Como uma estratégia de TI pode ajudar a sua empresa a atingir os objetivos?

Como uma estratégia de TI pode ajudar a sua empresa a atingir os objetivos?

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A Tecnologia da Informação já é parte indispensável da estrutura de todos os portes e segmentos de organizações. Dentre suas diversas funções, a estratégia de TI é responsável pela redução de custos e otimização dos processos internos e externos das empresas.

Para as organizações que visam o crescimento e o sucesso, a tecnologia deve ocupar um lugar de destaque para o alcance das metas estabelecidas.

Quer saber como a área de TI pode ajudar sua empresa a cumprir seus objetivos estratégicos? Confira nossas dicas.

Gestão de processos de negócio (BPM)

Contando com o suporte da tecnologia, a BPM (Business Process Management) tem como função gerir os processos de negócio com eficácia e flexibilidade, de forma a aproximá-los das necessidades dos clientes. Além disso, promove uma melhoria contínua dos processos para que os produtos ou serviços da empresa agreguem maior valor.

Para alcançar esse objetivo de aprimoramento dos processos, a BPM deve ser uma prática que envolve todo o quadro de funcionários da empresa. Dessa forma, há uma integração entre os diferentes setores e a comunicação fica mais clara.

A BPM é dividida em 5 passos: modelar, implementar, executar, monitorar e otimizar. Esses passos, na verdade, são simultâneos e se complementam. Entenda:

  1. O primeiro passo para iniciar a BPM dentro de uma organização é levantar dados e conhecer bem tudo o que está relacionado aos processos, documentando todas as informações reunidas. Dessa forma, é possível detectar falhas e vulnerabilidades nos processos e, a partir daí, criar alternativas de melhorias, simular situações e planejar as ações a serem implementadas.
  2. Agora, é colocar em prática o que foi estudado e definido inicialmente. Entender bem o funcionamento dos processos é essencial para implementar ações de melhoria.
  3. O terceiro passo é a execução do processo em questão, que deve ser realizada da mesma forma como é feita no dia a dia de trabalho. É o momento de testar quais melhorias implementadas funcionam de fato. Aqui, também é possível identificar pontos a serem aprimorados. Por isso, é importante ficar atento a toda execução.
  4. O monitoramento do processo deve ser feito durante todas as fases da BPM, devendo-se ter o cuidado de anotar dados e fatos relevantes para uma avaliação posterior. É com o monitoramento que o profissional conseguirá avaliar se atingiu os objetivos e metas estabelecidas, os impactos do processo para a empresa, entre outros.
  5. O último passo é uma revisão de tudo o que deu certo e errado durante as demais fases para, então, buscar otimizar ainda mais o processo.

A academia Bodytech, por exemplo, é um case de sucesso com a adoção da BPM para a melhoria de processos.

Marketing e estratégia de TI

Marketing e TI são duas áreas bastante distintas, porém com um grande poder para alavancar o crescimento das organizações.

Atualmente, o marketing é peça fundamental para as empresas que buscam o sucesso. É ele, por exemplo, que converte potenciais compradores, conhecidos pela área como leads, em clientes de uma empresa.

Tendo os sites, blogs e as redes sociais como principais plataformas, as campanhas de marketing podem ser muito beneficiadas com a atuação do setor de TI.

Para isso, alinhar os objetivos da empresa com ambos setores é a primeira tarefa a ser colocada em prática. É necessário que haja comunicação entre as duas áreas de maneira clara e precisa, de forma a integrar as duas equipes em projetos específicos.

Criação de ferramentas digitais

Uma das formas de colaborar com o setor de marketing de uma empresa é por meio da criação de canais online de venda, prestação de serviços e de relacionamento com os clientes.

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Isso pode ser feito com a criação de aplicativos para smartphones, que ajudam o consumidor de forma simples e prática, além de melhorarem sua experiência na interação com a empresa.

Um bom exemplo são os apps criados por aeroportos e empresas aéreas para guiar e orientar viajantes em diversos aspectos.

Ferramentas para reduzir custos

A área de TI também pode ser uma grande aliada nas estratégias de redução de custos de uma organização. Primeiro, com a gestão eficiente dos processos já é possível observar uma economia de recursos e tempo.

Fora isso, outras ferramentas são de grande valia para reduzir gastos, como a adoção de soluções para o trabalho em grupo, com aplicações para a edição simultânea de documentos — rede social corporativa e aplicações para webconferência, por exemplo. Saiba mais sobre os tipos de ferramentas para diminuir os custos:

Rede social corporativa

Uma rede interna de comunicação entre os funcionários dá mais segurança na troca de informações e é um motivador para aumentar a produtividade. Para o suporte de TI da empresa isso significa mais organização dos serviços de atendimento e agilidade na resolução dos problemas.

Edição simultânea de documentos

Para evitar o retrabalho de uma equipe, as ferramentas de edição online, e em tempo real, de documentos é uma solução simples, prática e barata para as organizações.

Assim, cada pessoa pode realizar seu trabalho sem prejudicar ou ser prejudicado pela tarefa do outro, evitando o retrabalho, economizando tempo e tornando o processo mais rápido e eficiente.

O uso de documentos digitais também é capaz de reduzir significativamente os gastos com impressão de papéis.

Webconferências

Ter uma boa infraestrutura para a realização de webconferência não só é uma grande tendência entre as empresas do mundo todo, como também uma solução efetiva de economia de recursos e de melhora da interação com o cliente. Com as videoconferências online, os custos com viagens e deslocamentos diminuem, assim como melhora a comunicação interna e externa.

Para contextualizar essa informação, conheça o caso da RM Engenharia, que diminuiu em 50% os gastos com viagens no primeiro mês, após a implantação da webconferência.

Estratégia de TI para o sucesso

O campo de atuação dos profissionais de TI está se expandindo com a evolução das tecnologias e suas aplicações no ambiente empresarial.

Vale ressaltar a importância do trabalho colaborativo entre equipes de diferentes áreas, como o marketing, para que melhorias eficientes sejam implementadas nos processos a fim de se atingir os objetivos estratégicos da organização.

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