Um dos grandes obstáculos encontrados por muitas organizações estão os desafios de infraestrutura. Afinal, esta área tem um impacto muito grande na empresa como um todo.
Por isso, neste artigo abordaremos como uma gestão de infraestrutura feita de forma correta, de uma empresa de tecnologia em crescimento, viabiliza que os projetos dos clientes sejam atendidos dentro prazo, com qualidade e sucesso!
O que é infraestrutura?
Começamos definindo por infraestrutura, todo equipamento envolvido com a execução das atividades da empresa de tecnologia, sejam os computadores, a rede, as conexões com a internet e os serviços externos.
Por mais simples que seja, a grande premissa é ter os serviços funcionando, sem problemas, com qualidade e justa relação custo/benefício.
Conheça os 5 grandes desafios de infraestrutura
1 – Políticas de negócios dos provedores de internet no país
O primeiro desafio de infraestrutura envolve manter a empresa conectada à internet, elemento necessário para conexão dos colaboradores com os clientes, com repositórios e ferramentas externos.
No Brasil, um país de proporções continentais, são comuns reclamações sobre a qualidade dos serviços de prestação de internet. Os principais serviços de banda larga, cabo, ADSL e rádio, normalmente oferecem planos com severas restrições e muitas vezes, aparecem relatos negativos sobre a instabilidade do que é contratado.
Verificando como diversos provedores ofertam seus planos de acesso à internet em relação à largura de banda, o ponto de atenção está vinculado à velocidade, para as empresas de tecnologia o principal problema é a limitada velocidade de upload.
Os planos normalmente são dimensionados para envios de pequenos pacotes de informação: e-mails, mensagens de texto, arquivos de fotos, ficando lenta a transferência de grandes volumes de dados de dentro da empresa para fora.
Alguns provedores estão lançando planos de boas velocidades de download e upload, geralmente por meio da tecnologia de fibra ótica. Entretanto, tais conexões ainda estão restritas apenas a poucas regiões do país.
Outro aspecto negativo é a chamada franquia de consumo, comum nos planos de internet móvel, e agora presente também nos planos de banda larga fixa, que limita a quantidade de dados transferida pela empresa, condicionando uma interrupção ou redução forte de velocidade caso a quantia de dados transferida seja superior à franquia contratada.
Normalmente a franquia é dimensionada para o consumo familiar, sendo pouco adequado ao uso de algumas dezenas de colaboradores dentro de uma empresa.
O problema principal, nos dois casos, é que as empresas provedoras de internet não têm em seu portfólio planos específicos para atender a pequenas e médias empresas de tecnologia, cuja internet não é meramente uma ferramenta, mas está relacionada diretamente com a atividade-fim, sendo a empresa obrigada a recorrer a contratação de um ou mais planos limitados.
2 – Garantir a escalabilidade da empresa com qualidade
Outro grande desafio de infraestrutura é que a questão da escalabilidade pode ser olhada de três diferentes ângulos. O primeiro se refere à evolução dos equipamentos, pois à medida que novas tecnologias são adotadas pelas equipes, novos requisitos de hardware podem surgir, como aumento de memória, disco ou mesmo aquisição de equipamentos diferentes.
A empresa pode escolher manter um plano permanente de upgrades de acordo com a depreciação dos equipamentos ou optar por fazer as atualizações por demanda. Este aspecto normalmente é controlável, pois está relacionado a produtividade.
O segundo ângulo é o crescimento da infraestrutura interna de rede de computadores. Muitos dispositivos utilizados nas redes são dimensionados para uma determinada quantia de usuários, bem como o próprio projeto da rede.
O grande desafio é manter um projeto documentado e idealizado para viabilizar que novos dispositivos, salas e equipamentos sejam acoplados, evitando os chamados gargalos, sobrecarga de elementos que possam prejudicar o funcionamento de toda a infraestrutura, prejudicando a disponibilidade.
A última questão é o dimensionamento do acesso à internet que precisa ser fornecida por, ao menos, dois provedores independentes de modo a garantir que no caso de indisponibilidade de um, um conjunto básico de serviços seja mantido, evitando a interrupção completa das comunicações. Aqui, o nosso desafio é com a inflexibilidade dos provedores que oferecem algumas poucas opções de planos.
3 – Definir boas políticas de gestão da infraestrutura
Quando falamos dos desafios de infraestrutura, estamos nos referindo ao funcionamento das atividades na empresa. Você já deve ter passado por alguns cenários, como:
- “O sistema está lento/fora…”;
- “A rede está parada tem mais de uma hora…”;
- “A internet caiu…”
Podemos entender a infraestrutura como um meio de obter serviços necessários a execução das atividades. Desta forma, temos os seguintes aspectos a considerar:
- Quanto custa entregar e manter tais serviços;
- Qual o retorno de investimentos feitos;
- Requerimentos da empresa em relação à qualidade e custo/benefício;
- Controle das mudanças e da complexidade à medida que mais serviços são necessários;
- Aspectos de segurança;
Uma das soluções que as empresas podem considerar é a adoção do gerenciamento de infraestruturas da ITIL, um modelo de referência para gerenciamento de processos de TI.
Este modelo trabalha com um planejamento e design da infraestrutura, considerando as necessidades atuais e futuras, a implementação, distribuição e operação, considerando a necessidade de acompanhar, verificar e monitorar carga e funcionamento fim a fim, ou seja, do cliente ao colaborador.
4 – Balancear aspectos de usabilidade e segurança
Um grande desafio para as empresas de TI é a gestão de vulnerabilidades, um conjunto incontável de problemas que podem atrapalhar as atividades e impactar diretamente nos desafios de infraestrutura.
Discutimos aqui não só a vulnerabilidade de eventuais produtos desenvolvidos pela empresa, mas de todo o processo, envolvendo falhas causadas por agentes externos que podem vir a provocar, não exclusivamente, interrupção no fornecimento de serviços, vazamento de informações sigilosas, queda de desempenho e produtividade, em diferentes graus de severidade.
Os desafios envolvem adotar as melhores práticas de mercado em relação à segurança, conhecer as fontes de risco, atender a normativas, implementar controles e monitorar os riscos, entre outros, sem no entanto, engessar as próprias atividades da empresa.
5 – Protocolo de solução de problemas e resposta a incidentes
Finalmente, a medida em que a empresa cresce e a infraestrutura se torna mais complexa, a resposta a incidentes acompanha essa complexidade. Desta forma, é preciso que todos os colaboradores sejam envolvidos e instruídos sobre os protocolos que devem seguir para agilizar o processo de solução dos problemas.
Neste aspecto, é necessário estabelecer canais rápidos de comunicação, as devidas credenciais de acesso e o conjunto de informações que precisa ser informado para agilizar a detecção e a solução dos problemas.
A Monitora e os desafios de infraestrutura
A Monitora dispõe de um projeto chamado Monitora na Rede, que está no início de sua segunda fase. Este projeto prevê uma revisão contínua da infraestrutura, avaliação da qualidade dos serviços tanto com o uso de ferramentas tecnológicas, como ouvindo as necessidades de seus colaboradores.
Afinal, todos esses desafios devem ser superados para que haja a garantia de sucesso dos projetos dos clientes, assim como a Monitora vem fazendo.
Para conhecer mais sobre a Monitora e entender como seu projeto terá sucesso conosco, visite a nossa página!