Uma questão sempre relevante no mercado é saber como expandir por meio de terceirização de TI. Essa prática significa deixar as preocupações de alocar recursos para a área de tecnologia nas mãos de uma empresa contratada, que normalmente tem foco nesse ramo.
Existem riscos nessa decisão, assim como em todas as outras no mundo empresarial, então a análise feita não deve deixar brechas para decisões precipitadas. A terceirização de TI pode ser muito bem planejada e executada caso haja um projeto de qualidade por trás disso.
Terceirização para manter o foco no negócio
Diferentemente do que acontecia no passado, quando apenas serviços de manutenção eram terceirizados, departamentos como o de tecnologia também começaram a ter a sua responsabilidade passada para empresas especialistas. Com essa visão, as organizações puderam dedicar parte maior dos seus esforços e da sua receita à atividade-fim do negócio.
Não faltam exemplos de empresas que, após terceirizarem a sua área de TI, aumentaram os seus lucros e expandiram de forma exponencial.
Mercados que vão desde o entretenimento especializado até grandes lojas de varejo tiveram consideráveis aumentos de faturamento a partir do ponto em que decidiram deixar empresas especializadas cuidarem de sua área tecnológica e começaram a investir apenas no seu core.
Mas o que a terceirização pode trazer de maneira prática? Vamos ver algumas das maiores vantagens conquistadas:
Redução de custos
A redução de custos que surge para expandir por meio de terceirização de TI não é enxergada em um primeiro momento. Os custos de contrato, assim como mudanças de estruturação do local de trabalho, são inicialmente uma despesa para a empresa.
Entretanto, quando se visualiza a médio e longo prazo, fica claro como ocorre uma redução de custo aliada à expansão do negócio.
Manter funcionários qualificados para cuidar da TI é custoso para a empresa, ainda mais quando se pensa em todas as obrigações trabalhistas associadas. Quando essa obrigação é repassada para terceiros, há uma ajuda considerável no orçamento institucional.
Foco no core business
Sem se preocupar mais em contratar pessoal para cuidar do funcionamento digital interno, a empresa fica livre para se preocupar com o foco do negócio e traçar metas estratégicas com maior ousadia e precisão.
Ter a capacidade de trabalhar mais no que é ligado à missão e visão da empresa agrega enorme valor ao negócio.
Qualidade do atendimento
Outro ponto em que a diferença é nítida é na qualidade do atendimento prestado. A ampliação das atividades feitas de forma simultânea vem junto do maior cuidado com a auditoria dos processos e da revisão do que está sendo realizado.
Um ponto muito importante a se levar em conta é que tudo deve ser realizado da forma mais transparente possível entre contratante e contratado.
Aumento da produtividade
Como a empresa contratada é especialista no tipo de serviço que exerce, a sua dedicação é total em trazer soluções de forma proativa e mostrar inovação, como o uso de conceitos como Continuous Integration e Continuous Delivery. Isso traz maior disponibilidade e aumento da produtividade nos serviços de tecnologia.
Os riscos e benefícios vão existir na terceirização de TI e expansão do negócio, entretanto empresas e pessoas de sucesso são aquelas que correm esses riscos atuando de forma ponderada.
Enxergando e analisando as vantagens que serão alcançadas ao terceirizar os serviços de TI da empresa, os responsáveis pelo seu crescimento podem atuar com maior eficiência e traçar objetivos e desafios a serem trilhados para o sucesso.
Gostou de saber como a terceirização de TI beneficiará a sua empresa? Então, assine a nossa newsletter para ficar por dentro de tudo sobre esse e muitos outros assuntos do universo da tecnologia.