A área chamada de gestão de negócios e inovação dentro de uma empresa é formada pelos processos e atividades capazes de tornar realidade o potencial inovativo e criativo. É um conjunto de métodos para concretizar ideias, ganhar eficiência e gerar valor.
Por isso, somente implantando uma metodologia sólida de gestão de negócios e inovação é que a empresa pode dizer que de fato é inovadora, e assim se destacar e ganhar valor de mercado.
Contudo, transformar ideias em ações concretas e lucrativas nem sempre é uma tarefa fácil ou óbvia. Por isso, é necessário haver profissionais que tenham este olhar inovador e ferramentas voltadas para conhecer e controlar todas as etapas e variáveis desse processo.
Por que implantar uma gestão de negócios e inovação
O princípio básico da gestão de negócios e inovação é estruturar processos de inovação que possuam um ciclo completo e bem definido de começo, meio e fim, ou seja, entradas, processamento e saídas (com resultados).
A gestão de negócios e inovação trabalha de forma a tornar o processo de inovação contínuo e para que a empresa passe a estabelecer a cultura da inovação como pilar. Tal característica é fundamental para se diferenciar no mercado e manter a competitividade bem como a sustentabilidade do negócio.
A palavra-chave deste conceito é organização! Sendo assim, com o objetivo de viabilizar a geração de resultados, a área da gestão de negócios e inovação dentro de uma empresa possui as seguintes atribuições:
- estabelece quantas etapas terá o processo e quais serão elas;
- delinea como as rotinas acontecerão;
- indica os recursos humanos necessários;
- define materiais para a execução do processo;
- determina os recursos financeiros;
- detalha a tecnologia envolvida;
- cria uma estrutura de hierarquia e tomada de decisão.
Estabelecer critérios para implementação de novos processos é o diferencial que sua empresa precisa para desenvolver novos modelos de negócios, conquistar novos clientes, expandir o mercado de atuação para outros nichos, e até mesmo reduzir custos.
Como alinhar a inovação com o core da empresa
Empresas de todos os setores – principalmente as de tecnologia – precisam incluir a inovação na sua rotina para não pararem no tempo e não corram riscos.
Porém, nem sempre é fácil convencer os gestores da necessidade e da importância da gestão de negócios e inovação dentro da empresa. Por isso, reunimos algumas dicas úteis:
Crie um setor dedicado à inovação
Criar na sua empresa uma área totalmente dedicada à inovação e destacá-la no organograma da empresa já demonstra uma mudança no pensamento. Além de representar um avanço em direção à otimização de processos, mostra que a corporação se mantém atualizada para novas práticas e melhora os resultados e entregas.
O setor de gestão de negócios e inovação deve estar ligado aos níveis de gerência, não apenas pela sua importância, mas para garantir que a liderança esteja a par de todas as mudanças e também as apoie. Isso nos leva à próxima dica.
Obtenha apoio e trace objetivos
A ideia de envolver os líderes da empresa com as atividades de gestão de negócios e inovação está vinculada à importância estratégica desse setor. Sendo assim, eles precisam acreditar nos processos que estão sendo implantados e nos objetivos das novas sistemáticas. Trazê-los para este processo significa transformá-los em aliados!
Com o apoio e comprometimento da direção, você conseguirá captar orçamento, tecnologia e pessoal para realizar as atividades previstas. E para isso, você precisa definir de maneira detalhada:
- Objetivos e finalidades da área gestão de negócios e inovação;
- Gerenciamento das inovações;
- Hierarquias e responsabilidades;
- Estratégia de execução do planejamento;
- Fluxo de operações;
- Condições necessárias para realizar.
Contudo, a cultura de inovação não se sustenta se estiver restrita apenas a altos cargos de uma empresa. É necessário integrar setores e envolver todos os times para fazer com que eles se sintam participantes do processo.
Assim, ao encontrar colaboradores-chave que agreguem habilidade e conhecimentos para a gestão de negócios e inovação, eles passam a ser também defensores dessa nova cultura e se engajam.
Estruture o processo de inovação
O processo de inovação dentro de uma empresa não acontece de repente. É um caminho a ser construído aos poucos e começa com o planejamento e com a pergunta “como fazer?”. A resposta é determinar uma série de critérios:
- Como as ideias serão obtidas;
- Quais projetos serão implementados a curto, médio e longo prazo;
- Qual a viabilidade de implantar cada um;
- Quais as condições para que a mudança ocorra;
- Quais são os objetivos;
- Como os resultados serão avaliados.
Para cumprir esses critérios, não existe uma receita pronta. Cada empresa irá descobrir o que funciona melhor para si. Existem ferramentas, modelos e recursos que podem ser aplicados, como softwares integrados de gestão, para aprimorar, garantir a padronização de todo o processo e sua otimização.
O desenvolvimento de softwares voltados especialmente para suas necessidades em processos e operações está diretamente ligado à eficiência na rotina dos colaboradores e também pode reforçar a adesão de políticas de inovação dentro da empresa.
Mostre novas possibilidades de monetização
A imagem e reconhecimento de uma empresa pelo mercado nem sempre vem na forma de compras do seu produto ou serviço ou estabelecimento de parcerias. O objetivo principal é a conclusão de um bom negócio, mas existem outras formas de monetização que podem ser alcançadas e planejadas.
Implantar uma gestão de negócios e inovação vai ajudar sua empresa a ampliar esse leque de opções. Aumentar a base de leads, ter mais visibilidade, firmar novas parcerias e ter uma avaliação positiva pelo público-alvo também são formas indiretas de monetização.
Os ganhos a partir de novas maneiras de monetizar acontecerão em um prazo maior, mas certamente valerá a pena quando trouxer segurança e diferencial.
Defina indicadores de desempenho
Todas essas dicas e esforços precisam de indicadores de desempenho para que a empresa consiga avaliar o trabalho de gestão de negócios e inovação. É crucial acompanhar o andamento de cada etapa e entender o que precisa de ajustes para que o trabalho, o tempo e o dinheiro investidos não sejam jogados fora.
Para que esses indicadores sejam observados e analisados, é necessário ter à sua disposição tanto uma estrutura profissional em cada etapa do processo como apoio tecnológico. Subsidiado com informações robustas, a tomada de decisão é otimizada, o que impacta positivamente nos resultados.
Com ferramentas desse tipo, existe a possibilidade de verificar quais áreas e projetos precisam de mais investimento, quais custos podem ser reduzidos, rever falhas nos processos, e por fim, aumentar seus lucros.
A Monitora é especialista em desenvolvimento de softwares que podem alavancar a inovação na sua empresa, trazendo eficiência.
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