilidades técnicas e ausência de educação formal são algumas das barreiras mais frequentes.

Outro fator que pesa nesta balança é a questão salarial. Com a popularização do trabalho remoto, empresas de todo o mundo entram na disputa por profissionais. Muitas delas, inclusive, oferecem salários extremamente competitivos, em euro e dólar.

Como a Monitora pode ajudar

Se você chegou até essa parte do texto se sentindo desanimado e com poucas esperanças de entrar nessa disputa, calma. Contar com o apoio da Monitora pode ser uma excelente alternativa.

Temos um time completo com os melhores profissionais do mercado e investimos constantemente em treinamento e capacitação. Além disso, nossas equipes trabalham com métodos ágeis para garantir escalabilidade e a velocidade que sua jornada digital precisa.

Tudo isso é possível porque possuímos know-how de recrutamento e contamos com um processo de hunting automatizado: desenvolvemos nosso próprio ATS (Applicant Tracking System, ou Sistema de Rastreamento de Candidatos, em português), que integrado às plataformas de marketing garante escala e assertividade no recrutamento.

A resposta deste esforço se reflete diretamente em nosso SLA de recrutamento, que é de 7 a 14 dias, enquanto o mercado pode levar de 40 a 90 dias para preencher uma posição.

Entre em contato e conheça mais sobre nossas soluções!

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista