Na última segunda-feira (04) usuários do mundo todo de serviços como WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger sofreram com diversas instabilidades das ferramentas. Pessoas de várias partes do Brasil reclamaram da instabilidade em outras plataformas como Google, Twitter e Telegram.
O site DownDetector, plataforma online que fornece aos usuários informações em tempo real, relatou status de indisponibilidade dos serviços e sites, não apenas dos aplicativos de Mark Zuckerberg, mas também em serviços como Youtube, Microsoft Teams, site de bancos, como pode ser observado nas imagens abaixo:
Num mundo cada vez mais digital, a repercussão entre os usuários foi rápida. Muitos entraram em contato com suas operadoras de internet, acreditando que a indisponibilidade poderia ser uma falha no serviço. Porém, o que se constatou é que de fato as plataformas estavam fora do ar.
Com a indisponibilidade das ferramentas, muitos usuários recorreram a plataformas similares, como Telegram e Twitter, nesta rede inclusive em poucas horas as notícias sobre a paralisação das redes vizinhas já estavam no trends topics e com muitos memes.
[su_heading size=”15″ align=”left”]O que já se sabe sobre a indisponibilidade do Facebook, Instagram e WhatsApp?[/su_heading]
Ainda não há relatos concretos sobre o que ocorreu a indisponibilidade dos serviços, mas fala-se em falhas de DNS (Domain Name System) – que nada mais é que um sistema hierárquico e distribuído de gestão de nomes para computadores, serviços ou qualquer máquina conectada a internet ou a uma rede privada – quando ocorre um erro em uma das pontas dessa tradução de nomes, pode se ocorrer “quedas” dos serviços. Essas falhas ocorrem por diversos motivos, que vão desde problemas físicos como queima de servidores, cabos desconectados ou até mesmo alguma atualização mal sucedida.
Vale destacar que ataques cibernéticos ocasionados por hackers também não são descartados. Mas isso só poderá ser confirmado após uma análise técnica.
[su_heading size=”15″ align=”left”]Quando os serviços voltaram a funcionar?[/su_heading]
Após quase seis horas de interrupção as plataformas voltaram a normalidade. Em nota à imprensa, o Facebook se desculpou pela interrupção dos serviços. “Nossas sinceras desculpas a todos os afetados pela interrupção dos serviços do Facebook neste momento. Estamos passando por problemas em nossas redes e nossos times estão trabalhando para resolver essa situação o mais rápido possível”, diz o comunicado assinado por Mike Schroepfer, CTO da empresa.
Por se tratar de um tempo grande de inatividade, pode se dizer que o problema é grave e histórico, pois o tempo médio para a volta desses serviços geralmente é de 1 a 2 horas de duração, devido a estrutura gigantesca que possuem e planos de contingencias bem elaborados para essas possíveis causas.
Se por um lado, os apps de Mark Zuckerberg estavam fora do ar, os concorrentes também precisaram se preparar para atender a alta demanda de novos usuários, para evitar sobrecarga das plataformas.
[su_heading size=”15″ align=”left”]Essas ferramentas podem cair novamente?[/su_heading]
Falhas como essa tem se tornado cada vez mais frequente, como por exemplo, a interrupção dos serviços fornecidos pela Google em dezembro de 2020, que nos dá evidências que ainda existem muitas vulnerabilidades nas conexões digitais e sistemas que promovem o funcionamento das redes.
Em um momento em que o trabalho remoto se tornou cada vez mais presente, tornando o usuário cada vez mais dependente do uso desses recursos, o prejuízo vai além do expediente de trabalho. A bolsa registrou queda de 5% nas ações do Facebook, na tarde de segunda-feira dia 4, trazendo um impacto crescente e generalizado ao setor tecnológico. Em apenas um dia estima-se que Mark Zuckerberg perdeu algo em torno de US$ 6 bilhões.
[su_heading size=”15″ align=”left”]Como evitar que a sua empresa enfrente problemas parecidos? [/su_heading]
Muito além da ausência na troca de mensagens entre amigos ou em grupos da família e do trabalho, a indisponibilidade dos serviços de mensagens como o WhatsApp trouxe um prejuízo financeiro também para empresas de pequeno e médio porte, já que muitas delas utilizam alguma dessas plataformas como principal veículo de comunicação e canal de vendas.
Negócios de diferentes nichos usam alguma ferramenta digital para gerar relacionamento, atender solicitações de clientes e fechar toda parte operacional.
Por exemplo, é comum ver perfis comerciais no Instagram que contam com recursos de exposição de produtos, links para o WhatsApp para um atendimento direto, ou mesmo o Facebook como funil para um link de pagamento em algum gateway financeiro.
A crescente transformação digital tem deixado empreendedores cada vez mais dependentes de plataformas de comunicação e ferramentas digitais. Podemos citar também que o comportamento do consumidor mudou. Segundo uma pesquisa da Accenture, 83% dos brasileiros já utilizam o WhatsApp para fazer compras durante a pandemia.
Tendo em vista a incapacidade de prever quando algo parecido em escala global poderá acontecer novamente, se faz necessários tomar alguns cuidados, como por exemplo, criar múltiplos canais de venda e comunicação.
Com uma ampliação nos canais de comunicação da empresa com o consumidor, conseguimos reduzir os riscos de uma inoperabilidade total da operação.
Assim como no mundo dos investimentos, saber “diversificar” é uma boa alternativa para eventos dessa natureza, concentrar toda operação e plano de venda em uma mesma plataforma é como construir uma mansão em terreno alugado.
Aplicativos de mensagens como o Telegram, formulários de contato via e-mail, chats integrados em sites institucionais, até mesmo um canal de atendimento são boas alternativas para manter o fluxo do negócio, garantindo assim uma comunicação instantânea, diminuindo perda de vendas por indisponibilidade de contato.
A importância de ter um site próprio, que permite automatizar o processo de venda e pagamento também é uma boa alternativa a ser lembrada em momentos como esse. Buscar alternativas complementares pode salvar empreendedores de situações indesejadas, migrando de imediato a comunicação instantânea para não perder demandas de clientes em períodos de indisponibilidade.
A Monitora conta com equipes especialistas em proporcionar segurança e disponibilidade das suas aplicações e serviços para que não ocorra perda de comunicação com a sua área de negócio, visando um maior conforto para os seus clientes e colaboradores. Além de contar com squads ágeis para desenvolver a melhor e mais segura solução digital para o seu negócio.
Este artigo foi escrito por:
Jeferson W. Candido
Engenheiro da Computação, SRE, SysAdmin e atua como Líder Técnico de DevSecOps no time de Operações e Segurança da Monitora.
Matheus Ferraz
Professor de computação pelo IFPB de João Pessoa na Paraíba, SRE e atua como Analista de DevSecOps no time de Operações e Segurança da Monitora